As empresas dirigidas por mulheres são mais saudáveis devido ao hard skills e soft skills femininos. Entenda.
Imagine duas empresas quaisquer, uma dirigida por um homem e outra por uma mulher.
A empresa dirigida pela mulher empreendedora será mais sólida, pois a liderança feminina aceita a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade.
Todos nós, homens e mulheres, temos conhecimento e habilidades diferentes. O conhecimento e competência vêm das informações que recebemos ao longo da vida na escola, nos cursos e nas empresas.
Temos também as habilidades, que são competências positivas que desenvolvemos e que no trabalho ajudam a inspirar os outros profissionais, resolver problemas da melhor maneira, tomar decisões mais sábias e a ter resistência e proatividade diante das dificuldades.
Estas habilidades não técnicas são chamadas de soft skills.
Nas empresas, hard skills são as habilidades técnicas que um profissional pode comprovar por meio de diplomas, certificados de qualificação, testes práticos e cursos. São relacionadas ao conhecimento técnico específico da profissão.
As soft skills são características mais ligadas ao comportamento.
Em um currículo, as hard skills são as áreas em que você possui certificados.
As soft skills seriam as características que em diversas situações ajudam a construir melhores resultados. São competências comportamentais, mais subjetivas e que não são medidas por diplomas, mas por atitudes, posturas e vivências. Geralmente são adquiridas por experiências de vida e de trabalho.
Veja algumas soft skills que fazem muito diferença e que você pode aprimorar e desenvolver, sendo MEI ou atuando em empresa de maior porte.
Conquistar confiança
A autoconfiança tem impacto positivo na qualidade dos projetos e nas iniciativas da empreendedora. Em situações de conflito ou pressão esta habilidade estando evidente facilita muito o posicionamento no mercado.
A confiança motiva o empreendimento. No ambiente interno, a empreendedora e os colaboradores motivados são mais fortes para buscar um objetivo comum.
Quando você acredita em si mesmo e no seu produto ou serviço, você é mais capaz de convencer os clientes a comprarem de você.
Saber negociar
Negociar é chegar a um acordo, de maneira que todos saiam satisfeitos com o resultado. Quem sabe negociar consegue se posicionar e garantir que os seus objetivos sejam alcançados.
Aprender a negociar com técnica e respeito ao outro nos torna capaz de trabalhar todas as informações de maneira mais fácil e direta.
Procure também desenvolver a intuição e a capacidade de ler a linguagem não verbal dos interlocutores.
Identifique oportunidades e argumente com soluções criativas e objetivas que podem superar expectativas.
Administrar o tempo
Organizar as tarefas para aproveitar melhor o tempo aumenta a produtividade e a eficiência.
A gestão do tempo melhora a qualidade do trabalho e reduz o estresse.
Evite o acúmulo de tarefas sem sentido na agenda. Um dos desafios das empreendedoras é equilibrar a vida pessoal e a profissional.
Quando você não consegue gerenciar o seu tempo, dificilmente terá eficácia na gestão de outras atividades. Há diversas técnicas e estratégias para aprimorar a gestão do tempo.
Resolver problemas
Problemas acontecem. Encontrar soluções eficazes para eles é essencial para o bom funcionamento da empresa.
O matemático George Pólya dividia o processo de resolução de um problema em quatro etapas: compreensão do problema; construção de uma estratégia de resolução; execução da estratégia e revisão da solução.
Na prática, a matemática é reconhecer os problemas, se adaptar e estar disposta a mudar caso seja necessário.
Procure não focar na busca por culpados, mas na solução. Tenha humildade para reconhecer o erro, aprender sempre e preservar a reputação da marca.
Inteligência emocional
Ajuda a lidar com o estresse e a resolver conflitos de maneira construtiva.
É importante reconhecer, compreender e gerenciar as suas emoções e as emoções das pessoas ao redor. E também superar atitudes, crenças e hábitos negativos que nos condicionam e limitam, atrapalhando todo o nosso potencial.
A marca pessoal
A maioria das mulheres empreendedoras no país é MEI, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae Delas Mulher de Negócios, em 2021, com empresárias catarinenses.
E do total de MEIs do país, 45% são mulheres.
Cabeleireiras, terapeutas, designers, cozinheiras, empreendedoras vivem a sua própria marca.
Muitas vezes no empreendedorismo feminino a imagem da pessoa jurídica é a própria empreendedora por trás dela.
Saber comunicar
A comunicação é uma ferramenta estratégica para o sucesso das empresas.
A escuta ativa e a comunicação assertiva permitem construir relacionamentos sólidos com clientes e parceiros e abrem portas para novos negócios e oportunidades.
Nas mulheres a expressão de sentimentos e necessidades está no próprio funcionamento da organização. A comunicação feminina se destaca na criação de produtos, na comercialização, no marketing e na gestão de pessoas.
A capacidade de criar um ambiente de trabalho positivo e colaborativo é fator de sucesso em qualquer organização.
Empatia
A mulher empreendedora equilibra firmeza com empatia. Ela compreende as necessidades do outro, mesmo em situações desafiadoras, e busca soluções que beneficiam a todos.
A empatia cria um ambiente de trabalho positivo, inspira confiança e motiva equipes, levando ao sucesso individual e coletivo.
Mesmo em situações que exigem firmeza, a mulher empreendedora encontra o equilíbrio entre assertividade e empatia. A inclinação para a escuta ativa e a comunicação clara permite que ela compreenda os diferentes pontos de vista e construa soluções que beneficiam a todos.
Saber delegar
Delegar poderes e responsabilidades requer conhecer em profundidade as demandas do negócio e os atributos de cada colaborador, a fim de saber quem pode assumir cada tarefa. Habilidades como escuta ativa, empatia e autoconfiança fortalecem essa habilidade.
É um desafio conseguir não acumular tarefas, que uma vez superado traz bons resultados pessoais e profissionais.
A delegação eficaz traz benefícios. Equipes mais engajadas, aumento da produtividade, desenvolvimento profissional dos colaboradores e uma líder mais estratégica e realizada são frutos dessa prática.
Delegar é um caminho para o sucesso pessoal e profissional. Ao desenvolverem essa habilidade essencial, as empreendedoras constroem um futuro promissor para os negócios.
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