O SEBRAE/AM torna pública a oferta do Programa Cidade Empreendedora 2024, iniciativa destinada a atender municípios do Estado do Amazonas
O SEBRAE/AM torna pública a oferta do Programa Cidade Empreendedora 2024, iniciativa que visa a transformação dos municípios conectada com a estratégia de desenvolvimento territorial do Sebrae, que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial com ações nos eixos temáticos Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Públicas, Inovação e Sustentabilidade, Lideranças Locais, Sala do Empreendedor, Empreendedorismo na Escola, Cooperativismo e Crédito, Marketing Territorial e Setores Econômicos, bem como a Inclusão Produtiva com atividades voltadas para fortalecer os empreendedores, os negócios e a economia local.
Critérios de Participação
O Programa tem abrangência limitada ao orçamento do SEBRAE/AM, sendo possível contemplar municípios para o Ciclo 2024 seguindo os seguintes critérios:
1. Estar entre os 62 municípios do Estado do Amazonas;
2. Ter aderência aos eixos temáticos trabalhados no Programa;
3. Preencher todos os itens do Formulário de inscrição e manifestação de interesse (Anexo I).
Investimento
Aos municípios interessados na atuação do SEBRAE/AM para implantação de políticas de desenvolvimento econômico, com foco nos pequenos negócios, será firmado um CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS com valores calculados a partir das necessidades verificadas pela gestão municipal em
conjunto com o SEBRAE/AM, com investimento mínimo de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), conforme acordado entre as partes.
Prazo para inscrição: 20/11 a 20/12/2023
Para as Prefeituras interessadas em se inscrever e/ou saber mais sobre a metodologia, eixos estratégicos, soluções aplicadas pelo Programa Cidade Empreendedora, entrar em contato com a Unidade de Empreendedorismo no Interior – UEI, por meio dos contatos:
- José Antonio Fonseca, e-mail: jose.fonseca@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98560-0789
- Marcelo José de Souza, e-mail: marcelos@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98634-4355.
O Cidade Empreendedora se organiza em 10 eixos de atuação que foram definidos de forma a contemplar todas as temáticas que influenciam a capacidade de um município em iniciar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento.
- GESTÃO MUNICIPAL
Apoia na elaboração de soluções que considerem as vocações de cada território de acordo com as características e dinâmicas, ou seja, que tratem os diferentes locais de forma diferente. Visa promover o engajamento dos gestores públicos, com foco na alta direção do poder público municipal (gabinete do prefeito), priorizando a agenda do desenvolvimento econômico do município.
- LIDERANÇAS LOCAIS
Identifica e capacita as lideranças locais para que desenvolvam iniciativas focadas na melhoria do ambiente de negócios do município em prol da competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios.
- DESBUROCRATIZAÇÃO
A desburocratização, também conhecida como simplificação, busca facilitar o sucesso dos pequenos negócios, removendo empecilhos na jornada desses empreendedores. Assim, proporciona-se aos municípios agilidade no processo de abertura e funcionamento das empresas, geração de emprego e renda, e oportunidades aos seus cidadãos, sendo tudo isso sinônimo de desenvolvimento para o município. Neste eixo, também são oferecidas ferramentas para que o município atue em consonância com a Lei da Liberdade Econômica, com a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização das Empresas e Negócios (Redesim) e demais iniciativas da área.
- SALA DO EMPREENDEDOR
A Sala do Empreendedor tem como objetivo a prestação de serviços aos empresários já estabelecidos ou potenciais, que vão desde a orientação básica até a tramitação de documentos e processos relativos ao funcionamento regular das empresas. O Cidade Empreendedora possui um conjunto de soluções completas para a estruturação, gestão e avaliação das Salas do Empreendedor, garantindo que sejam espaços de referência no atendimento aos empreendedores, atuando como um elo de transformação para o desenvolvimento local.
- COMPRAS GOVERNAMENTAIS
O aumento da participação dos pequenos negócios locais nas compras governamentais contribui para o aumento do emprego, garante maior economicidade e retém renda no próprio município. Além de apoiar o município na adequação de seus processos licitatórios frente às determinações da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa - que preconiza o tratamento diferenciado aos pequenos negócios locais - o Cidade Empreendedora também traz soluções que visam capacitar os gestores públicos de compras, desenvolver fornecedores locais, elaborar e divulgar o Plano de Compras Municipal e promover o fomento da agricultura familiar.
- EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA
O Cidade Empreendedora busca promover o empreendedorismo nas escolas, avaliar o ambiente institucional para implementação da educação empreendedora, fortalecer a perspectiva da educação integral com foco no exercício da cidadania e qualificação para o trabalho e capacitar os alunos, os gestores escolares e professores em educação empreendedora.
- INCLUSÃO PRODUTIVA
As ações deste eixo visam promover a inserção econômica, por meio do empreendedorismo, daquelas pessoas que estão socialmente excluídas e que se encontram, por razões diversas, em situação de vulnerabilidade, bem como fomentar o desenvolvimento de pequenos negócios dos segmentos identificados como “base da pirâmide social”. A promoção da Inclusão Produtiva, por meio do empreendedorismo, busca acelerar o desenvolvimento social e econômico dos territórios, de forma inclusiva e sustentável, contribuindo simultaneamente para a redução de processos crônicos de exclusão social e para a melhoria da qualidade de vida da população em condição de vulnerabilidade. É importante estabelecer parceria com os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) que são as organizações responsáveis pela oferta de serviços públicos de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no que concerne ao atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
- MARKETING TERRITORIAL E SETORES ECONÔMICOS
O Marketing Territorial trata das vocações capazes de criar vantagens competitivas na atração de fluxos econômicos para o território. Incluem-se aqui estratégias e soluções para o desenvolvimento do potencial turístico e sua produção associada, a indicação geográfica e o apoio aos segmentos econômicos estratégicos para a potencialização da economia local, de acordo com as características e dinâmica de cada município, como a modernização de feiras livres, campanhas de valorização do comércio local e encadeamento produtivo com foco territorial.
- COOPERATIVISMO E CRÉDITO
O cooperativismo, associativismo e o crédito são caminhos para gerar desenvolvimento local e regional, apoiando a criação de empresas, novos empregos, renda e arrecadação. O Cidade Empreendedora reconhece que a articulação com o sistema financeiro é fundamental para garantir o acesso de empresas e produtores rurais aos serviços financeiros.
- INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Eixo que busca fomentar e acelerar o crescimento de pequenos negócios por meio da facilitação de acesso à serviços tecnológicos e da identificação e conexão com os demais atores que atuam no ecossistema de inovação para promover a sinergia nas cadeias de valor do município. Também é foco desse eixo inserir os temas de inovação e sustentabilidade no setor público com vistas à sua modernização, digitalização, aumento da eficiência de seus serviços e adequação à legislação ambiental.
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O que é proposta de valor e por que definir a sua
Você sabe qual é a proposta de valor da sua empresa? O mercado é muito competitivo e oferece opções para seus clientes, por isso é importante que sua empresa saiba se diferenciar da multidão e mostrar o motivo de ser a escolhida entre outras. Definir a proposta de valor de sua empresa é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade do negócio. Muitas empresas, principalmente as pequenas, não se preocupam em entender o que é proposta de valor. Simplesmente funcionam e quando têm sucesso esta preocupação fica em segundo plano. Mas se o mercado se tornar retraído para o que oferecem, esta necessidade se impõe. Percebem então que as pessoas se conectam com maior facilidade com outras empresas que demonstram ter um produto ou serviço melhor para elas. Neste momento a definição de uma proposta de valor é fundamental para a gestão do negócio. Mas o que é proposta de valor? A proposta de valor é a razão que a empresa possui para existir. É o motivo que a faz ser escolhida entre concorrentes e também a razão para cobrar o seu preço. Em outras palavras, a proposta de valor é a promessa do que será entregue ao cliente. Se a sua empresa não consegue de alguma forma transmitir valor aos clientes, como eles vão poder valorizar o que você oferece? Se você não consegue fazer os clientes perceberem que devem escolher a sua empresa e pagar o que você cobra, eles não vão fazer esta escolha. Quando isso acontece, as empresas chegam a reduzir o preço constantemente para atrair os clientes, o que não é nada saudável ao longo do tempo. Por que a sua alternativa é melhor do que as outras? A proposta de valor (pode ser mais de uma) varia de negócio para negócio. O importante é passar a ideia de valor de uma forma simples e fácil de entender. A proposta deve conter o problema, a solução e o diferencial. Vamos usar um exemplo bem conhecido, o Airbnb, em comparação a um hotel comum. As duas opções de hospedagem têm as suas vantagens. O diferencial pode estar na experiência de viagem e também no preço. Nas estadias mais longas com sua família, o Airbnb poderá ser a melhor escolha, dependendo do destino e de vários outros fatores. Motivos para definir a proposta de valor Definir a proposta de valor traz várias vantagens para a empresa: 1. Diferenciação no mercado 2. Orientação estratégica 3. Compreensão do cliente 4. Precificação adequada 5. Comunicação eficaz 6. Cultura organizacional Como transmitir sua proposta de valor ao cliente? Sabemos que a proposta de valor não é só preço. Os produtos da Apple não são baratos diante dos concorrentes e mesmo assim são muito vendidos. Mas como a sua empresa pode mostrar a sua proposta de valor? Use o Canvas Crie seu modelo de negócios com o Sebrae Canvas. Use esta ferramenta gratuita, no desktop ou no celular. Basta fazer um cadastro rápido para ter acesso. https://canvas-apps.pr.sebrae.com.br O Sebrae Canvas fornece um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos As ideias representadas nos nove blocos formam a conceituação do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.
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Roadshow - Construindo negócios com a Petrobras
Chegou a vez do Norte do país receber o Encontro com Fornecedores Petrobras. O road show, em parceria com o Sebrae, desembarca em Manaus (AM) no próximo dia 6 de dezembro. Será uma oportunidade para que pequenos negócios da cadeia de óleo, gás e energias renováveis da região conheçam mais sobre as atividades da estatal e como podem se tornar fornecedores da empresa. Iniciativas relacionadas à descarbonização e produção de energia em Urucu serão alguns dos temas do evento, que abordará ainda os programas de financiamento disponíveis para fornecedores, oportunidades e projetos, como fazer negócios com a Petrobras, entre outros assuntos. O road show já passou pelo Nordeste, onde somou aproximadamente 400 participantes nas capitais Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA). A expectativa é de que o encontro aproxime pequenos fornecedores da Petrobras, aumentando a competitividade desses negócios. “O objetivo é fortalecer o relacionamento com o mercado fornecedor local, apresentar as demandas da Petrobras no Amazonas e desmistificar o modelo de contratação da estatal. Os pequenos negócios da região terão a oportunidade de conhecer as futuras e atuais demandas de bens e serviços, assim como ter acesso ao portfólio de soluções do Sistema Sebrae”, detalha Carlinho Santos, analista de Energia e Economia Sustentável do Sebrae. Para a gerente executiva de Suprimentos da Petrobras, Marina Quinderé, o road show vem cumprindo o seu objetivo de abrir diálogo e firmar um relacionamento colaborativo com a cadeia de fornecedores. “O diálogo e fortalecimento do mercado fornecedor são fundamentais para nossos ativos em operação e projetos futuros. A ideia é avançar cada vez mais nesta aproximação, apresentando as demandas da companhia e identificando oportunidades de negócios que atendam as nossas atividades e ampliem o desenvolvimento dos mercados regionais”, afirma Marina. A gestora de projeto para o segmento de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae Amazonas, Noira Auzier, destaca que o evento abre novas possibilidades para os empresários locais. “O Road show será importante para o Norte, pois possibilita que as empresas fornecedoras de bens e serviços e as startups identifiquem as oportunidades e os caminhos de parcerias comerciais e tecnológicas com a Petrobras. Será, sem dúvida, um marco na retomada do segmento e na geração de novos negócios para os amazonenses”, comenta Noira.
Tue Nov 28 13:48:38 BRT 2023
Formalização do MEI [Micro Empreendedor Individual]
É um prazer imenso em termos você aqui novamente conosco.Vamos lá! O crescimento de empreendedores no Brasil se tornou considerável no decorrer dos anos e são nesses momentos que acabamos refletindo sobre as facilidades e os meios legais que são necessários para ser um empreendedor formalizado. A categoria de Microempreendedor Individual surgiu como resposta a essas pessoas autônomas e pequenos negócios terem a oportunidade de se inserir na grande disputa por um lugar no grande mercado de vendas.
Mon Nov 27 12:34:50 BRT 2023
Sebrae atende mais de 20 mil empreendimentos no Amazonas
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) contabilizou 20.487 empreendimentos atendidos em 2023 por meio do programa “Sebrae na sua Empresa”. A ação que engloba todo o estado do Amazonas, oferece de forma gratuita, recomendações de gestão empresarial, tais como soluções e ferramentas para desenvolver habilidades da gestão de negócio, além de consultorias com oferta de conteúdos técnicos específicos.Aproximadamente 60 agentes se deslocam até os municípios do Amazonas para a realização dos serviços. Todo o estado já recebeu os serviços do programa, que deve continuar atendendo até o fim de novembro. Até outubro foram alcançadas 2.989 Empresas de Pequeno Porte (EPP), 10.573 Microempresas (ME) e 6.925Microempreendedores Individuais (MEI).O relatório produzido pelo SEBRAE e divulgado em 2022 sobre “Empreendedorismo Informal no Brasil”, indica que até o ano passado havia cerca de 583.219 donos de negócio sem CNPJ no Amazonas e que apenas 63.837 tinham CNPJ. Ou seja, 22% estão formalizados. Ainda segundo o estudo, a maior parte dos empreendedores informais ou formais é da ‘Agropecuária’ ou do setor de ‘Serviços’. Com o propósito de identificar o desafio da empresa, formalizar, indicar soluções e materiais importantes para a gestão do negócio, o programa ‘Sebrae na sua Empresa’ é realizado fisicamente, de porta a porta, por um consultor credenciado pela instituição, devidamente identificado com uniforme e crachá. O atendimento é gratuito e visa auxiliar o empreendedor a agregar valor e desenvolver a empresa, por meio do acesso aos planejamentos de estratégia financeira, marketing, inovação e gestão de pessoas.O serviço também pode ser solicitado via 0800-570-0800 ou no site SebraenaSuaEmpresa. Os agentes atuarão até o final de novembro, na capital e interior.
Mon Nov 13 16:07:28 BRT 2023
Cresce em 62% o número de negócios abertos no Amazonas
O relatório técnico elaborado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) registrou o aumento de 62,2% no número de pequenos negócios abertos no Amazonas. Os dados correspondem ao período de 2019 a 2022, contabilizando empresas de Microempreendedor Individual (MEI), Microempreendedor (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). O estudo é realizado com base no Cartão de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do Brasil (RFB), acessada por meio do convênio entre o Sebrae Nacional e a RFB. De acordo com o estudo, em 2019 o estado registrou 14.111 negócios abertos, envolvendo MEIs, ME e EPP. Em 2022, o número chegou a 22.893. Comércio e Serviços foram os setores mais catalogados no Amazonas, conforme os dados do relatório. No segundo trimestre de 2023, o país registrou a abertura total de 954.553 novos Pequenos Negócios. O Amazonas fechou no mesmo período com 21.866, sendo maior número em destaque para os MEIs, com 17.483.O documento atribui o crescimento aos processos de transformações tecnológicas nos últimos anos, que facilitaram a abertura de empresas no país. A utilização do meio digital é um dos principais fatores nessa mudança, como é o caso do registro de Microempreendedor Individual (MEI), que é realizado integralmente pela internet. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas e do microempreendedor individual, como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia, o Sebrae Amazonas oferece conhecimentos operacionais e técnicos para que micro e pequenas empresas se fortaleçam no mercado.A proprietária do espaço ‘Meninas Fits’, Lívia Cristo, participante de um dos programas da Instituição em parceria com a Coca-Cola, o “Empreenda como uma mulher”, relata que o apoio da entidade foi fundamental para alavancar financeiramente seu negócio. “Eu já usava algumas ferramentas, mas foi através das aulas de finanças que passei a enxergar um maior potencial de cada marmita, agora é possível medir a participação individual de cada um na empresa e entender que todos são importantes.”Outra empreendedora e idealizadora do ‘Amazônico Buffet’ é Michelle Leite, cliente do suporte oferecido pelo Sebrae Amazonas, ela afirma que as modalidades das aulas e o apoio dinâmico permitiu que “o conhecimento acerca da precificação do seu produto agregasse mais valor para sua produção”, e enfatizou que “as instruções sobre as redes sociais do negócio foram esclarecedoras para começar um relacionamento com o consumidor”, disse Michelle.Com mais de 51 anos de existência, o Sebrae comemora o dia do empreendedor, neste dia 5 de outubro, trabalhando para oferecer as melhores condições e oportunidades para quem deseja investir no próprio negócio, disponibilizando cursos, palestras, programas e outros, com o intuito de fomentar o empreendedorismo no país. No estado, além do principal programa de formação de empreendedores do mundo, o ‘Empretec’, a entidade presta consultorias para que os clientes tirem suas dúvidas e saibam cumprir todas as etapas do seu negócio — cobrindo desde a abertura, oferecendo auxílio para a obtenção de crédito e microcrédito, até o planejamento e a execução da gestão financeira e a contratação de recursos humanos.Dia do Empreendedor – 5 de outubro A comemoração da data é resultado da criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, com a aprovação da Lei nº 9.841, de 05 de outubro de 1999, e que atualmente é regulamentado pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. O objetivo da legislação vigente é fomentar o desenvolvimento e a competitividade da Micro e Pequena Empresa (MPE) e do Microempreendedor Individual (MEI).