this is an h1

this is an h2

Tue Aug 30 17:27:39 BRT 2022
Inovação | INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
Entenda a diferença entre inovação e transformação digital

Embora relacionados, veja como esses conceitos se diferem e como aplicá-los ao seu negócio.

· 26/07/2022 · Atualizado em 30/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Inovação e transformação digital são termos diferentes, apesar de muitas vezes serem considerados sinônimos. Essa confusão acontece porque os conceitos estão relacionados e se complementam. A inovação pode levar à transformação digital e vice-versa. 

O surgimento das redes sociais, por exemplo, foi uma inovação que gerou uma transformação digital no marketing. E a transformação digital dos meios de comunicação e o surgimento da internet fizeram com que o comportamento do consumidor mudasse. Logo, as empresas tiveram que inovar e apresentar novos modelos de compras no ambiente on-line, pensando na experiência do cliente e não mais no produto em si. 

Inovação é, portanto, a implementação de uma iniciativa com sucesso. Ela pode ocorrer na criação ou no aperfeiçoamento de um produto, serviço, método organizacional, de marketing ou modelo de negócio. 

Já a transformação digital é o processo que envolve a utilização de tecnologias digitais para criar ou modificar modos de funcionamento dos negócios. De maneira geral, a transformação digital é a conversão de processos analógicos em digitais.

Mas somente digitalizar os processos não é inovação nem transformação digital. Para ser considerada como tal, essa substituição do analógico pelo digital deve trazer impactos positivos para a empresa, apresentando efeitos que sejam capazes de promover sua transformação. 

Vale ressaltar que a inovação não é algo pontual, ou seja, ela deve ser sistemática e contínua. Uma empresa precisa, então, estabelecer uma cultura da inovação para que seus colaboradores assumam os processos organizacionais com uma visão inovadora. 

Dessa maneira, a inovação é capaz de transformar ideias em realidade, sendo impulsionadora de mudanças. No caso da transformação digital, é a empresa que muda - mas tais mudanças só ocorrem depois da inovação. Isso significa que a transformação digital transforma os pilares sob os quais a empresa está firmada, o que envolve mudanças profundas na forma de pensar e de lidar com as novas tecnologias. 

Para esclarecer melhor essa diferença, pense na borboleta em seu processo de metamorfose. Quando lagarta, além de mudar de cor e de tamanho, ela também se transmuta em algo diferente. Acontece, assim, uma evolução do ovo até a borboleta, com sucessivas e progressivas mudanças. 

Isso é o que ocorre com a transformação digital, que requer tempo e passagem por etapas. A velocidade não é o foco, mas sim a evolução das etapas. A inovação, por outro lado, geralmente se refere à ação de desenvolver boas ideias e implementá-las na estratégia da empresa. 

Nesse sentido, muitos autores conceituam a transformação digital como um processo de mudança de mentalidade nas empresas, já que elas passam a usar a tecnologia para melhorar seu desempenho, aumentar o alcance de mercado e ampliar os avanços tecnológicos que impactam pessoas do mundo todo.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Guia sobre transformação digital para micro e pequenas empresas 

Transformação digital nas MPE - DataSebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?