Antes de encontrar uma solução de crédito, busque informações sobre as opções que você tem, não se precipite.
O microempreendedor individual (MEI) apresenta uma série de dúvidas ao iniciar o seu empreendimento, para que elas sejam solucionadas e para que o seu negócio se consolide, há o planejamento e os aspectos que o compõem.
Em determinado ponto do processo de gestão do negócio o MEI acaba de deparando com as questões de finanças do seu negócio e, às vezes acaba optando por escolhas que não são adequadas para o que ele pretende fazer.
Uma boa gestão financeira gera bons frutos para o andamento administrativo do seu negócio, seja você um expert em finanças, ou um novato na área.
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Dentre casos e mais casos sobre diversas dúvidas de como gerir a parte financeira do seu empreendimento estão os meios para a obtenção de crédito.
Tenha muito cuidado nas suas escolhas, antes de enveredar pelos vastos campos de possibilidades de crédito, você precisa conhecer o caminho que vai traçar.
Para te ajudar, vamos esclarecer algumas informações importantes, escolhemos duas maneiras de crédito que são famosas no senso comum, são dois conceitos bastante conhecidos no cotidiano, esses são os famosos “financiamento e empréstimo”.
Leia também: Como controlar seu orçamento em 2 passos.
As diferenças entre o financiamento e o empréstimo não são difíceis de entender, vamos lá!
Basicamente, o empréstimo é uma forma de crédito que não exige restrições de uso. O empresário recorre à um banco ou empresa financeira e, mediante os trâmites do processo, recebe “emprestado” certa quantia.
O financiamento precisa de uma justificativa para a ser solicitado, o dinheiro precisa ter uma finalidade certa e específica. Ele é um pouco mais burocrático e passa por análises de crédito.
Algumas diferenças entre o Empréstimo e o Financiamento
Analise a sua necessidade de crédito e a sua situação antes de optar por uma solução financeira, a maneira de sanar seu problema não pode gerar um novo empecilho, muito menos um endividamento.
Procure o Sebrae e busque orientações para o encaminhamento específico referente à sua ideia de solução.
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O que acontece se ultrapassar o limite MEI?
O faturamento anual do MEI é o valor máximo que pode ser alcançado pela empresa da categoria, e esse limite é constantemente revisado para se adequar a realidade brasileira, por isso é preciso estar atento para essas mudanças. O limite MEI 2023 é de R$81 mil, ou seja, esse precisa ser o faturamento bruto anual do microempreendedor individual, que caso seja ultrapassado, será preciso mudar para outra categoria. O cálculo é feito a partir do valor bruto obtido pelo empreendedor, isto é, sem subtrair os custos. Logo, se sua empresa faturou R$50 mil e gastou R$ 10 mil em despesas, o valor a ser declarado na DASN MEI será de R$50 mil. O que acontece se o valor for ultrapassado em até 20%? Se você faturou até 20% a mais do que o limite, ou seja R$97,2 mil você sairá da categoria de MEI e precisará emitir uma nova guia DAS para compensar o valor excedente. A guia é emitida após o empreendedor enviar a Declaração Anual do Microempreendedor Individual referente ao ano anterior. Então, é preciso solicitar o desenquadramento como MEI e transferir a sua empresa para a categoria de ME ou EPP. Para realizar o desenquadramento, é preciso acessar o site da Receita Federal e seguir o passo a passo. O que acontece se o valor ultrapassar em mais de 20%? Nesse caso você será excluído do MEI automaticamente e precisará pagar uma cobrança retroativa de imposto do valor faturado no ano, além de juros e multa. Como controlar esse limite? A solução mais adequada é acompanhar o faturamento do seu negócio periodicamente, e caso avalie que o limite será ultrapassado, solicitar imediatamente o desenquadramento e transferência para outra categoria. Se você fizer essa correção até o último dia útil do mês posterior ao excesso de faturamento, não se faz necessário o pagamento da multa. Caso queira saber mais sobre o mundo do empreendedorismo ou tirar dúvidas sobre o limite do MEI? Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp e te encaminharemos para a consultoria que você necessita.
November, 2023
Como precificar meu produto?
Saber precificar o seu produto de forma correta é uma ação estratégica importantíssima para assegurar a permanência da sua empresa no mercado, isso porque pode ser crucial para captar clientes através de um preço justo e ao mesmo tempo conseguir lucro superior ao capital investido. Ao passo que a má precificação pode colocar sua empresa em apuros. É necessário ter em mente que o preço do produto não pode ser tão caro a ponto de desanimar o consumidor a comprar de você, mas deve ser alto o bastante para que você tenha o lucro necessário. Você, empreendedor, precisa saber equilibrar essas duas necessidades. Confira alguns passos para fazer a precificação de forma correta: Calcule as despesas: Defina os gastos fixos, aqueles que você já tem compromisso firmado com frequência como energia, internet, etc, mas também os variáveis, que são aqueles que dependem de algum fator e são esporádicos. Não esqueça de calcular também os impostos que incidem sobre a compra e venda dos produtos. Contabilize os custos por unidade Identifique quanto você gastou para produzir ou comprar a unidade do produto, calcule quanto gastou com a matéria-prima, o tempo de produção, custo de transporte e outros fatores que seu produto demanda. No caso de serviços prestados, calcule o tempo gasto na prestação para chegar a um preço que cubra os minutos ou horas trabalhadas, cobrindo todo o custo e ao mesmo tempo erando porcentagem de lucro. Estude o mercado Esteja sempre antenado às precificações praticadas no seu seguimento, a precificação não é estática, porque o mercado está em constante mudança, os preços das matérias-primas, impostos, custo de vida etc. Por isso é imprescindível acompanhar esses valores constantemente e estar sempre refazendo os seus cálculos. Modelos de precificação Markup: baseia-se no custo total de produção ou aquisição do produto, considerando despesas fixas, variáveis, margem de lucro e custo de produção. Fórmula de Markup: 100/ [100-(despesas variáveis + despesas fixas + margem de lucro)] Margem de contribuição: aqui o preço é calculado a partir do lucro bruto almejado, o próprio valor resultante da venda após deduzir custos fixos e variáveis. Fórmula da Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis) Em caso de dúvidas, estamos sempre disponíveis para te auxiliar, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou agende sua consultoria em uma de nossas sedes. Agendar consultoria
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