this is an h1

this is an h2

Tue Jun 20 16:14:31 BRT 2023
Inovação | MELHORIA DE SERVIÇO
Como o Lean Manufacturing influencia na redução de desperdícios

Além disso, os 6 princípios da gestão aumentam a produtividade e qualidade.

· Atualizado em 20/06/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

O Lean Manufacturing ou manufatura enxuta surgiu no Japão, pelo engenheiro japonês Toyota Ohno, após a guerra, com o objetivo de reduzir desperdícios e aumentar a qualidade dos produtos entregues, ao perceber que não necessitava de estoque de produtos, sendo flexível seguir o modelo just-in-time (na hora), para atender as demandas do mercado de acordo com a quantidade de produtos ofertados pelos consumidores, assim, o empregador pode atuar em diversas etapas do fluxo produtivo.

Mas o que seria o Lean Manufacturing? Se refere a uma gestão cujo objetivo principal é eliminar atividades de pouco ou nenhum valor, reduzir desperdícios e aumentar a produtividade e qualidade dos processos nas operações. Ou seja, a ferramenta lean trabalha com atividades que farão a diferença do ponto de vista do consumidor até o fluxo produtivo da matéria-prima utilizada.

Além de visar aumentar a produtividade e a qualidade do produto entregue, reduzir custos, tempo e desperdício, lean trabalha com mais cinco ideias, como valor, visão do cliente sobre tempo de produção, entrega, preço e serviço do produto; fluxo de valor, estudo de todas as etapas desde a matéria-prima até a entrega, eliminando o que não é relevante; fluxo, necessidade de garantir que o processo de produção seja executado sem problemas para o cliente; puxar, melhorias que permitam aproximar demanda e produção, reduzindo o capital parado em estoque, e perfeição, buscando a melhoria contínua, fugindo do processo estático.

As 6 principais ferramentas do Lean Manufacturing são:

  • Mapeamento da cadeia de valor: analisa cada processo produtivo, avaliando aqueles que agregam ou não valor, sempre partindo do ponto de vista do cliente;
  • Lead time: reduzir o tempo para eliminação de desperdícios focando na duração do ciclo produtivo;
  • Fluxograma: é uma ferramenta visual que traça o caminho percorrido por determinado processo em sequência;
  • Poka yoke: é uma ferramenta que se traduz como “verificação de erros”, ou seja, identifica e previne falhas no processo produtivo;
  • Takt time: esta ferramenta dita o andamento da produção de acordo com a demanda do mercado;
  • Pop: é a sigla para Procedimento Operacional Padrão, que consiste em uma lista de atividades rotineiras de uma empresa, facilitando o treinamento dos trabalhadores e a execução das tarefas.

Num mercado competitivo e em tempos de crise, as ferramentas Lean Manufacturing são de enormes vantagens para as empresas, por isso, não deixe de participar no nosso curso online e gratuito “Ferramentas Lean” e/ou em caso de dúvida, entre em contato com o Atendimento do Sebrae mais próximo de você ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento 24 horas no número 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?