Preciso fazer padronização de uma solução de AgNO3 0,1M, utilizando aproximadamente 1,45g de NaCl diluido em 25 ml de H2O destilada e solução de K2CrO4 a 5% como indicador. O problema é que segundo a metodologia que estou utilizando para o cálculo do fator se emprega a seguinte fórmula: f = ______P_______ 0,0585 x V x M Onde: V = Volume gasto de AgNO3 utilizado na titulação M = Concentração de AgNO3 (que no caso é 0,1M) O problema ou minhas dúvidas são: 1) De onde surgiu o número 0,0585? 2) Utilizando esta fórmula, para que o fator fique próximo de 1,0000 gastarei aproximadamente 247ml de AgNO3. O que a meu ver é inviável, pois se preparar 1000ml gastarei aproximadamente 25% desse volume na padronização. Daí a pergunta esse método está correto? 3) Posso aumentar a concentração do indicador para tentar gastar menos reagente (AgNO3) na titulação? Se fizer isso, como ficará o valor de 0,0585? Qual deveria então ser a nova fórmula para cálculo do fator? Grata
Resumo da respostaApresenta informação sobre métodos analíticos para padronização de solução de nitrato de prata.
Instituição responsávelUNESP - SIRT - Sistema Integrado de Respostas Técnicas
Data da resposta26/06/2014
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailInforma sobre como interpretar as análises termogravimétricas de compostos de borracha
Indica os equipamentos necessários para um laboratório de calibração de medidores de vazão.
Informa qual norma deve ser utilizada para realizar o teste de resistência a abrasão pelo método Martindale em tecidos de estofados.
Informações sobre a fumaça preta gerada pela combustão de diesel, plano de controle de emissões e legislações a respeito.
Informações sobre testes que devem ser realizados em fraldas descartáveis.
Informações sobre alguns testes de análise da qualidade em polpa de açaí.
Trata dos tipos de calibração, o uso da solução padrão e soro calibrador, o cálculo do fator de correção e dá recomendações para a correta calibração.
Informa sobre o método utilizado para a determinação do teor de cloro ativo em água sanitária e alvejante.
Informa sobre como calcular a condutividade elétrica dos materiais e das substâncias.
Informações básicas a respeito do teste de névoa salina em amostras de materiais metálicos.
Descreve os ensaios mais relevantes para avaliar a qualidade de espumas de poliuretano utilizadas na fabricação de travesseiros e colchões.
Informa sobre a composição nutricional da rapadura, da raiz de fedegoso, bem como indica laboratórios para a análise da composição nutricional de alimentos. Além disso, apresenta o processo para patentear esse alimento.