Saiba sobre um dos setores mais importantes da economia.

Juliana Gomes, estagiária em jornalismo – Sob supervisão de Carolina Carioly.
5 min de leitura · Atualizado em 14/03/2025Segundo o Ministério de Turismo, um a cada três brasileiros devem viajar no verão e para 97% dos brasileiros o destino será o próprio Brasil. Desse modo, o setor do turismo é um dos mais importantes do país, crescendo a cada ano, visto que, os destinos são os mais atrativos possíveis.
O que são macrotendências?
Em primeiro lugar, é necessário entendermos o que são macrotendências. Nesse sentido, elas são tendências que vão permanecer no mercado por um longo período e vão moldar o consumo em larga escala, consequentemente, impactando em várias áreas, tanto socioeconomicamente, quanto culturalmente.
Viagens com consciência ambiental
Compreender que ações sustentáveis são de extrema importância para manutenção da vida humana é de extrema importância e o setor de turismo vem entendendo há algum tempo que isso não é mais uma opção, mas, uma necessidade. Não só o ramo de turismo, mas também, as pessoas vêm compreendendo que práticas sustentáveis são importantes, assim, a escolha de locais que prezem por essas condutas tem crescido e ganhado destaque.
Nessa perspectiva, vale a pena o investimento na capacitação de práticas ecológicas e a disponibilização de informações que possam guiar o turista. As viagens com consciência ambiental ganharam até uma denominação própria devido ao seu sucesso, é o chamado "Ecoturismo”.
Segundo o relatório do “The Business Research Company” realizado em 2023, estima-se que até 2027 deverá expandir para $331,62 bilhões, com uma taxa de crescimento anual de 13,4%. Ou seja, o ecoturismo é um ótimo investimento e promete se estabelecer no mercado.
Experiências personalizadas
A cada dia o consumidor tem se tornado mais exigente e se atualizar conforme o que os clientes pedem é de extrema relevância, significa que você se importa com o bem-estar e necessidades deles. Desse modo, uma das tendências que tem ganhado o coração do público são as experiências personalizadas.
Todos querem se sentir únicos e ter experiências que tragam essa sensação de unicidade, por isso apostar em destinos que os transportem para essa percepção do diferente, é primordial. Segundo a Rede de Inteligência de Mercado e de Turismo (RIMT) a procura por pacotes com tudo incluído é cada vez menor, a busca por pacotes individualizados e que possuam experiências individualizadas é crescente.
Assim, o investimento dos produtos centrados no consumidor irá ajudar na flexibilização das reservas e apresentação de novas possibilidades de compras individuais, são ótimas opções para investir em experiências personalizadas.
Saúde e bem-estar
Desde a pandemia do Covid as pessoas estão buscando destinos que ofereçam experiências pautadas em práticas saudáveis, destinos que incluam spas, áreas de contemplação, alimentação saudável, aulas de ioga ou terapias tem chamado atenção.
Atualmente, vivemos em uma sociedade que está hiper conectada a todo momento recebendo vários estímulos. Em consequência disso, criou-se uma população que recebe tantas informações a cada segundo, gerando estresse e exaustão mental. Assim, uma das soluções que as pessoas têm encontrado para minimizar esses efeitos, são as viagens com foco na saúde e bem-estar.
Conforme O Global Wellness Institute - GWI (ou Instituto Global de Bem-Estar, em português), projeta que essa macrotendência deverá crescer rapidamente nos próximos anos com o mercado atingindo 1,1 trilhão de dólares em 2025. Por outro lado, quando se trata do Brasil a plataforma Booking.com revelou que 88% dos brasileiros viajam para buscar descanso para suas mentes e se desconectar de suas rotinas corridas ou se distanciar das redes sociais.
Esse tipo de turismo valoriza a ideia de viver no presente, desfrutar do mundo real auxiliando no desenvolvimento pessoal para quem busca se conhecer. Dessa forma, locais como matas e florestas, hotéis fazendas são alguns exemplos que tem sido alvos dos turistas.
Slow Travel
Com tradução de “Viagem lenta”, em português, a tendência promete relaxar os seus adeptos da rotina acelerada, a ideia é investir em destinos com ambientes calmos, como praias, montanhas e lugares que façam o turista se desligar da cidade.
As pessoas do século 21 tem tido, constantemente, rotinas mais aceleradas e, por vezes, possuem uma certa dificuldade em desacelerar em várias esferas de suas vidas. Em contrapartida, a macrotendência Slow Travel vem em uma direção oposta, visto que, sua missão é fazer com que as pessoas tenham experiências imersivas, não atoa, o termo “Slow” (lento).
Dessa forma, o Slow Travel tem a proposta de refletir na mudança do comportamento dos viajantes que optam por ele. A exemplo disso, ele propõe experiências profundas, conscientes, em contraste com aquilo que estamos acostumados – várias informações ao mesmo tempo e superficiais. O Slow Travel possui alguns princípios, como: sustentabilidade, imersão cultural, menos é mais, bem-estar, confira abaixo alguns exemplos:
- Sustentabilidade – aposte em transportes mais ecológicos, como trens, bicicletas e evite o uso excessivo de transportes que aumentem a pegada de carbono;
- Imersão cultural – o investimento na cultura local é uma ótima saída, já que a proposta será um aprofundamento na cultura, para além disso, resulta na valorização de culturas que não possuem tanta visibilidade;
- Menos é mais – viajar lentamente como o Slow sugere, significa mergulhar nas experiências que cada local pode proporcionar, assim, visitar menos lugares e vivenciar os momentos com certeza é se jogar no Slow Travel.
- Bem-estar – conectar-se consigo mesmo e escolher locais que promovam o bem-estar sem estresses. Dessa forma, escolha destinos com itinerários mais flexíveis e menos cansativos, você vai conseguir se conectar com o ambiente e promover um bem-estar físico e mental.
O setor de turismo tem entendido que macrotendências como essa tem aumentado no mercado. Por exemplo, as companhias de viagens e de hospedagem estão se adaptando a essa nova demanda por viagens mais lentas e sustentáveis. Muitos estão oferecendo pacotes personalizados que permitem aos viajantes explorar destinos de forma mais profunda e prolongada, além de promoverem práticas mais ecológicas, está alinhada com o crescimento do turismo responsável, que busca minimizar os danos ao meio ambiente e maximizar os benefícios para as comunidades locais.
Turismo de luxo
Ao contrário do que o nome dá entender, o “turismo de luxo” não tem a ver necessariamente com viagens luxuosas e com preços inacessíveis, mas, com exclusividade, em ter experiências únicas e sentir-se especial.
Nesse sentido, o foco dessa macrotendência é a unicidade do turista. Assim, para gerar essa sensação não são necessariamente os artigos de luxo, mas a forma como se trata o seu público, isso vai desde a sua chegada até os mínimos detalhes, como bilhetes personalizados ou brindes.
Os turistas que buscam experiências no turismo de luxo também esperam ter uma vivência culturalmente enriquecedora, autêntica e sustentável. O conceito de “luxo”, varia de pessoa para pessoa, mas, uma coisa é certa, é uma macrotendência que veio para se estabelecer!
As macrotendências do turismo em 2025 têm se voltado para o bem-estar das pessoas. Por sua vez, ainda é possível observar resquícios do estresse pós-pandemia, visto que o confinamento durou um longo período. Assim, os turistas têm buscado se reconectar consigo mesmos e investir em destinos que tragam sensação de calmaria.
Ademais, o consumo excessivo de redes sociais e informações, tem resultado nessa procura por se desconectar da internet e viver no mundo real. Desse modo, macrotendências desse tipo tem crescido e prometem permanecer no mercado por um longo período.
Sebrae setor de turismo
O Sebrae Alagoas dispões de um setor voltado para o turismo, contribuindo com consultorias voltadas para área que vão te auxiliar da melhor maneira. O turismo é um dos setores que mais crescem no Brasil e Alagoas é um dos destinos mais procurados, por isso não deixe de entrar em contato com o time Sebrae Alagoas para tirar suas dúvidas, você pode falar diretamente com a nossa analista de turismo Carolina Carioly através do e-mail carolina.alvim@al.sebrae.com.br ou por meio do WhatsApp Sebrae Alagoas.
Foi um prazer te ajudar :)