Estamos montando um laboratório para inspeção/calibração de dispositivos e equipamentos dimensionais aqui na Bahia. Um detalhe importante deste tipo de laboratório, é o controle de temperatura. Pelas leis da física metrológica, foi estabelecido que deve-se sempre efetuar as avaliações sob uma temperatura estabilizada de 20ºC. Minha pergunta é: _Se eu ligar diariamente o sistema de controle de temperatura do laboratório automaticamente, por ex. 3 hs antes de iniciar as calibrações e desligá-lo 1 h. após o final do período de trabalho, estarei em conformidade com os ditames do documento do Inmetro DOQ-CGCRE-004? Pergunto isto, pois, por convenção dos demais laboratórios dimensionais e de alguns fabricantes, adota-se a generalização de se manter os sistemas de climatização energizados 24h/dia; 30 dias/mes e 365 dias/ano. E a meu ver, desnecessariamente, visto que todo dispositivo mecânico está sujeito as leis da física sobre o aspecto da espansão e contração molecular térmica. Em tempos de ISO 14000 e de "apagão ", tal procedimento deverá ser bem justificado, visto estarmos sendo coniventes com um procedimento, para mim, não lá tão necessário, já que temos as ferramentas do controle de incertezas para termos total controle sobre os fenômenos sistemáticos e até mesmo aleatórios. Acho que fazendo uma melhor análise do cenário elétrico nacional, faremos uma grande contribuição ao responder a este questionamento operacional.
Resumo da respostaInforma sobre controle de temperatura em laboratórios de calibração.
Instituição responsávelIEL/BA- Instituto Euvaldo Lodi
Data da resposta07/04/2010
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailInforma sobre como interpretar as análises termogravimétricas de compostos de borracha
Indica os equipamentos necessários para um laboratório de calibração de medidores de vazão.
Informa qual norma deve ser utilizada para realizar o teste de resistência a abrasão pelo método Martindale em tecidos de estofados.
Informações sobre a fumaça preta gerada pela combustão de diesel, plano de controle de emissões e legislações a respeito.
Informações sobre testes que devem ser realizados em fraldas descartáveis.
Informações sobre alguns testes de análise da qualidade em polpa de açaí.
Trata dos tipos de calibração, o uso da solução padrão e soro calibrador, o cálculo do fator de correção e dá recomendações para a correta calibração.
Informa sobre o método utilizado para a determinação do teor de cloro ativo em água sanitária e alvejante.
Informa sobre como calcular a condutividade elétrica dos materiais e das substâncias.
Informações básicas a respeito do teste de névoa salina em amostras de materiais metálicos.
Descreve os ensaios mais relevantes para avaliar a qualidade de espumas de poliuretano utilizadas na fabricação de travesseiros e colchões.
Informa sobre a composição nutricional da rapadura, da raiz de fedegoso, bem como indica laboratórios para a análise da composição nutricional de alimentos. Além disso, apresenta o processo para patentear esse alimento.