this is an h1

this is an h2

Wed Apr 12 19:15:33 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPRESA
Qual o momento ideal para internacionalizar sua empresa

Internacionalizar uma empresa é uma forma de expansão dos negócios que exige diversas adequações e o preparo adequado é a receita do sucesso.

· Atualizado em 12/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Internacionalizar a empresa é uma estratégia para expandir o mercado de atuação, desde que seja realizada no momento correto. Antes de dar esse passo, é importante ter certeza quanto à capacidade da empresa para lidar com as demandas do mercado exterior. Afinal, não adianta internacionalizar, é preciso saber se a organização tem capacidade produtiva para atender os novos clientes que vão chegar. 

Antes de começar a atender qualquer cliente sediado fora do Brasil, o empresário deve fazer um levantamento completo, no qual irá definir como serão os processos logísticos e quais ações serão necessárias para atender os novos clientes de forma satisfatória, respeitando prazos de entrega e garantindo total controle financeiro das operações. 

Internacionalizar uma empresa é uma forma de expansão dos negócios e, inevitavelmente, engloba a necessidade de expandir a capacidade de produção. O investimento na abertura de um negócio em terras estrangeiras vai gerar demandas para as quais a empresa precisa estar preparada.  

O planejamento financeiro e o estabelecimento dos processos de gestão são apenas duas das diversas pautas que será preciso ter em mente nesse momento. Ambas são essenciais para começar com as operações sem sofrer com possíveis gargalos e transmitir confiabilidade aos compradores.  

A capacidade produtiva deve ser adequada à demanda do mercado para que não faltem itens em estoque ou, ao contrário, para que não haja excesso. No entanto, caso faça parte de uma decisão estratégica de negócios, em determinado momento pode-se decidir por um dimensionamento maior ou menor. É esse dimensionamento que irá definir se a empresa está preparada para se internacionalizar, comercializando com outros países. 

A internacionalização é o processo de ampliação da atuação de uma empresa no mercado internacional, abrangendo desde a importação e exportação de produtos até a produção de artigos e serviços em outros países. A internacionalização consiste em tornar os produtos e serviços os mais adequados possíveis, para que possam ser aceitos facilmente em diferentes mercados.  

O sucesso da internacionalização depende da integração e permanente alinhamento entre todas as áreas da companhia, o que vai permitir que os processos aconteçam de forma fluida, garantindo uma boa adequação às estratégias internacionais. 

Um exemplo clássico é a relação entre a área comercial ou de comércio exterior e as áreas de produção ou operação. Normalmente, cabe ao comercial ou à área de comércio exterior fazer contato com o cliente e negociar condições de venda, especificar requisitos do produto a ser entregue ou definir prazos possíveis de entrega. O êxito da operação vai depender de uma coordenação com a produção ou operações, para assegurar o cumprimento dos termos contratados com o cliente estrangeiro. 

Internacionalizar exige cautela, portanto! Ao mesmo tempo, é a grande oportunidade de expansão para novos mercados. 

O equilíbrio entre ousadia e sabedoria atende pelo nome de planejamento. Dose a sua ambição com as suas possibilidades e atinja o sucesso em todos os mercados.

Saiba Mais: 

O que é internacionalização e quais as vantagens para sua empresa 

Internacionalização de negócios é opção para pequeno empreendedor 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?