O Estado do Acre tem como desafio se desenvolver de forma social, ambiental e, principalmente, de modo econômico, aproveitando ao máximo as suas potencialidades. A agricultura, pecuária e florestas ou porque não dizer o agronegócio é um potencial que permitirá a superação desse desafio.
O Sebrae contribui nessa superação tendo como esteio às micro e pequenas empresas, atuando no fomento do empreendedorismo, através do conhecimento, inovação, tecnologia e sustentabilidade no ambiente de negócios dos setores econômicos do Comércio, Serviço, Indústria e Agronegócios.
Dessa forma, o presente estudo de viabilidade técnica e econômica – EVTE da piscicultura no Acre, consolida o pacto estratégico de desenvolvimento sustentável do Estado por meio desse importante segmento que é a piscicultura e possibilita extrairmos informações atualizadas, altamente vitais para que instituições, pesquisadores, estudantes, profissionais, empresários, produtores rurais e outros possam contribuir nas políticas públicas e iniciativas privadas que fortalecem a cadeia de valor do agronegócio piscícola.
Em 2019, a equipe técnica da Nova Aqua foi responsável pela elaboração do estudo de viabilidade técnica e econômica (EVTE) da Piscicultura no Acre, trabalho comissionado pelo Sebrae no Acre. Tendo em vista que, tanto os aspectos técnicos da piscicultura (porte, modelo de produção e tecnologias empregadas) como econômicos (preços de insumos, serviços e valores de venda do pescado) são dinâmicos, se faz necessário atualizar as informações periodicamente, para que essas possam continuar a servir de subsídio para a tomada de decisões dos empreendedores e gestores das instituições que apoiam essa atividade.