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Tue May 09 01:51:17 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Série Empreendedores digitais: Julia Petit - Sallve

Atenta às oportunidades e buscando parceiros certos, Julia Petit é um exemplo de empreendedora que tem na inovação seu motor de crescimento.

· Atualizado em 09/05/2023
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O sobrenome já é sinônimo de sucesso. Mas, Julia Petit, filha do publicitário e artista plástico Francesc Petit (1934-2013), fundador da agência DPZ, é muito mais do que isso. É o retrato de uma trajetória empreendedora de êxito, principalmente na área digital. 

Julia começou a carreira, claro, na DPZ, onde fez de tudo um pouco. Em paralelo, realizava trabalhos como modelo, principalmente para a revista juvenil Capricho. Também estrelou campanhas de grandes marcas, como Kaiser e Hollywood. 

Em 2000, aos 28 anos, Julia deixou a DPZ para investir em duas produtoras de som, a Ludwig-Van e a Menina Produtora. Também passou a assinar uma coluna de moda na revista Contigo. Lá, desenvolveu uma linguagem própria – conversava com as leitoras da revista como se estivesse com amigas no sofá de casa – característica que a marcou até hoje. Especialmente no mundo digital. 

Julia decidiu aproveitar a experiência da coluna e criar um blog. Eram os primeiros passos de uma categoria que seria conhecida como influenciadores digitais. E, em 2007, ela conseguiu convencer o portal IG a criar um blog sobre moda e beleza. Nascia o Petiscos, blog atualizado em tempo real, com muitas dicas de cuidados pessoais e que rapidamente se tornou um grande sucesso, alcançando milhões de seguidores. E, também, atraindo grandes anunciantes – como Canon, Campari e Ciroc – que acompanhavam Julia desde os tempos da DPZ. 

Ocorre que o material publicitário fornecido pelas empresas não se adequava à linguagem digital e ao blog. Então, Julia e sua equipe passaram a produzir as peças para os anunciantes, acumulando uma nova experiência.  

Do Petiscos à Sallve 

Contando com sua sólida experiência em marketing, publicidade, beleza e, agora, também na área digital, Julia Petit percebeu o poder dos influenciadores e resolveu dar um novo salto como empreendedora. Em 2018, ela associou-se ao executivo Daniel Wjuniski e a Marcia Netto e selou uma parceria com o gigante de maquiagem M.A.C. No ano seguinte, nasceu a marca Sallve, de cosméticos. E nasceu grande, com um aporte inicial de R$ 60 milhões, feito por fundos de investimento. 

Desde o início, a Sallve apostou na inovação e, também, na divulgação digital. Inovou ao entender e seguir novas tendências de mercado, por exemplo, desenvolvendo linhas de cosméticos veganos, que não utilizam animais em nenhuma fase do desenvolvimento. 

No plano digital, Julia e os sócios aproveitaram o enorme sucesso da influenciadora no blog Petiscos e utilizaram, desde o início, o Instagram como principal meio de divulgação da Sallve. Os resultados foram impressionantes. A primeira produção esgotou em poucas horas. 

A pandemia do coronavírus, responsável por confinar dezenas de milhões de brasileiros em suas casas durante meses, terminou por consagrar a opção da Sallve pela divulgação digital, que explodiu no período.  

A marca continua inovando. Um dos principais instrumentos para a elaboração e lançamento de novos produtos da Salve são as reuniões com consumidores, que analisam o que já foi lançado e propõem novos produtos. 

Digital+presencial 

Com o fim da pandemia e a redução da febre pelo comércio on-line, Julia e seus sócios passaram a apostar em parcerias para ampliar as vendas presenciais dos produtos da Sallve. Foram selados acordos com a Raia, Drogasil, Panvel e Venancio, que permitiram colocar os cosméticos da marca em cerca de dois mil pontos de venda. O objetivo para os próximos meses é selar novas parcerias e estender a rede de distribuição a quatro mil pontos, de maneira a alcançar o equilíbrio: 50% das vendas obtidas pelo meio digital e 50% via comércio presencial. 

Em janeiro deste ano, Julia Petit e a Sallve anunciaram um novo salto em sua trajetória de sucesso absoluto no empreendedorismo. Trata-se da aquisição da marca Contém 1g, que chegou a ser uma das franquias mais importantes do Brasil, mas que estava praticamente paralisada. 

O objetivo do trio de sócios, agora, é transformar a Sallve em uma house of brands, ou seja, uma espécie de hub de marcas com diferentes particularidades, de maneira a ampliar significativamente sua presença no mercado brasileiro de cuidados pessoais. Um mercado suculento, que movimentará cerca de R$ 125 bilhões anuais em 2026, de acordo com a agência de estatísticas Euromonitor.   

Julia Petit, hoje chief creative officer (CCO) da Sallve, deixa a quem deseja se tornar um empreendedor(a) uma dica importante: “Você precisa de gente especializada junto para que essas pessoas cumpram as tarefas necessárias”. 

Confira aqui alguns materiais que o Sebrae preparou sobre startups e empreendedorismo digital especialmente para você. E comece (ou continue) você também uma trajetória vitoriosa! 

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Como criar uma startup 

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