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Fri Jul 15 17:40:46 BRT 2022
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Pensamento ágil: inovar para entregar valor ao cliente

Um produto final que funciona com qualidade reflete o êxito dos processos do pensamento ágil e encanta o cliente.

· Atualizado em 15/07/2022
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O pensamento ágil (ou agile mindset, como alguns preferem) tem se tornado fundamental no mundo corporativo, que, em razão das transformações digitais, direciona as empresas para o caminho da inovação, numa mistura de tecnologia e atendimento humanizado, com a intenção de que seus produtos e serviços gerem valor para o cliente.

Assim, o conceito de pensamento ágil apoia-se em quatro pilares: o cliente no centro; experiência humana para gerar valor; diversidade e colaboração; e validação de dados. Esses pilares se traduzem em ferramentas e metodologias, como:

  • Design Thinking: permite oferecer produtos e serviços conforme as reais necessidades dos clientes, visando à solução de problemas;
  • Customer Development: admite que o empreendedor assuma, desde o início, que sua proposta de valor e o encaixe produto/solução são hipóteses, que podem ser validadas, revistas e renovadas constantemente para encontrar a melhor fórmula para o seu negócio;
  • MVP (Minimum Viable Product): viabiliza o lançamento de um novo produto ou serviço com o menor investimento possível, para testar o negócio antes de aportar grandes investimentos;
  • NPS (Net Promoter Score): avalia o grau de fidelidade e de satisfação dos clientes;
  • Fail fast: tem como base o feedback imediato, por isso a experimentação contínua possibilita falhar rapidamente e logo dar início a um processo de aprendizado. É o que se chama de fracasso produtivo;
  • DSDM (Dynamic Systems Development Method): consiste na metodologia de desenvolvimento de sistemas dinâmicos utilizada no gerenciamento de projetos de alta qualidade.

É importante destacar que o pensamento ágil faz parte de uma nova cultura de gestão, que tem como base a colaboração entre equipes, a cooperação, o feedback e a experiência do consumidor, o que exige mudanças na visão e nos valores do empreendimento, de modo que as resoluções dos problemas precisem ocorrer de forma mais dinâmica e mais ágil, alinhando comportamentos, processos e decisões.

Por fim, fique atento a algumas lições que a cultura do pensamento ágil pode ensinar: as mudanças são bem-vindas a fim de se buscar a excelência; a satisfação do cliente é prioridade; esforços que não geram valor devem e precisam ser eliminados; o trabalho em equipe e em colaboração é fundamental, então é necessário organização; e a importância da implementação de ferramentas de feedback. 

Dentre os benefícios da cultura do pensamento ágil, é possível apontar o aumento da produtividade e a promoção da autonomia nas equipes, além da valorização dos feedbacks. Ainda assim, o principal motivo para apostar nessas ferramentas de inovação é que elas possibilitam o encantamento do cliente. Então, que tal experimentar essa nova forma de gestão?

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