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Mon May 29 09:52:11 BRT 2023
Pessoas | CLIMA ORGANIZACIONAL
Por que definir uma cultura organizacional para sua empresa?

A cultura organizacional norteia a atuação interna da empresa proporcionado resultados externos e internos para a organização.

· Atualizado em 29/05/2023
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A cultura organizacional de uma empresa transparece o que motiva a organização, sua razão de ser e onde quer chegar, são os hábitos, valores morais, normas, tradições e comportamentos que permeiam a sua atuação no dia a dia.

Ter uma cultura organizacional forte é fator essencial para se diferenciar dos concorrentes e marcar presença no mercado. Além disso, é ela quem confere identidade para a empresa, facilitando a comunicação e interação interna entre os seus membros.

Uma empresa com cultura organizacional bem definida usufrui de inúmeros benefícios como:

  1. Retenção de talentos: funcionários satisfeitos tendem a criar um vínculo maior com a empresa, permanecendo nela por um longo período.
  2. Contratação de funcionário capacitados: bons funcionários indicam outros profissionais de qualidade.
  3. Captação de clientes: com as atividades da empresa funcionando de forma harmônica os clientes são atraídos.
  4. Os colaboradoes se tornam defensores da empresa: os funcionários passam a compartilhar a mensagem da empresa de forma orgânica. 
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Tipos mais comuns

Cultura de poder

O mais comum no Brasil, tem o poder centralizado nas mãos de um líder, tem hierarquia pré-definida e por conta disso, colaboradores não possuem autonomia na atuação. Nesse modelo, existe uma espécie de busca por resultados e disputa entre colabores.

Cultura de pessoas

O oposto da cultura de poder, tem sua atuação focada nos colaboradores, visa incentivar o crescimento profissional e a qualidade de vida dos funcionários. Esse modelo tem se sobressaído por ser mais eficaz na atração e retenção de talentos para a organização.

Cultura de papéis

Possui hierarquia bem desenhada e cada colaborador tem sua função pré-definida sem flexibilização, caminha através de regras, o que acaba não abrindo margem para a criatividade e inovação, podendo ser prejudicial a longo prazo.

Cultura de tarefas

Ao contrário da cultura de papéis, aqui a criatividade e inovação afloram. O objetivo é incentivar o trabalho em equipe, por isso cada colaborador é especializado em uma etapa do conjunto, para juntos concluírem os projetos.

Aqui os funcionários têm autonomia e conseguem trocar ideias de forma livre. Nesse modelo, é essencial ter um bom gerenciamento de equipe e trabalhar para incentivar a confiança entre os membros

Agora é hora de colocar a mão na massa e definir de uma vez por todas qual será a cultura organizacional do seu negócio. 

Saiba mais:

Saiba como trabalhar a cultura organizacional focada na humanização das relações


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