this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
6 erros que você não vai mais cometer na gestão do seu negócio

Veja nossas dicas para quem já teve uma empresa, mas não conseguiu se manter no mercado, e agora quer recomeçar e fazer diferente.

· 20/12/2019 · Atualizado em 13/10/2022
Imagem de destaque
FAVORITAR
Botão favoritar

Tornar-se o dono do próprio negócio é o sonho de vários brasileiros. Atraídos pela ideia de serem seus próprios chefes, terem mais flexibilidade de horários e conquistarem a independência financeira, muitos mergulham de cabeça nessa empreitada, mas, por falta de informação e preparo, ficam no meio do caminho.

O assunto parece-lhe familiar? Se você chegou até aqui, é provável que faça parte desta estatística desanimadora: uma a cada quatro empresas fecha as portas antes de completar dois anos de existência.

Mas isso não é motivo para apagar a chama do empreendedorismo que existe dentro de você. Até mesmo Steve Jobs já precisou recolher os cacos de um empreendimento fracassado e reinventar suas ideias até construir uma empresa bem-sucedida e que segue despertando paixões mundo afora.

Aqui você tem também uma nova chance de recomeçar. Vamos rever os principais erros cometidos pelos empreendedores, para que, de agora em diante, seja possível se preparar e superar qualquer obstáculo que surgir pelo caminho.

Primeiro erro: não conhecer seu perfil empreendedor

Para empreender, é necessário saber, em primeiro lugar, por que você é um empresário. Aqui, você pode descobrir seu perfil empreendedor e aprender a identificar as oportunidades de negócio que mais têm a ver com você.

É importante saber, porém, que grande parte das características empreendedoras podem ser adquiridas. Com um bom plano de ação, é possível desenvolver a iniciativa, a autoconfiança, a persistência, a liderança e a capacidade de fazer previsões.

Segundo erro: falta de planejamento

Ter um planejamento é um fator decisivo para a sobrevivência de uma empresa. Você precisa saber com clareza o que quer conquistar e o que deve fazer para transformar a sua ideia em realidade, avaliando inclusive se o negócio é viável.

Existem várias ferramentas que podem ajudar a criar um planejamento estratégico para o seu empreendimento, como o 5W2H, que, de forma simples, consegue identificar com clareza o que precisa ser feito, por quem e em quanto tempo. Os cinco Ws referem-se às questões: o quê? Por quê? Quem? Quando? Onde? Já os dois Hs questionam quanto custam essas ações e como elas serão colocadas em prática.

Terceiro erro: financiamentos mal planejados

Desenvolver um plano de negócios pode ajudar na decisão de solicitar um empréstimo. Além disso, avalie se há mesmo a necessidade do financiamento para o seu negócio com base nestas perguntas:

  • De quanto eu preciso?
  • Vou conseguir pagar o empréstimo?
  • É possível encontrar outras formas de financiamento?

Aqui, nós te ajudamos a responder a essas perguntas.

Uma boa maneira para ver como o empréstimo vai impactar a saúde financeira da sua empresa é por meio de uma simulação do valor mensal do empréstimo nos seus custos. Também é fundamental que você saiba exatamente onde o valor obtido será aplicado para certificar-se de que haja retorno e, com isso, garantir o pagamento das parcelas em dia.

Quarto erro: não se capacitar

Um empreendimento, por menor que seja, é um organismo complexo, com muitas frentes de trabalho: finanças, estoque, produção, divulgação, atendimento ao cliente, entre outras atividades. Todas elas têm sua importância para o bom funcionamento da empresa e, por isso mesmo, donos de negócio precisam ter dedicação e aprimoramento constante.

O Sebrae tem mais de 100 cursos on-line e gratuitos sobre vários temas para você aprender sempre e de onde quiser.

Uma dica importante é identificar as atividades que consomem muito tempo sem trazer retorno financeiro. Essas atividades são as que você deve, assim que possível, contratar alguém para executar. Assim, poderá se dedicar àquelas que podem realmente gerar valor acrescentado à empresa.

Quinto erro: má gestão financeira

Muitos empresários precisam fechar as portas do negócio porque não conseguem acompanhar as despesas e as receitas. Mas esse problema é facilmente resolvido com uma ferramenta simples, porém mágica, para o controle financeiro: o fluxo de caixa.

Com ele, é possível acompanhar o saldo disponível na sua conta e identificar as principais dificuldades financeiras e onde economizar ou investir mais. Dessa maneira, você pode tomar decisões, negociar com fornecedores, fazer promoções e agir para evitar ficar no vermelho.

Outro erro muito comum é não fazer a separação correta entre as suas contas pessoais e as da empresa. Essa atitude acaba gerando problemas para a empresa, uma vez que se perde a real dimensão do negócio. Então, uma recomendação importante é manter a sua vida pessoal separada das atividades profissionais para que identifique claramente os gargalos do negócio e possa saná-los.

Sexto erro: não inovar

O mundo está em constante transformação. Acompanhar a movimentação do mercado significa identificar tendências e usar esse conhecimento para aumentar a competitividade do seu negócio.

Um erro comum dos empreendedores é achar que inovar é criar algo novo. Embora a inovação possa acontecer por meio do desenvolvimento de um novo produto ou serviço, ela também se dá por meio da melhoria de processos já estabelecidos. Assim, inovar pode ajudá-lo a fazer a mesma tarefa de modo mais produtivo e, em muitos casos, mais rápido.

Neste curso on-line e gratuito, ensinamos como você pode se destacar oferecendo o mesmo serviço que os demais empreendedores ao adotar práticas diferentes de gestão.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?