this is an h1

this is an h2

Mon May 29 02:01:59 BRT 2023
Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Qual a melhor época para viajar para SC? O ano todo!

As belezas e atrativos turísticos do estado catarinense têm potencial para vencer a sazonalidade e atrair turistas o ano inteiro.

· 15/03/2023 · Atualizado em 29/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O estado de Santa Catarina é o destino certo para ser explorado durante o ano inteiro. Apesar de ser internacionalmente conhecido por suas praias e o turismo de verão, há inúmeros destinos que podem atrair pessoas que amam viajar e de vários perfis, sejam famílias, grupos de amigos, casais ou mesmo sozinho, independente da época do ano. E como atrair mais visitantes fora da temporada?

As prefeituras de vários municípios catarinenses, juntamente com o Sebrae-SC, estão investindo em estudos e ações para melhorar a sazonalidade na região, atraindo turistas também no inverno para que os empreendedores possam encontrar mais oportunidades de expansão de crescimento ou mesmo criar novos negócios.

Durante o inverno, as paisagens da região ganham atrações especiais, e durante a baixa temporada, ainda é possível aproveitar as praias e aproveitar a infraestrutura de bares, restaurantes e as baladas do litoral, porém, de forma mais tranquila.

Confira as diferentes atrações espalhadas em todos os cantos de Santa Catarina e que possuem enorme potencial turístico, tanto para o turismo de verão como para o turismo de inverno, oferecendo muito espaço para crescer e empreender.

Grande Florianópolis

Turismo de negócios e eventos, gastronômico, rural, de base comunitária, agroturismo entre outros podem ser explorados pelos pequenos empreendedores na região da grande Florianópolis.

Segundo Luana Carvalho Baixo, analista técnica do Sebrae-SC, há muitos atrativos turísticos na região, sendo possível aproveitar o turismo em qualquer época do ano e cita alguns exemplos:

  • Turismo de experiência: um ótimo local para apostar no turismo de experiência é o Ratones. As Ilhas Ratones são um conjunto de duas ilhas, situadas na Baía Norte, entre a Ponta do Sambaqui e o Pontal da Daniela. Explorar o turismo de experiência nesse local é uma ótima oportunidade de negócios.
  • Turismo de base comunitária: a comunidade do Monte Serrat é uma das áreas ocupadas mais antigas dos morros de Florianópolis e que, a partir de 1860, começou a abrigar escravos fugidos ou libertos, vivendo em choupanas e ranchos de madeira, e que plantavam pequenas roças ao redor da habitação. O segmento do turismo de base comunitária no local já vem sendo desenvolvido e é uma aposta para fortalecer os pequenos negócios e geração de emprego e renda para a comunidade.
  • Turismo gastronômico: Florianópolis detém o título de Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia desde 2014, e possui rotas e vias gastronômicas em diversas regiões da cidade, e algumas delas têm as ostras de Floripa como principal atrativo. Atualmente, é responsável por mais de dois milhões de dúzias de ostras por ano, o que representa 90% da produção nacional e, em 2022, a região da grande Florianópolis recebeu o reconhecimento oficial da área geográfica do cultivo de ostras, e o selo de indicação geográfica impactará de forma positiva na economia e cultura gastronômica da capital.
  • Agroturismo: empreender no agroturismo é uma das possibilidades na cidade de Biguaçu. A prefeitura, em parceria com o Sebrae-SC, está desenvolvendo o projeto Agroturismo em Biguaçu, e uma das ações estratégicas desse projeto é promover o circuito de cicloturismo rural, já que a cidade tem um potencial imenso para circuitos de pedal. O projeto está sendo planejado com o propósito de estimular e promover a integração com a natureza e o desenvolvimento territorial sustentável por meio de caminhadas no meio rural, bem como o desenvolvimento integrado com a agricultura familiar, com a comunidade e a valorização da cultura local. 
  • Turismo rural: a cidade de Rancho Queimado é um lugar encantador. Cercada por paisagens belíssimas, riachos e muitas flores às margens da estrada, Rancho Queimado tem enorme potencial para o desenvolvimento do turismo que vem sendo desenvolvido há algumas décadas, mas ainda é pouco divulgado. Sua economia é baseada na agropecuária, com destaque para a produção de mel e morango e tem atraído a atenção dos visitantes por sua produção agroecológica. 

Serra Catarinense

A Serra Catarinense é uma das mais frias e belas do Brasil e durante o inverno tem atraído muitos turistas que buscam o frio e, de quebra, poder ver a tão desejada neve. Contudo, a serra ainda carece de estrutura para atender a alta demanda nesses períodos de inverno. 

Para melhorar essa deficiência, conforme Altenir Agostini, gerente regional da Serra Catarinense Sebrae-SC, a ideia é aprimorar o turismo na serra durante o ano inteiro para conseguir melhorar a estrutura física para o inverno, criando atrativos e soluções durante as outras estações do ano.

O Sebrae também tem investido na capacitação dos pequenos negócios para gestão e governança com viés na sustentabilidade econômica, ambiental, cultural e histórica.

Outra meta a ser alcançada é fortalecer a integração entre diferentes atividades, como por exemplo a roteirização das vinícolas, a gastronomia e a hospedagem. Toda a região da Serra no estado catarinense possui atrativos incríveis que podem fortalecer diferentes segmentos do turismo como o rural, de aventura, ecológico entre outros.

Vale do Itajaí

Para o setor do turismo, fica fácil superar a sazonalidade no Vale do Itajaí, e empreender por lá é sucesso é garantido. É nessa região que se encontra o Vale Europeu, com a cultura de suas cidades influenciada fortemente pelos europeus.

As festas germânicas são um dos destaques do Vale do Itajaí, como nas cidades de Blumenau, Pomerode, Brusque e Indaial. Já em Nova Trento e São João Batista, é possível desfrutar da tradição e cultura italiana.

Em Ibirama e Apiúna, o forte é o ecoturismo. Nestas duas cidades, é possível praticar rapel, trekking, voo livre e outros esportes radicais.

Outra atração do Vale do Itajaí é a fábrica de chocolate Nugali, em Pomerode. Premiada internacionalmente, a Nugali produz um dos melhores chocolates do mundo e recebe visitas. Durante o passeio, o turista conhece a história do lugar e do cacau, a produção do chocolate e faz degustação.

Como você viu, o estado de Santa Catarina é repleto de possibilidades para empreender no setor do turismo, são lugares incríveis como os citados acima e muitos outros distribuídos por seu território.

Então, está querendo abrir seu próprio negócio e não sabe nem por onde começar? Quer inovar e ser mais criativo no seu negócio? Não fique na dúvida, conte com o Sebrae e agende uma mentoria on-line totalmente gratuita.

Para saber mais, acesse o programa Falando de Negócios e assista à entrevista com Luana Carvalho Baixo, analista técnica Sebrae-SC, Aloisio Salomão, gerente regional do Vale Itajaí, e Altenir Agostini, gerente regional da Serra Catarinense. A conversa é falando sobre o turismo de inverno e como atrair visitantes fora da temporada. Não perca!

Não deixe de conhecer também os cursos gratuitos do Sebrae pelo WhatsApp:

No curso “Inovação e possibilidade de crescimento: Você compreenderá o que é a importância de implementá-la em seus negócios, seguindo as etapas para explorar possibilidades e produzir resultados satisfatórios. Vai se conscientizar do valor e dos benefícios da inovação para o seu negócio e vai identificar e desenvolver ações organizadas para analisar e aproveitar oportunidades.

O curso Conheça princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios apoia a criação de novos negócios.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?