Boa tarde. Eu estou iniciando um negocio para envasar chás para venda ao consumidor final e tambem a pequenos supermercados. Ja fiz uma pesquisa no site do SBRT, em tambem em minha regiao e dos principais fabricantes nacionais eu encontrei os chas de: camomila, capim cidreira, boldo, erva doce em saches de 1g com 10 ou 15 saquinhos, envolvidos em embalagem de papel, depois em uma caixa de papelao e tambem outra protecao externa, conforme fala em alguns artigos publicados por voces. Porem minhas duvidas sao: 1- para comecar um pequeno negocio eu nao tenho como adquirir uma maquina para fazer embalagens iguais as principais marcas do mercado. Em uma das suas publicacoes eu encontrei nomes de empresa que tercerizam este servico, porem eles nao me responderam, entao eu gostaria de receber uma lista atualizada de empresas que fazem este trabalho para terceiros. 2- estou pensando em envasar outras ervas medicinais que tambem sao reconhecidas pela ANVISA como seguras para o uso humano, constante na lista http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/RENISUS.pdf 3-estou estudando a possibilidade de colocar as ervas secas desidratas em sacos plasticos diretamente (http://www.swisspac.com.br/wp-content/uploads/2014/04/1clear-clear1-300x200.jpg) com um sistema que possa ser aberto e fechado varias vezes ate o consumo final do produto. Com uma etiqueta identificando a erva e outras exigencias que sao necessarias para as embalagens de chás. Por favor eu gostaria de receber estas informacoes tambem. 3- minha duvida qual seria a aceitacao destas ervas desidradatas e rasuradas junto ao consumidor final, pois na verdade o uso de saches é muito mais pratico para o consumidor pois nao é necessario coar. Eu ainda procurei um sistema barato para evitar que o consumidor tenha que coar (pt.aliexpress.com/item/300pcs-wholesale-2015-New-Coffee-Tea-Tools-tea-infuser-tool-tea-maker-creative-gift-personality-home/32415371286.html?spm=2114.42010308.4.27.jiPYDF). Este produto é muito barato na china, porem o preco do frete é muito caro, entao eu gostaria de saber aonde posso comprar um sistema semelhante no Brasil. 4- Sobre as novas espécies que poderiam ser envasadas além das espécies tradicionalmente vendidas, eu fiz uma pesquisa em trabalhos acadêmicos realizados no estado São Paulo, e usarei estas informações para determinar como 20 espécies de ervas medicinais que ainda não são normalmente vendidas nos supermercados, normalmente, somente em casas de produtos naturais. Entao minha pergunta é a seguinte, porque estas grandes empresas que estão a anos neste mercado de chás, como Mate leao, yoki, Dr Oether não investem neste mercado, por problemas de logística, de ter que manejar muitas especies, ou o mercado é muito pequeno e não interessa para eles? Agradeco a atencao e aguardo suas informacoes Atenciosamente Marcos
Resumo da respostaInforma sobre drogas vegetais, chás e chás solúveis: definição, diferenciação, legislação pertinente, processos de notificação e produção, além de aspectos relacionados à embalagem e prazo de validade de drogas vegetais.
Instituição responsávelUSP/DT - Disque Tecnologia
Data da resposta29/02/2016
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailInformações sobre as características, princípio ativo e formas de aplicação de andiroba, copaíba, pó de guaraná, entre outros, para formulação de medicamentos fitoterápicos.
Informações referentes à composição e utilização do bálsamo de peru.
Descrição sobre chá de folhas de morango e algumas informações nutricionais.
Informações referentes à fabricação de xaropes naturais fitoterápicos.
Informa sobre processos de produção de extrato seco para uso farmacêutico.
Informações sobre os principais usos, propriedades e a constituição química do guaraná, da catuaba e da marapuama.
Diferenças entre o propilenoglicol e a glicerina utilizados como solventes para obtenção de extratos glicólicos.
Descreve sobre as propriedades medicinais e a cadeia produtiva da espécie chá-de-bugre.
Descrição do processo de obtenção do extrato de alho negro, além dos benefícios provenientes de seu consumo.
Informa sobre o uso alimentício da arnica do mato.
Informa sobre as propriedades medicinais da semente da sucupira na medicina natural.
Informações sobre plantas medicinais.