Os negócios estão concentrados no Sudeste do país e há uma predominância de microempreendedores individuais e prestadores de serviços de beleza.
O mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil apresenta uma diversidade de empresas, espalhadas por todo o país, que atuam em toda a cadeia do setor. No total, em 2014, foram mapeados cerca de 640 mil negócios da área.
A seguir, vamos ver como esses empreendimentos se organizam em função de suas atividades e localizações.
Áreas de atuação
No setor de HPPC, a prestação de serviços de beleza é a atividade que concentra o maior número de empresas: são cerca de 500 mil negócios. Além disso, o segmento contou com acentuada expansão no período de 2009 a 2014, com um crescimento anual acumulado do número de empresas de 79%.
O comércio varejista de produtos foi a segunda atividade com o maior número de empresas. São quase 130 mil negócios, que, no mesmo período, tiveram um crescimento anual acumulado de 36%.
Já o comércio atacadista e de distribuição de produtos, em 2014, contava com mais de 10 mil negócios, tendo apresentado um crescimento anual acumulado de 14% no período.
A fabricação de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos contava com o trabalho de mais de três mil empreendimentos, que tiveram um crescimento anual acumulado de 17% no mesmo período indicado anteriormente.
O fornecimento de insumos foi o segmento que apresentou o menor número de empresas: apenas 774 foram encontradas. Seu crescimento anual acumulado no período foi de 5%.
Dessa maneira, houve crescimento acumulado de 60% ao ano de 2009 a 2014. O motivo dessa expansão foi principalmente o aumento do número de empresas na prestação de serviços de beleza e comércio varejista de produtos do setor.
Além disso, a expansão pode ser justificada também pela crescente busca por formalização dos profissionais e estabelecimentos, por meio do enquadramento como MEI.
Porte das empresas
Já que a formalização como microempreendedor individual é uma das principais causas do crescimento do setor, não é de espantar que essa categoria predomine no mercado.
Em 2014, foi verificado que aproximadamente 89% das empresas da cadeia HPPC correspondiam a MEI. Em seguida, vinham as microempresas, com 8,8% do total, e as pequenas, com 1,7%. Os empreendimentos de médio e grande porte não chegaram nem a 1% das empresas do setor.
Na área de prestação de serviços de beleza, há uma presença ainda mais forte do MEI, com quase 95% de empresas atuantes. No comércio varejista, o cenário é diferente: quase 75% dos negócios do segmento são microempresas, indicando maior profissionalização da atividade.
No segmento de fabricação de produtos, há um equilíbrio maior entre MEI e microempresas. A primeira categoria compõe 42% do mercado, enquanto a segunda conta com 28% das empresas. Além disso, empresas de pequeno porte correspondem a 23% dos negócios em atuação.
No segmento de fornecimento de insumos de HPPC, as microempresas são predominantes. Elas correspondem a 43% do mercado, enquanto as de pequeno porte representam 17% e as de médio porte configuram 15%.
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