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Mon Mar 27 17:51:09 BRT 2023
Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Sebrae e ApexBrasil colocam exportação ao alcance da pequena empresa

Aprenda a qualificar sua empresa para internacionalização e conecte seus negócios com o mundo por meio do Programa de Qualificação de Empresas para Exportação.

· Atualizado em 27/03/2023
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O Sebrae, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), lançou, em agosto de 2022, o Programa de Qualificação de Empresas para Exportação (PEIEX), com apoio da Faculdade Senac do Sistema Fecomércio de Pernambuco. A meta do projeto é qualificar cerca de 150 empresas pernambucanas e alagoanas, sendo 50 do setor de serviços. A consultoria é gratuita.  

A Faculdade Senac será a executora do PEIEX e já tem expertise na capacitação de empresários para o comércio exterior por meio de missões técnicas e empresariais, rodadas de negócios e promoção de empresas com foco na internacionalização 

O programa inclui um estudo prévio da capacidade da empresa em atender o mercado pesquisado, uma análise das tendências, da concorrência e de possíveis barreiras, para, depois, se pensar nas parcerias no mercado-alvo.  

Outra etapa para uma boa internacionalização é investir numa equipe capacitada e em parcerias com profissionais que atuam na área de comércio exterior para auxiliar as empresas a realizarem operações seguras e eficientes.  

É importante, também, que as empresas adequem seus produtos para o mercado externo. O envio de amostras pode ser um fator determinante para o avanço das negociações. Por fim, é fundamental conhecer a legislação do mercado-alvo.  

Segundo Gustavo Reis, analista de competitividade do Sebrae Nacional, a relação entre competitividade e internacionalização passa pelo acesso a mercados: quanto mais mercados uma empresa conseguir conquistar, mais competitiva ela será.  

Para Reis, ao acessarem o mercado internacional, as empresas passam a ter uma visão diferente de mundo, já que a qualificação e o conhecimento adquiridos promovem aprendizados sobre novas culturas, costumes e línguas.    

Mas a tributação e o financiamento ainda são entraves para as exportações brasileiras, segundo o especialista. Ele explica que os empresários que desejam exportar devem não apenas estar atentos ao uso de programas de financiamento, que ainda são uma barreira para os pequenos negócios, como também devem entender a legislação tributária.  

Outra questão é rever a cultura exportadora das empresas brasileiras: hoje, as empresas nacionais que atuam no mercado externo, muitas vezes de forma “passiva”, efetuam suas vendas a partir de contatos realizados em feiras internacionais, por exemplo, mas não consideram a exportação como uma ação estratégica da empresa em seus planejamentos.  

O valor agregado das exportações também deve ser levado em conta, pois gira em torno de 0,7% a 1% do total das exportações. Por isso, além de aumentar a base das empresas exportadoras, é preciso agregar valor aos produtos brasileiros exportados, por meio de ações de inovação, design, tecnologia e serviços.   

A cultura exportadora deve nascer na formação das empresas, fazendo parte do dia a dia da organização ao longo de sua trajetória. Não menos importante é a gestão da marca no mercado internacional: os pequenos negócios podem expandir suas vendas, bem como suas marcas para outros mercados.   

Para planejar o acesso ao mercado internacional, as pequenas e médias empresas devem estar atentas a 3 fatores: os fatores determinantes de competitividade, como estratégia, marketing, produção, finanças e recursos humanos; os fatores estruturais de mercado, como concorrência, conexões da cadeia de negócios; e os fatores sistêmicos, como políticos, sociais e ambientais. 

Se você se interessou pelo processo de internacionalização, procure o Sebrae mais próximo e comece já a estruturar sua empresa para conquistar novos mercados. 

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