this is an h1

this is an h2

Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Pessoas | PESQUISA DE ATITUDE E CLIMA
Verão seguro para seu pet: dicas e cuidados

Confira dicas de como cuidar do seu animal de estimação durante as ondas de calor.

Logotipo do Sebrae

Débora Medeiros, Stephanie Larissa

· Atualizado em 31/01/2024
FAVORITAR
Botão favoritar

O Brasil tem passado por altas temperaturas com cada vez mais frequência, e não são apenas os humanos que sentem os efeitos, os animais também podem ser afetados por essas ondas de calor. Por isso, é preciso ter alguns cuidados para que os animais de estimação mantenham a qualidade de vida e uma boa saúde durante esses períodos.

E os animais também mostram alguns sinais de que estão se sentindo incomodados com o calor, como por exemplo babar mais que o comum, parecer ofegante ou com a língua de fora, falta de apetite ao longo do dia, batimento cardíaco acelerado e pele muito quente.  É preciso estar atento, porque as altas temperaturas podem causar hipertermia, que está associada ao superaquecimento, é uma condição séria que pode levar a danos nos órgãos, colapso e, em casos extremos, à morte dos bichinhos.

Os cachorrinhos que mais sentem as altas temperaturas são os braquicefálicos, como Shih-tzu, Lhasa apso, Pug, Pequinês e Buldogue, isso porque eles têm focinhos mais curtos, o que dificulta o controle térmico.

Para ajudar você a cuidar do seu gatinho ou cão, separamos algumas dicas para mantê-los refrescados e confortáveis nesse período:

Atente-se aos melhores horários para passeios e brincadeiras

Evite exercícios intensos e passeios nos horários mais quentes do dia, prefira realizar essas atividades pela manhã, final da tarde ou noite, principalmente aquelas que são externas e com exposição direta ao sol.

Os passeios em horários quentes podem provocar queimaduras de até segundo grau nas almofadinhas das patas dos seus pets, além disso, o animal pode superaquecer e acabar indo a óbito.

Os horários ideais para passear com o seu pet são às 9h da manhã ou após as 17h da tarde.

Hidratação constante

Proporcione acesso fácil e constante à água fresca mantendo potes de água limpos e frequentemente renovados espalhados pela casa e durante os passeios e brincadeiras. Essas práticas simples garantem um ambiente mais ameno e saudável para seu pet durante o verão.

O seu pet pode demonstrar alguns sinais de desidratação, por isso fique atento aos seguintes sintomas: falta de elasticidade na pele, gengivas secas, olhos secos, respiração mais ofegante que o normal, apatia e perda de apetite. Caso perceba a presença de alguns desses sinais, é preciso que leve seu pet ao veterinário o mais rápido possível.

Disponibilize sombras

Se o seu pet tem o costume de ficar no quintal, certifique-se de que ele tenha acesso à sombra e um ambiente fresco, com casinhas ou uma área coberta para que se proteja do sol. Isso permitirá que seu pet se movimente e encontre conforto quando necessário.

Uso de protetor solar

Sim, o seu pet pode precisar utilizar proteção solar, isso porque animais com pelos curtos ou de pele clara podem sofrer com queimaduras ou até mesmo com o câncer de pele, então é preciso que haja a aplicação de proteção principalmente nas orelhas, focinho e barriga.

É preciso estar atento ao uso do protetor para gatos brancos, albinos, cães como o Pitbull ou o Boxer brancos ou claros, que tenham as pontas do nariz, orelhas, o entorno dos olhos e o abdômen despigmentados.

O ideal é que busque um veterinário para saber qual protetor solar é indicado para o seu bichinho.

Não deixe seu pet preso em ambientes fechados

Jamais deixe seu animal preso em ambientes abafados, principalmente em um carro, mesmo que por pouco tempo, porque as temperaturas internas podem subir com muita facilidade, colocando em risco a vida do animal.

Além disso, deixe que tenha acesso a ambientes abertos, ventilados e com boa circulação de ar e até mesmo acesso a superfícies frias, como pisos e azulejos.

Outros cuidados para refrescar o animal

É sempre importante manter a pelagem do animal curta, por isso, mantenha a tosa do bichinho em dia, isso ajuda a reduzir o calor e a alta sensação térmica. Mas, fique atento, a tosa para raças com subpelo, como o Lulu da Pomerânia e o Chow-Chow, não é recomendada. Isso pode fazê-los perder a camada de proteção.

Outro cuidado que pode ajudar a aliviar o calor é disponibilizar petiscos gelados ou com água para o seu pet, utilize a criatividade e claro, sempre esteja atento às comidas que seu animal pode consumir. Alguns exemplos são sorvetes de frutas e cubos de gelo recheados com algum tipo de petisco.  Esses cuidados adicionais contribuirão para o bem-estar do seu companheiro durante os dias quentes.

Mantenha o banho regular com xampu no seu cão, mas inclua alguns momentos para banhos apenas com água (da mangueira, uma piscininha própria para o cão brincar, de chuveirão), spray ou até mesmo um paninho úmido para aliviar o calor. Quanto aos gatos, os banhos podem ser estressantes, então prefira passar um paninho úmido no seu corpo ou se ele for mais chegado à água, disponibilize um recipiente adequado para seu tamanho com água para que possa se refrescar.

Ao perceber qualquer sinal de que o pet está sofrendo com o calor, é importante agir rapidamente, buscando maneiras de resfriá-lo e, se necessário, procurar orientação veterinária. Dessa forma, podemos assegurar que nossos amigos de quatro patas desfrutem de uma vida saudável mesmo nos dias mais quentes.

Com essas dicas, você está pronto para desfrutar de um verão tranquilo e agradável na companhia do seu pet! Lembre-se de priorizar o conforto, hidratação e segurança do seu companheiro de quatro patas.

Aproveitem juntos os dias ensolarados!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?