Proprietária de duas lojas de cosméticos, Karine Maia conta como conseguiu manter seu negócio funcionando no interior do Amazonas apostando nas vendas digitais

O ramo de beleza é um dos segmentos mais rentáveis quando estamos falando em consumo. Com crescimento de 10% ao ano nos últimos dez anos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor começou a entrar em queda com a crise causada pelo novo coronavírus.
Com a preferência voltada para itens essenciais e a perda do interesse em itens de beleza causada pela quarentena, as empresas que trabalham com a venda de cosméticos tiveram que buscar alternativas para se reinventarem, o que não foi diferente para a empreendedora da cidade de Itacoatiara, no interior do Amazonas, Karine Maia de Carvalho que encontrou alternativas e está Lidando com a Crise da melhor maneira.
Proprietária de duas lojas intituladas Bella Femme Cosmetics, a empresária teve que voltar suas alternativas de venda para a forma digital para que pudesse continuar com o faturamento da empresa. “Antes as vendas eram realizadas 95% de forma presencial e 5% pelo WhatsApp. Hoje é o contrário. Estamos com as vendas em 5% presencial e 95% através de canais como o WhatsApp, Instagram e Facebook”, contou.
Começar um empreendimento digital já era uma ideia da empreendedora. Pouco antes da crise do coronavírus mudar a forma de vender em todo o país, Karine já estava pensando na possibilidade de abrir um e-commerce para impulsionar suas vendas. Foi através da consultoria de Diagnóstico de E-commerce do SEBRAE/AM, que a lojista viu que era possível ampliar seu modo de venda através das plataformas digitais.
A consultoria é oferecida pelo Sebraetec, um produto do SEBRAE que disponibiliza serviços tecnológicos para empresas que visa a melhoria de processos, produtos e serviços e a introdução de métodos inovadores em empresas e mercados. O Diagnóstico de E-commerce é uma forma de avaliar detalhadamente aspectos como o perfil da empresa e do empreendedor, planejamento, operação logística, marketing e outros tópicos essenciais para que a abertura de um e-commerce seja bem sucedido.
Após o diagnóstico, o SEBRAE entra com a orientação para a implementação da tecnologia, dando direcionamentos personalizados de acordo com o negócio do empreendedor. Enquanto Karine está em processo para futuramente fazer a implementação do negócio, a empreendedora já começou a aplicar os conhecimentos adquiridos com o SEBRAE/AM para ter uma loja virtual através da rede social Facebook.
Ainda, a lojista adotou outras estratégias para fortalecer suas vendas no interior do Amazonas. “Investi tempo e esforço em abrir no disk-entrega e disponibilizei duas pessoas para atender nesse segmento. Além disso, aumentei a quantidade de celulares disponíveis para atendimento via ligação e WhatsApp e coloquei uma pessoa para ficar exclusivamente no Facebook e Instagram”, relatou Karine.
Hoje em dia, em tempos de crise, a empresária conseguiu manter o mesmo faturamento de suas duas lojas trabalhando apenas com uma. Isso graças a visão de mercado que Karine teve assim que abraçou o empreendedorismo.
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Com a Bella Femme há sete anos, a empreendedora apostou na abertura da segunda loja em 2017 e focou em dar amplitude do segmento de beleza para seu público. “Antes de comprar a loja, ela era focada em atender o público A e B da cidade. Eu busquei trazer mais variedade de produtos para atender a classe C e D. E fui criticada por isso”, contou Karine.
A loja foi oferecida à empresária com tudo dentro por um ex-sócio que não poderia mais administrá-la, mas que queria repassar o empreendimento para alguém que tivesse o mesmo carinho que ele pelo negócio. Karine, que trabalhava como gerente de produção em uma multinacional, aceitou o desafio e adquiriu a loja com tudo dentro, quitando a compra em dois anos e fazendo as modificações necessárias para melhorar seu negócio.
Foi com a variação de produtos mais acessíveis que a empresária mostrou às pessoas que duvidavam da sua visão de mercado que não só produtos mais baratos vendiam, como também agregavam valor a outros produtos. “Não é só uma ampola de cabelo, é um produto que leva a compra de um creme, uma touca, um pente. Estou com a segunda loja e continuo com mesmo pensamento. A segunda loja fica exatamente na área mais movimentada da cidade, onde o maior público é classe média”, explicou.
Com a reabertura gradual do comércio no Amazonas, a empreendedora se diz bastante otimista e afirma que irá continuar com as medidas implementadas durante a crise. “Vamos continuar focados com as entregas em domicílio e com a loja virtual no Facebook”, disse.
Em mais de sete anos de empresa, o SEBRAE/AM foi um importante parceiro na trajetória da Bella Femme Cosmetics. Karine faz questão de participar de cursos e eventos promovidos pelo SEBRAE e ainda leva sua equipe, composta por oito pessoas, para acompanhar os eventos.
Além disso, a empresária já participou de caravanas para Feiras Internacionais de Beleza e contratou consultorias para Criação e Registro de Marca, da Identidade Visual da Marca, Diagnóstico de E-commerce, Marketing e Gestão Financeira.
“O SEBRAE/AM não só me ajudou em toda a minha trajetória, como continua me ajudando. Tudo o que eu aprendo imediatamente tento implementar nas duas lojas. Eu saio de uma consultoria com sangue nos olhos para colocar em prática, independente do curso que faço. Desde uniforme, a logo e até a forma de trabalhar foram aprimorados através do aprendizado com o SEBRAE/AM. Ainda tem muita coisa para melhorar e a cada treinamento tento extrair o máximo para aplicar no meu negócio”, declarou Karine.
A empresária é um exemplo de uma pessoa que está Lidando com a Crise e dando a volta por cima para manter seu negócio e continuar atendendo seus clientes com cosméticos e produtos de beleza, incentivando o cuidado com a autoestima da população em Itacoatiara (AM).
O setor de beleza era uma das grandes apostas para 2020. Infelizmente, o mundo não contava com a disseminação do novo coronavírus (COVID-19) mudando o rumo de diversos segmentos e a maneira de trabalhar com vendas para que milhares de negócios não fiquem prejudicados.
O SEBRAE continua com o apoio para micro e pequenos negócios oferecendo diversos conteúdos e trabalhando online para atender os empreendedores que precisam de orientação e reforço para fortalecer sua empresa.
Para saber mais informações sobre o que o SEBRAE pode fazer pelos empreendedores amazonenses, basta entrar em contato com o SEBRAE/AM através do atendimento online ou do número 0800 570 0800.
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November, 2023
Sebrae atende mais de 20 mil empreendimentos no Amazonas
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) contabilizou 20.487 empreendimentos atendidos em 2023 por meio do programa “Sebrae na sua Empresa”. A ação que engloba todo o estado do Amazonas, oferece de forma gratuita, recomendações de gestão empresarial, tais como soluções e ferramentas para desenvolver habilidades da gestão de negócio, além de consultorias com oferta de conteúdos técnicos específicos.Aproximadamente 60 agentes se deslocam até os municípios do Amazonas para a realização dos serviços. Todo o estado já recebeu os serviços do programa, que deve continuar atendendo até o fim de novembro. Até outubro foram alcançadas 2.989 Empresas de Pequeno Porte (EPP), 10.573 Microempresas (ME) e 6.925Microempreendedores Individuais (MEI).O relatório produzido pelo SEBRAE e divulgado em 2022 sobre “Empreendedorismo Informal no Brasil”, indica que até o ano passado havia cerca de 583.219 donos de negócio sem CNPJ no Amazonas e que apenas 63.837 tinham CNPJ. Ou seja, 22% estão formalizados. Ainda segundo o estudo, a maior parte dos empreendedores informais ou formais é da ‘Agropecuária’ ou do setor de ‘Serviços’. Com o propósito de identificar o desafio da empresa, formalizar, indicar soluções e materiais importantes para a gestão do negócio, o programa ‘Sebrae na sua Empresa’ é realizado fisicamente, de porta a porta, por um consultor credenciado pela instituição, devidamente identificado com uniforme e crachá. O atendimento é gratuito e visa auxiliar o empreendedor a agregar valor e desenvolver a empresa, por meio do acesso aos planejamentos de estratégia financeira, marketing, inovação e gestão de pessoas.O serviço também pode ser solicitado via 0800-570-0800 ou no site SebraenaSuaEmpresa. Os agentes atuarão até o final de novembro, na capital e interior.
November, 2023
Cresce em 62% o número de negócios abertos no Amazonas
O relatório técnico elaborado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) registrou o aumento de 62,2% no número de pequenos negócios abertos no Amazonas. Os dados correspondem ao período de 2019 a 2022, contabilizando empresas de Microempreendedor Individual (MEI), Microempreendedor (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). O estudo é realizado com base no Cartão de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do Brasil (RFB), acessada por meio do convênio entre o Sebrae Nacional e a RFB. De acordo com o estudo, em 2019 o estado registrou 14.111 negócios abertos, envolvendo MEIs, ME e EPP. Em 2022, o número chegou a 22.893. Comércio e Serviços foram os setores mais catalogados no Amazonas, conforme os dados do relatório. No segundo trimestre de 2023, o país registrou a abertura total de 954.553 novos Pequenos Negócios. O Amazonas fechou no mesmo período com 21.866, sendo maior número em destaque para os MEIs, com 17.483.O documento atribui o crescimento aos processos de transformações tecnológicas nos últimos anos, que facilitaram a abertura de empresas no país. A utilização do meio digital é um dos principais fatores nessa mudança, como é o caso do registro de Microempreendedor Individual (MEI), que é realizado integralmente pela internet. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas e do microempreendedor individual, como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia, o Sebrae Amazonas oferece conhecimentos operacionais e técnicos para que micro e pequenas empresas se fortaleçam no mercado.A proprietária do espaço ‘Meninas Fits’, Lívia Cristo, participante de um dos programas da Instituição em parceria com a Coca-Cola, o “Empreenda como uma mulher”, relata que o apoio da entidade foi fundamental para alavancar financeiramente seu negócio. “Eu já usava algumas ferramentas, mas foi através das aulas de finanças que passei a enxergar um maior potencial de cada marmita, agora é possível medir a participação individual de cada um na empresa e entender que todos são importantes.”Outra empreendedora e idealizadora do ‘Amazônico Buffet’ é Michelle Leite, cliente do suporte oferecido pelo Sebrae Amazonas, ela afirma que as modalidades das aulas e o apoio dinâmico permitiu que “o conhecimento acerca da precificação do seu produto agregasse mais valor para sua produção”, e enfatizou que “as instruções sobre as redes sociais do negócio foram esclarecedoras para começar um relacionamento com o consumidor”, disse Michelle.Com mais de 51 anos de existência, o Sebrae comemora o dia do empreendedor, neste dia 5 de outubro, trabalhando para oferecer as melhores condições e oportunidades para quem deseja investir no próprio negócio, disponibilizando cursos, palestras, programas e outros, com o intuito de fomentar o empreendedorismo no país. No estado, além do principal programa de formação de empreendedores do mundo, o ‘Empretec’, a entidade presta consultorias para que os clientes tirem suas dúvidas e saibam cumprir todas as etapas do seu negócio — cobrindo desde a abertura, oferecendo auxílio para a obtenção de crédito e microcrédito, até o planejamento e a execução da gestão financeira e a contratação de recursos humanos.Dia do Empreendedor – 5 de outubro A comemoração da data é resultado da criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, com a aprovação da Lei nº 9.841, de 05 de outubro de 1999, e que atualmente é regulamentado pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. O objetivo da legislação vigente é fomentar o desenvolvimento e a competitividade da Micro e Pequena Empresa (MPE) e do Microempreendedor Individual (MEI).
November, 2023
Sebrae - É hora de abrir o MEI: Entenda tudo para se formalizar
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Seminário Empretec
O Empretec é um seminário imersivo de alta performance, cuja metodologia foi elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios. Ele está presente em 34 países e, no Brasil, somente o Sebrae detém autorização para implementá-lo. Durante o Empretec, você vai encarar seus medos, enfrentrar suas limitações, despertar para oportunidades e fortalecer suas habilidades empresariais. O Empretec é baseado no fato de que o sucesso empresarial vai além da habilidade de gerenciamento de negócios. A atitude individual do empreendedor é fundamental. Ao longo do treinamento, o participante estuda as principais características essenciais do comportamento empreendedor e promove a revisão de conceitos e atitudes, preparando-se para o mercado e para a vida.
October, 2023
Você conhece o Empretec do Sebrae?
Se você conhece alguém que tenha feito o Empretec, provavelmente ouviu falar muito bem deste treinamento que gera mudanças na vida e nas empresas dos participantes. As transformações geradas são vistas nos números. Uma pesquisa mostrou que os empreendedores participantes aumentaram o faturamento de suas empresas em R$ 24,6 mil por mês em média. Muito bom, hein? Baixe o e-book e saiba mais.
September, 2023
Você é bom em soft skills?
As soft skills são habilidades pessoais que afetam a maneira como você interage com outras pessoas, comunica-se e lida com situações difíceis. Elas são habilidades que envolvem aspectos comportamentais, emocionais e sociais, como liderança, comunicação, resolução de conflitos, empatia, trabalho em equipe, criatividade e adaptabilidade. Ao contrário das habilidades técnicas (hard skills), que se concentram no conhecimento técnico e específico de uma determinada área de atuação, as soft skills são transferíveis e podem ser aplicadas em qualquer ambiente ou setor profissional. As empresas valorizam cada vez mais as soft skills porque elas são cruciais para construir relacionamentos fortes com clientes e colegas de trabalho, promover um ambiente de trabalho positivo, colaborativo e lidar com mudanças e incertezas. Ter um conjunto sólido de soft skills pode ajudá-lo a se destacar em um mercado de trabalho competitivo e avançar em sua carreira.
September, 2023
Prepare-se antes de anunciar no Google ou em posts patrocinados
A empresa que vende pela internet sabe que alcança melhores resultados quando contrata mídia paga, ou seja, quando anuncia nos resultados de busca do Google ou em posts patrocinados em redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Os negócios de forma geral aumentam as vendas quando fazem propaganda. E na internet, a forma de propaganda mais importante está nas redes sociais e nos resultados de busca. É a maneira mais rápida e direta de ser visto mais amplamente pelo público desejado. Chamamos os anúncios na internet de tráfego pago. O tráfego pago é uma estratégia de marketing que visa gerar cliques e atrair visitantes para o seu site, seu marketplace, seu e-commerce, com o objetivo de fechar vendas. Funciona para negócios de todos os tamanhos, com investimento não necessariamente alto, pois sua empresa pode iniciar testando a partir de valores baixos. Por meio de anúncios em plataformas como o Google Ads e ou promoção de posts em redes sociais como o Instagram, Facebook ou TikTok, é possível direcionar de forma segura um bom volume de visitantes qualificados para a sua página de vendas.
September, 2023
Economia criativa é a arte de olhar diferente para os negócios
Você certamente já ouviu falar em economia criativa e ficou se perguntando o que seria e como chegar a ela. Hoje sabemos que a economia criativa é um conceito que compreende atividades econômicas que utilizam a criatividade e o conhecimento e geram valor e desenvolvimento econômico. Assim temos a música, o cinema, a cultura e o entretenimento, mas além de artes em geral o conceito pode se estender a áreas emergentes, como tecnologia da informação, design, moda, arquitetura, publicidade e marketing. A diferença está na criação de produtos e serviços com alto valor agregado, no uso intensivo de conhecimento e na valorização da diversidade cultural. A inovação pode se aproximar da economia criativa quando ocorre uma influência do pensamento criativo. É o que defende Israel Jorge, analista do Sebrae Nacional e autor do livro “A Virada – Como Reinventar Seu Negócio Em Tempos de Incerteza”, lançado no Brasil e em Portugal, com prefácio de Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza Segundo ele, a economia criativa vem transformando o mundo dos negócios e pode transformar sua empresa também. No livro, Israel Jorge convida quem empreende a repensar o conceito de economia criativa, a partir da sua essência artística e cultural aplicada aos negócios. Ele entende que o design, por exemplo, é uma indústria criativa que já vem há algum tempo transbordando por meio do “Design Thinking”, abordagem tão utilizada ultimamente. Assim como a forma de pensar do “designer” tem sido aplicada em outros contextos, a forma de pensar do artista também pode e deve ser aplicada. A arte e a cultura permeiam diversas indústrias, em um novo caldeirão que potencializa a criatividade e a inovação em todos os negócios, afirma.