Como um shopping central virtual, o marketplace é uma plataforma online em que se reúne diversos vendedores com os mais diversos produtos e prestadores de serviços de diferentes segmentos. É por meio dela, que os clientes podem comprar de vários varejistas e negociar serviços pagando tudo junto.
Como forma de possibilitar que os lojistas de todos os tamanhos, segmentos e experiências anunciem e vendam seus produtos, a Americanas Marketplace firmou uma parceria com o Sebrae, no intuito de desenvolver ações no domínio de criação de conteúdo, disseminação de informação, disponibilização de soluções educacionais e mentorias sobre gestão e operação de vendas online, visando auxiliar na melhoria da presença digital e no alcance de mercado, assim como preparar os colaboradores e consultores com conteúdos e cursos de capacitação voltadas para a venda online.
Para quem quer se tornar um vendedor e se cadastrar na plataforma, é muito simples, tem de possuir CNPJ ativo e sem restrições, CNAE de varejista, inscrição no Sintegra (exceto MEI), uma conta corrente associada ao CNPJ cadastrado para receber os pagamentos das vendas, capital social igual ou superior a R$1.000,00 e emitir nota fiscal eletrônica ou avulsa para todos os produtos vendidos.
Após isso, um breve cadastro estará disponível para preencher e assim que estiver tudo certo, o interessado poderá anunciar seus produtos na loja. Quando um cliente fizer uma compra, o empreendedor será notificado para processar o pedido, emitir a nota fiscal e realizar a entrega do item.
O programa é 100% gratuito, voltado para os microempreendedores que desejam expandir seu negócio. As inscrições podem ser feitas no site oficial da Americanas Marketplace, bem como, tirar dúvidas sobre o assunto, de forma totalmente online.