this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Empreendedorismo | DIFERENCIAÇÃO
Turismo versus Gratidão

Entenda como o sentimento de gratidão pode ser bom para os negócios.

6 min de leitura · Atualizado em 21/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A gratidão pode acontecer quando alguém faz algo por você e você sente vontade de recompensar esse favor ou essa pessoa, de alguma forma, de todo o seu coração. Se for assim, seria correto dizer que devemos ser gratos a quem promove o turismo?

Boa pergunta! Podemos tentar responder da seguinte forma: de um lado está o sonho do dono da propriedade turística que sonha em ter um produto sustentável e do outro ladoo sonho do cliente em viver uma experiência marcante!

Quando o sonho destes dois personagens é realizado, temos uma coisa chamadagratidão, conforme enfatiza Rogério Borges Schwanck, em seu artigo para o Sebrae PR.

Mas qual o significado da palavra? Sua origem vem do latim “gratitudine”. Em português, significa o reconhecimento por algo benéfico que tenha acontecido com você. Aliás, reconhecer um bem recebido é uma grande qualidade da pessoa que é grata.

Acredita-se que a palavra tenha surgido das filosofias orientais, como o yoga e a religião budista. Inclusive, para os praticantes dessas filosofias, ser grato é algo extremamente natural, e não só por benfeitorias recebidas, mas pela vida, pelo Universo, entre outros.

Num contexto religioso, ser grato se refere também a um sentimento de expressão de agradecimento a Deus, que é um tema central do cristianismo.

Ter esse sentimento tão puro é algo que transcende o nosso conhecimento racional. Nos promove um estado de espírito em que é possível ser grato não só por acontecimentos bons, mas também por acontecimentos não tão agradáveis, pois eles representam os ensinamentos ou lições da vida.

A seguir, vamos sugerir 6 dicas para praticar o agradecimento e para enxergar a vida e os negócios com bons olhos.

  • Repare na importância das coisas simples da vida: Geralmente esperamos por grandes acontecimentos que nos surpreendam, mas a nossa alegria não está apenas nas novidades. Você já viu como o céu fica extremamente azul ao meio-dia? Ou já reparou no alívio que aquele vento que entra pela janela aberta no meio de uma tarde quente te proporciona? Esses detalhes extremamente simples são pontos altos do seu dia que automaticamente são transferidos aos seus negócios. Imagine só uma criança sorrindo para você com o sentimento mais puro desse mundo sem esperar nada em troca! Se permitir perceber esses pequenos momentos, com certeza te fará ser grato pela simplicidade da vida.
  • Plante e procure o bem: Não existe forma melhor de agradecer o bem recebido do que retribuir com o bem. É um ciclo: você recebe energias boas, emana boas vibrações e tudo segue assim. A sua energia boa produz mais positividade e tudo volta para você.
  • Entenda melhor o que é a vida: Nunca se esqueça da importância e do privilégio que é estar vivo. Você acorda todos os dias, respira, faz planos e abraça as pessoas. Olhe mais para dentro de si, questione-se e sinta inteiramente cada momento que vive. 
  • Dê valor ao que você tem na vida: Não fique apenas desejando e esperando ter o que não tem. Muitas pessoas têm muito menos do que você e são extremamente gratas. Ser grato não consiste apenas em agradecer algo que lhe é proporcionado ou dado, mas sim saber fazer bom proveito de tudo o que a vida oferece.
  • Tenha cuidado com a ingratidão: Antes de praticar a gratidão, é preciso cuidar dos seus pensamentos e ações para que a ingratidão não chegue te impedindo de enxergar o quanto você pode ser grato. Se não tivermos cuidado com o ego, com o stress, a ansiedade entre outras coisas que nos trazem sentimentos ruins, rapidamente os pensamentos bons são encobertos com a nuvem que é a ingratidão. Evite isso direcionando a sua atenção para o lado certo, busque sempre o lado positivo ou construtivo das situações. Você tem motivos o tempo todo para ser grato!
  • Claro, agradeça!: Agradeça pela vida, pelo ar, por mais um dia de sol ou de chuva. Olhe para as pessoas e demonstre seu agradecimento com um sorriso, com palavras, com a energia boa que esse ato carrega. Faça o bem para alguém sem esperar nada em troca, pois lembre-se: ser grato é como um ciclo, o bem volta para você!

Essas dicas são importantes para todos os envolvidos na atividade turística, mas não é só isso, seus benefícios também são observados no campo da saúde, sendo capaz de gerar impactos no corpo e na mente. Alguns desses efeitos, já comprovados pela ciência, incluem: 

Além disso, é capaz de intensificar e melhorar a qualidade dos relacionamentos de qualquer natureza. Isso mesmo! Pessoas gratas se relacionam melhor no amor, no ambiente de trabalho, na viagem de turismo, com amigos e familiares. 

Aliás, pessoas gratas também tendem a cuidar mais da saúde e ter comportamentos mais saudáveis. Isso inclui a prática de exercícios, visita a médicos, realização de exames e consultas. 

Agora que você já conhece os benefícios, que tal compreender como é possível vivenciar esse sentimento no dia a dia? Especialmente, se levando em consideração que os últimos anos foram bastante atípicos em todos os sentidos em decorrência da pandemia do coronavírus. 

Situação essa que causou impactos muito fortes no emocional das pessoas e no setor.

Turismo e gratidão

O turismo é mais do que uma viagem, é a procura de prazer por parte do turista, compreende toda uma rede de bens e/ou serviços para bem receber e atender o viajante. Sem dúvida, é uma ótima forma de promover a gratidão.

As viagens sempre estiveram presentes na evolução do ser humano, porém em decorrência da globalização, hoje é muito mais fácil conhecer e interagir com outras culturas. Só podemos agradecer por esse momento ímpar da humanidade. A seguir, destacamos algumas vantagens que o turismo trás:

  • Geração de Riqueza: um dos prós mais óbvios e essenciais é, naturalmente, o dinheiro que ele traz consigo. O turismo pode facilmente gerar uma enorme quantidade de riqueza. Este fator positivo torna-se cada vez mais importante para todos os países do terceiro mundo. O dinheiro gerado pode representar uma proporção significativa do dinheiro gerado de forma privada, local e nacional.
  • Investimento estrangeiro: isto inclui o investimento tanto de empresários como de visitantes estrangeiros. Os destinos turísticos atraem milhões de turistas de diferentes partes do mundo, o que facilita os ganhos em divisas.
  • Emprego: oferece empregos. Hotéis, bares, meios de transportes, atividades turísticas, lojas, bares e restaurantes, todos precisam de pessoal e esse segmento pode proporcionar o emprego tão necessário para as pessoas. As estatísticas de alto nível frequentemente citam o segmento como um motor do crescimento do emprego e da prosperidade econômica, sendo responsável por 1 em cada 10 empregos em todo o mundo e proporcionando 1 em 5 de todos os novos empregos criados em 2017.
  • Desenvolvimento do país: Juntamente com a riqueza trazida, os países podem se desenvolver e crescer ainda mais. O dinheiro gerado pelo setor proporciona segurança e garante a oportunidade de crescimento aos países que têm pouca infraestrutura ou nenhuma exportação lucrativa.
  • Ambiental: Pode proporcionar incentivos econômicos para um lugar para preservar, manter e regenerar o meio ambiente, tanto em ambientes urbanos quanto rurais.
  • Multi Cultural: Promove conexões internacionais que podem trazer mais negócios e colaborações culturais a longo prazo. Também promove a consciência intercultural, tanto para os locais como para os turistas e constrói pontes de entendimento entre as culturas. Também, é a forma mais eficaz de desenvolver a harmonia cultural e a tolerância para com as outras pessoas. Ao viajar, as pessoas descobrem tradições estrangeiras, aprendem sobre valores de diferentes nações, comunicam-se e trocam experiências.
  • Conservação: Uma das maiores vantagens é que se torna a principal razão pela qual os países investem dinheiro na proteção e preservação da vida selvagem local, e mesmo de monumentos ou estruturas históricas, tanto no meio rural como urbano.

Uma vez que uma área ou estrutura se torna parte do setor turístico, ajuda a apoiar financeiramente o país em que se encontra porque está a trazer turistas que geram riquezas. 

No Brasil devíamos estar agradecidos pelo lindo e maravilhoso país que moramos, fonte de desejos de muitos turistas pelo mundo afora, detentor de um povo hospitaleiro que realmente transmite essa sensação de gratidão a todos os visitantes.

De fato, só temos a agradecer ao turismo por tudo que ele vem proporcionando a nossas vidas!

Saiba mais   

O Sebrae tem vários conteúdos para ajudar empreendedores a investirem em turismo.

No curso por Whatsapp “Inovação e possibilidades de crescimento, o empreendedor vai se conscientizar sobre o valor e os benefícios da inovação para o seu negócio e  identificar e desenvolver ações organizadas para analisar e aproveitar oportunidades. ”

Já, no curso “Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença, aprenderá como impulsionar os resultados do seu negócio através do marketing digital.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.