Entenda como o mercado pet tem se moldado e crescido para melhor atender aos animais e seus tutores.

Débora Medeiros, Stephanie Larissa - atualizado por Juliana Gomes
· Atualizado em 12/08/2024
Segundo a ABINPET, estima-se que existem um total de 167,6 milhões de pets no Brasil, sendo 67,8 milhões de cães e 33,6 milhões de gatos. Tendo isso em mente, o segmento pet tem tudo para estar sempre em funcionamento e evolução, visto que possui um público fiel em constante crescimento, 56% dos domicilios tem pelo menos um cão ou gato, apontou uma pesquisa feita pela Comissão de Animais de Companhia (COMAC) em 2022.
Segundo dados do Sebrae Paraná, em 2023, foram contabilizados cerca de 38.774 mil novos CNPJ's em atividades veterinárias, comercio varejista de animais, medicamentos veterinários, pet food e acessórios, e serviços de hospedagem e embelezamento. Atualmente, são mais de 285 mil empresas voltadas para o mercado de pet no Brasil.
Ao contrário da queda que ocorreu nos outros setores durante a pandemia, as empresas de cuidados com animais domésticos estiveram em constante crescimento e ampliação de seu mercado, isso porque muitas pessoas adotaram ou compraram pets para ter uma companhia durante o período de isolamento.
Além disso, havia uma maior convivência com os pets durante a quarentena, o que estreitou esses laços e fez com que os tutores olhassem com mais carinho para seus bichinhos.
E com essa tendência de estreitamento dos laços, os cuidados com os bichinhos se tornam cada vez mais almejados pelos donos, fazendo com que os serviços e espaços para os pets tenham que se adequar cada vez mais a essa necessidade.
Com isso surgiram também novas possibilidades de negócio voltadas a esse cuidado mais humanizado, como: refeição natural, creches, lavanderias especializadas, spas, festas para pets, serviço funeral e plano de saúde, dog walker (passeador de cães), pet sitter (babá de pet), versões pet friendly de comidas.
Além disso, em 2024, as tendências se renovaram e o mercado conta com muitas outras inovações, como: pet wellness, serviços de saúde e terapias alternativas, padarias pet, Canabidiol terapêutico em alimentos, identificação e rastreamento de pets, clubes de assinatura e outros.
“Este mercado tem proporcionado vários diferenciais que podem e devem ser analisados pelos empresários e a depender implantados para gerar novas atratividades ao negócio. O mercado, assim como o cliente, busca otimizar tempo e praticidade." acrescenta Débora Medeiros, gestora responsável pelo setor de petshop no Sebrae.
Não só o lucro do setor tem aumentado, como também a oferta de vagas, segundo o Instituto Pet Brasil, 2,83 milhões de oportunidades foram geradas em 2021, o que corresponde a um aumento de 6,2% sobre o ano de 2020.
Conforme dados da Receita Fedeal de 2023, as micro e pequenas empresas são 98% do setor, e são os microempreendedores individuais os que mais movimentam a economia setorial, liderando 111.922 desses negócios. Os pequenos e médios pet shops, inclusive, totalizam 49% da receita do setor, contra 9% das grandes redes. Clínicas e hospitais veterinários detêm 18%.
Os dados também apontam que nos últimos 4 anos houve um aumento no número de novas empresas abertas. Para além disso, a Rceita Federal também ressaltou o destaque para a diversificação no empreendedorismo. Nesse sentido, as mulheres lideram essa participação do empreendedorismo.
“Não é à toa que o mercado pet no Brasil representa 0,36% do PIB brasileiro, passando na frente dos setores de utilidades domésticas e automação industrial. Segundo a ABINPET, em 2022 o faturamento do segmento foi de R$ 41,9 bilhões. Como falar que este mercado não é promissor?” continua a gestora.
Serviço de banho e tosa
Dentre os serviços que estão em alta no mundo pet, está o banho e tosa, estimativas da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) mostram que foram abertas mais de 18 mil empresas voltadas aos animais na primeira metade de 2022.
O que chama a atenção de tutores no serviço de banho e tosa, e o que pode ser considerado um diferencial é o serviço móvel, na qual o tutor não precisa se deslocar, um funcionário vai até a casa do pet buscá-lo e algumas vezes o serviço é realizado ali mesmo em frente à casa do animal, dentro da carrocinha adaptada para o trabalho, oferecendo mais conforto e segurança ao animal e ao seu tutor.
Se popularizou também a adoção de paredes ou janelas de vidro na sala de banho e tosa para que o tutor possa acompanhar o que está acontecendo dentro da sala, isso é reflexo do cuidado dos donos em se certificar de que o animalzinho está sendo bem cuidado.
Outro diferencial do banho e tosa, pode ser uma espécie de Spa day, onde os animais tomam banho com música, massagens relaxantes, hidratação, iluminação adequada, dentre outros.
Dados do Sebrae Rio de Janeiro apontam que atividades como banho e tosa foi uma tendência ao longo de 2023 e ainda permanece muito forte em 2024.
Procura por alimentação natural (AN)
O setor de Pet Food, voltado a alimentação dos pets, é o mais lucrativo do mercado pet, de acordo com a ABINPET em 2023, representou 78% do faturamento, com R$ 36,8 bilhões. No mesmo ano o setor registrou 4 milhões de toneladas em território nacional.
A nutrição natural tem sido uma área que está em alta entre os tutores que querem oferecer uma melhor alimentação e qualidade de vida para seus bichinhos, geralmente contendo alimentos como peito e moela de frango, ovos, colágeno, legumes, grãos, dentre outros alimentos naturais.
Além disso, com essa nova fase da indústria dos pets trazendo uma alimentação mais saudável, houve uma necessidade de inovação. A exemplo disso, Canabidiol terapêutico em alimentos tem sido uma grande promessa para 2024. O produto é feitos em formato de petiscos produzidos à base de canabidiol (CBD), eles tem ocupado uma nova fatia do mercado e prometem a função de relaxamento, auxílio na manutenção de articulação e ossos saudáveis, combatem também alergias sazonais em cães.
Antes esse mercado era procurado em momentos de necessidade, quando o pet apresentava algum problema de saúde que exigia uma mudança de alimentação do animal, hoje esse cenário mudou, isso porque com o aumento pela procura de uma vida mais saudável, esses valores também se estenderam para os pets e os tutores estão antecipando essa alimentação antes do surgimento de uma necessidade.
Creches para animais domésticos
As creches para pets têm sido uma alternativa para aliviar o estresse do cão, do próprio dono e uma solução para os tutores que passam o dia fora de casa e não podem dar a devida atenção para seus bichinhos, principalmente pós pandemia, cenário em que os pets estavam acostumados a estar sempre perto do tutor e a ansiedade de separação se tornou um problema quando a rotina retornou à normalidade.
“Ao final da pandemia, percebi que novos nichos têm surgido com intensidade, como o caso das creches. Os tutores retornaram às suas atividades normais e por terem passado um longo tempo em casa, se sentem na “obrigação” de não os deixar sozinhos, por isto a crescente demanda por levar esses animais para as creches, onde eles passam o dia interagindo com outros animais e brincando” comenta Débora.
Em 2021, segundo a ABINPET a procura por creches para animais teve um aumento de 200% e um faturamento de aproximadamente R$ 49,9 bilhões ao ano.
As creches podem oferecer uma variedade de atividades, serviços e mimos para os bichinhos: brincadeiras para gastar energia, atividades cognitivas, horário de alimentação, terapias como musicoterapia, acupuntura e cromoterapia, podendo até mesmo incluir brincadeiras na piscina.
Hotéis para pet
Um dos negócios de maior destaque são os hotéis para cães, uma ótima opção para quando o dono precisa se ausentar ou apenas para dar ao pet uma rotina diferente por alguns dias.
Os hotéis, que antes costumavam acomodar os pets em gaiolas, precisaram se moldar para atender as novas necessidades dos bichinhos de estimação que são tratados com mais carinho e cuidado.
Hoje, os hotéis para pets oferecem áreas e atividades para o lazer dos bichinhos, além de passeios e cuidados de profissionais de várias áreas, é como uma verdadeira colônia de férias.
Planos de saúde pet
Com o crescimento do mercado de pets, existe uma necessidade em inovar no diversos setores desse mercado. Assim, segundo o relatório feito pelo Sebrae Rio de Janeiro, uma novidade ques está se tornando um sucesso e vem se popularizando é o plano de saúde para pets.
A nova tendência já existia no mercado há algum tempo, porém, devido a grande demanda do ramo, resultou em uma popularização. Desse modo, os donos de pets vem buscando cada vez mais, inserir seus mascotes em planos de saúde, tendo em vista que, isso traz mais segurança para a saúde dos bichinhos e gera uma economia para seus donos.
Nesse sentido, ao adquirir o serviço o dono de pet não vai sentir muita diferença se ele já possui plano de saúde, o sistema é o mesmo dos planos para seres humanos, basta procurar o local adequado para adquiri-lo.
Identificação e rastreamento de pets
A tecnologia RFID (Radio Frequency Identification, identificação por rádio frequência) chegou como mais uma promessa de inovação no ramo de pets para 2024, uma vez que, os bichinhos por vezes, podem se perder, com o sistema de rastremaento, situações como essa poderiam diminuir.
O RFID é implantado de forma indolor nos pets e, a tecnologia funciona para objetos, animais ou pessoas através de sinais de rádio. De acordo com Renato Renato da Silva Pereira, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Veolink, empresa do Grupo Graber essa identificação pode ser feita tanto para pets, quanto para animais de criação- leiteiros e de corte.
Renato também explica que existem diferentes formas de implementar as "etiquetas" nos animais, com opção de fixação subcutânea (com injeção da etiqueta sob o couro do animal), além de brincos, coleiras e outros tipos de substratos.
A tecnologia é bastante inovadora, já está disponível no mercado de pet e com a promessa de impactar de forma positiva.
Clubes de assinatura para pets
Essa nova tendência vem com a promessa de fidelização de clientes e trazer mais comodidade para seus usuários. Contudo, ainda tem sido pouco explorada no mercado, visto que é nova no ramo dos pets.
Por outro lado, ela oferece alguns benefícios, como: menos preocupação com pagamentos, produtos exclusivos, seleção de produtos. A ideia é que o consumidor consiga obter produtos de boa qualidade e com exlusividade, já que o assinante tem acesso aos itens antes de serem levadas as pratileiras.
Além disso, a economia advém do fato do comprador poder escolher a data em que realizará o pagamento da assinatura. Assim, os clubes tem tudo para ser se fixar na esfera de pets.
Espaços petfriendly
Os tutores estão cada vez mais apegados aos seus animais e querem estar com eles durante suas atividades de lazer e rotina diárias também, por isso, estabelecimentos como shoppings, lojas, salão de beleza, restaurantes, hotéis, dentre outros tiveram que se adaptar para receber os animais.
Na teoria o termo petfriendly se refere não só a possibilidade do bichinho de estimação poder estar presente nos espaços junto ao seu tutor, mas também a existência de um espaço adequado para receber o animal.
Alguns restaurantes também têm incluído pratos exclusivos para os bichinhos no cardápio, para que ele possa disfrutar de uma refeição junto com o seu dono no local.
Os hotéis, pousadas ou apartamentos para temporadas convencionais também precisaram se adaptar não só para receber o tutor, mas também para receber o bichinho. Esses locais que recebem animais domésticos (petfriendly) têm sido uma preferência entre os donos de animais, para viajar e poder levar o seu amigo junto sem preocupações.
Essas estadias têm sido uma tendência e a busca online por hotéis petfriendly cresceu 238% durante a pandemia, por isso é importante que esses locais estejam preparados para receber e oferecer essa possibilidade aos seus clientes.
Algumas prefeituras também têm implantado espaços pet nas praças da cidade, com cercado e brinquedos instalados a disposição do animal.
Enfim, essas são apenas algumas das oportunidades de negócio para o setor pet que está em constante e rápido desenvolvimento e cada vez mais aberto a receber novas ideias.
“Acredito que o mercado está pulsando, existem muitas oportunidades em vários segmentos correlacionados a pets em geral. Algo que tem me chamado atenção é a chegada de grandes players do segmento em Maceió, a exemplo da PETZ. As lojas oferecem tudo o que os bichinhos de estimação precisam, assim como as lojas locais. Isso mostra que o mercado local está bom e tem espaço. Por isso, a importância de estar sempre buscando inovar, capacitar seus gestores e funcionários, para que as oportunidades que surjam as empresas locais não fiquem para traz. Se há procura é porque tem demanda” finaliza Débora.
Caso tenha se interessado pelas possibilidades de negócio que o mercado pet oferece ou já tenha uma empresa voltada a área acesse o Radar Sebrae e saiba mais sobre setor, hábitos de consumo e as melhores localidades para oferecer seu serviço, dentre outras informações.
Acessando nosso caderno de tendências você fica por dentro das novidades do mercado e expectativas para o seguimento, podendo antecipar as novas tendências e adequá-las ao seu negócio com antecedência.
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May, 2025
OUTRO SEGMENTO
As carteiras atuam para acompanhar os empreendedores do estado e ajudá-los a sanar suas principais dificuldades e abrir portas para capacitações e eventos do segmento. O analista responsável realiza um diagnóstico através de uma escuta ativa em visitas ao cliente para poder identificar oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente consiga evoluir seus pontos fracos e fortalecer mais ainda os pontos fortes. O atendimento é personalizado, mais ágil e mais direcionado do que aquele mais comum para os clientes que não são de carteira e isso acontece de forma gratuita. O maior benefício é que com o acompanhamento a longo prazo, o gestor sabe exatamente quais são os seus problemas e te ajuda a criar estratégias para solucioná-los. Problemas de gestão financeira, planejamento, precificação, vendas, presença em redes sociais, dentre outros, podem ser mais facilmente solucionados com o acompanhamento de um gestor de carteira. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você deseja ter um acompanhamento mais próximo, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável irá entrar em contato com você em breve. Responder formulário
April, 2025
SAÚDE E BEM-ESTAR
A carteira de saúde e bem-estar é trabalha com o acompanhamento contínuo dos empreendedores inseridos nesse relacionamento com o gestor. O objetivo é acompanhar de perto, escutar o cliente, identificar oportunidades de melhoria e dificuldades e trabalhar em cima das necessidades do cliente. A partir da identificação dos problemas de gestão, o gestor vai sugerir consultorias, cursos, workshops, palestras e outras oportunidades que podem ajudar o cliente a sanar suas maiores dificuldades e evoluir no mercado. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. O atendimento na carteira é mais benéfico do que o atendimento comum porque o cliente estará mais imerso e será acompanhado de perto por um gestor especialista no setor, atento às tendências e as necessidades de mercado, direcionando o cliente a melhorar constantemente e crescer dentro do segmento. As principais dificuldades do empreendedor do segmento de saúde e bem-estar é a dificuldade de gestão do negócio, eles têm o conhecimento necessário para exercer a profissão, mas ainda possuem deficiências quando se trata da parte empresarial. O atendimento é totalmente gratuito, rápido e personalizado, e se você tem dificuldades com gestão, vendas, redes sociais, marketing e qualquer outra deficiência de mercado, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato do gestor responsável. Responder formulário
April, 2025
CASA E CONSTRUÇÃO
A carteira de Casa e Construção trabalha com um acompanhamento do cliente através da escuta ativa, análises e um diagnóstico para identificar necessidades e dificuldades e entrar com sugestões, consultorias e soluções para a evolução da empresa. O analista responsável vai realizar esse diagnóstico através de visitas ao cliente e de conversas, para poder identificar as oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente consiga sanar os problemas e melhorar sua gestão. Esse atendimento é personalizado, direcionado e mais rápido do que aquele voltado aos clientes que não são da carteira. E isso acontece de forma totalmente gratuita. As principais dificuldades do cliente do setor estão relacionadas a gestão, pontos como precificação dos produtos, fluxo de caixa, planejamento financeira, estabelecimento de metas, análise da concorrência e de posicionamento de mercado. Muitos estão na operação, no dia a dia, e esquecem que é preciso analisar os bastidores. Além disso, o controle de estoque também é uma grande dificuldade enfrentada, saber o quanto comprar para não ter excedente, saber quando tirar o produto da prateleira por estar vencido, ter controle de produtos avariados. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você se identifica com alguma dessas dificuldades, estar inserido na carteira pode ser essencial para mudar a sua estratégia e evoluir dentro do mercado. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
April, 2025
PETSHOP
A carteira de petshop é uma forma que o Sebrae Alagoas encontrou para ajudar o empreendedor alagoano do segmento de petshop e clínicas veterinárias a ter um acompanhamento contínuo objetivando a evolução da gestão e consequentemente o crescimento do negócio do cliente de carteira no mercado. Para fazer parte da carteira de relacionamento o cliente precisa apenas ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. A carteira de petshop atua em toda a área de gestão, inovação e tecnologia do segmento específico do Pet Shop e Clínicas Veterinárias. O analista trabalha com a escuta do cliente para saber como está o seu negócio, quais as suas dores, o que ele identifica como necessidade e o que precisa melhorar. Após essa escuta ativa, o analista realiza um diagnóstico a depender da maturidade da gestão do cliente e apresenta algumas sugestões. E a partir daí, o cliente terá um acompanhamento gratuito pós atendimento, mesmo que não contrate as soluções sugeridas pelo analista. Serão oferecidas consultorias e instrutorias, que podem ser coletivas ou através do in-company (que acontecem dentro da empresa para capacitar os funcionários). As consultorias mais procuradas para o segmento de petshop são da área de design de ambiente, interno e de fachada, como melhorar o layout da empresa, por ser um setor que está em constante modernização. Outra consultoria com grande demanda são as da área de finanças, voltadas ao planejamento financeiro e a formação de preço. As consultorias voltadas para as mídias digitais também são queridinhas desse público que está cada vez mais engajado nas redes sociais. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
April, 2025
AGRONEGÓCIO
A carteira voltada para o agro atua para acompanhar esses empreendedores de maneira mais próxima e ajudá-los a sanar suas principais dificuldades. O analista responsável entra em contato com o cliente para realizar um diagnóstico através da escuta ativa e de visitas ao cliente, para identificar oportunidades de melhoria e direcionar o cliente a evoluir seus pontos fracos e fortalecer seus pontos fortes. O atendimento é personalizado, mais rápido e direcionado às necessidades do cliente, o que diferencia do atendimento comum. O acompanhamento é feito a longo prazo de acordo com o engajamento e necessidade do cliente, o que facilita na resolução dos problemas, já que o gestor conhece o cliente de perto e sabe exatamente no que ele precisa melhorar. A principal dificuldade do pequeno agricultor é a falta de acesso à informação, o que acaba gerando problemas em diversas etapas da gestão. Por isso, a carteira trabalha trazendo informação a esse cliente, através de escuta ativa, de sugestões, de capacitações, promoção de eventos e outros. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você é produtor rural e sente dificuldade em gerir o seu negócio, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário