O bom atendimento é das áreas mais negligenciadas por muitos empresários. Mas sem ele o cliente não retorna. Veja dicas para mantê-lo satisfeito.
Vale a pensa dedicar um minutinho para este pequeno discurso do fundador da Walmart, maior empresa de varejo do mundo. Uma vez o empresário Sam Walton disse o seguinte em um programa de treinamento para seus funcionários:
“Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.
Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.
Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas somente.
Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera pacientemente enquanto os funcionários trocam ideias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.
Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou? Eu sou o cliente que nunca mais volta!
Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma. Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas: um pouco mais de cortesia.
Clientes podem demitir todos de uma empresa simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar."
É comprovado que as pessoas preferem pagar um pouco mais onde são bem atendidas. Por isso, o bom atendimento é um fator de crescimento para o seu negócio.
A boa experiência faz com que o cliente saia satisfeito, indique a sua marca a outras pessoas e fidelize. Do contrário ele não vai voltar e ainda comentar sobre a decepção a quem perguntar.
Para melhorar a satisfação do cliente considere estes pontos.
Valorize todos
Não importa o tamanho ou valor da compra. Quem faz compras menores pode voltar e comprar bastante, além de elogiar a sua empresa. Nunca se sabe o dia de amanhã.
Crie conexão
A pressão pela venda é importante, mas não empurre. Criar uma conexão com o cliente no momento de atendimento é saber ouvir, ter empatia e iniciar um vínculo.
O foco deve estar na pessoa, e não na venda. Deixe o cliente falar, para direcionar melhor a solução. E tenha cuidado com as suas palavras; evite comentários inadequados.
Pratique a venda consultiva
O bom atendimento é como uma conversa. Vender é saber ouvir. Entenda o que a pessoa deseja e o que está atrapalhando. Se o cliente tem dúvidas sobre o que escolher, ajude-o a encontrar a melhor opção. Use o seu conhecimento e conquiste confiança.
Seja verdadeiro
Mais sobre confiança: não prometa o que não pode cumprir, pois a pior coisa é o cliente não acreditar mais em você.
Demonstre interesse genuíno
Manifeste interesse pelas pessoas que estão à sua frente, busque entendê-las, converse como faz com um amigo. Sua venda ficará mais natural.
Não demore a responder as consultas
No atendimento presencial e no online, responda o mais rápido possível. Não deixe que o cliente interprete uma demora como falta de interesse e vá para o concorrente.
Salve os dados do cliente
Sempre sem invadir e sem incomodar, registre o máximo de informação sobre quem comprou com você (e consentiu em dar os dados). Anote quando comprou, os produtos que escolheu, quando faz aniversário, a profissão, o e-mail, o WhatsApp. São informações que irão trazer novas vendas no futuro. Use a criatividade para que o
cliente volte a comprar. Evite mensagens muito padronizadas e procure manter alguma personalização na mensagem. Se possível, use um CRM.
Pratique o pós-venda
Poucos negócios fazem acompanhamento ou pós-venda. Use pesquisas de satisfação, por exemplo, para mostrar interesse no atendimento e na vontade de implementar melhorias. O pós-venda serve também para oferecer um produto complementar e a vender novamente. Sempre sem pressionar.
E conte com o Sebrae para melhorar o seu atendimento!
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Como fotografar produtos com o celular
Quem tem um e-commerce, usa redes sociais ou está em um marketplace, precisa de boas fotos para vender seus serviços e produtos. Boas fotos dos produtos atraem a atenção e são um fator determinante para a compra. Estamos falando aqui para quem não é fotógrafo de verdade e nem tem uma câmera profissional - mas tem um celular. Mesmo com um celular simples, você pode tirar fotos incríveis de produtos se seguir estas dicas e usar sua criatividade. Pratique e você estará pronto para criar fotos de aparência profissionais que atrairão a atenção dos seus clientes e aumentarão suas vendas online. Adote agora estes comportamentos que dão resultado. Planejamento:planeje a sessão de fotos com antecedência e defina seus objetivos. Organização:organize os produtos e os acessórios antes de começar a fotografar. Paciência:tire várias fotos para garantir que você obtenha o resultado desejado. Prática: pratique e experimente diferentes técnicas para aprimorar suas habilidades. Experimente diferentes técnicas de fotografia e edição para encontrar o seu estilo. Inspiração:busque inspiração em outros fotógrafos de produtos. Agora siga estas práticas que os fotógrafos seguem: Treine o seu olhar A observação vai ajudar você a melhorar as suas fotos. Tenha um olhar treinado para reparar nos detalhes, diferenciar o que chama a atenção e identificar o que é mais harmônico esteticamente. Conseguir boas fotos vem com o treino, especialmente no começo. Para fotografar produtos, a dica é: testar, repetir e mudar pequenos detalhes. Crie uma pasta de referências Guarde em seu computador uma pasta onde você vai salvar fotos que tenham relação com o seu projeto, fotos que você encontra nas redes sociais, nas pesquisas no Google e nas lojas que vendem itens como os seus. Elas vão servir de inspiração. Observe itens como: O fundo usado. Os detalhes do produto. Como é a iluminação. Qual o ângulo. Quais os outros elementos que compõem a foto. Iluminação é tudo Obter a iluminação adequada é um dos pontos mais importantes. Os detalhes do produto devem estar nítidos. Procure usar luz difusa, porque ela se espalha em várias direções e cria sombras mais agradáveis. Existem opções de iluminadores, como ring light e softbox, que são equipamentos de custo bem acessível e fáceis de encontrar. Ao fazer fotos durante o dia, observe se a sombra não está atrapalhando a qualidade e a harmonia das fotografias. E não faça fotografias contra a luz, a menos que compense com outra fonte de luz frontal. Fotos tremidas ou fora de foco não Fotos tremidas: use um tripé ou algum tipo de apoio, como um livro ou caixa, para manter o celular estável e evitar fotos borradas. Um tripé é um investimento barato e essencial. Foco: toque na tela do celular onde você deseja que o foco seja definido para garantir que o produto esteja nítido na foto. Use um fundo branco ou preto Ter um fundo branco é importante para mostrar detalhes nas imagens dos produtos, que serão usadas em sites, marketplaces ou enviadas ao cliente. Uma cartolina ou pano branco ajudam a mostrar o produto, sem distrações no fundo. Uma mesa branca ou preta serve como fundo infinito para os produtos. Veja se vale a pena investir em um cenário, que você pode consultar na internet. Cenários naturais Em fotos para redes sociais, a humanização é um fator interessante, para mostrar o produto dentro de um contexto. Ao fotografar acessórios de moda use fotos de pessoas, de preferência com roupas sem estampa, para não distrair a atenção. Nos produtos de alimentação, mesas postas ou outros cenários demonstram o produto sendo consumido. Se o produto causa uma transformação – como em limpeza ou produtos de beleza –, é interessante mostrar o “antes e depois”, e também a foto do produto ao lado do resultado alcançado. Conheça os recursos da câmera Vários modelos de smartphones têm configurações avançadas para a câmera. Procure conhecer as possibilidades, pois você vai usar um dia. Algumas câmeras têm: Ajuste de luz. Possibilidade de ajustar o foco. Filtro. Flash automático. Se precisar de ajuda para configurar a câmera do seu celular, procure no YouTube vídeos como: “fotos profissionais” e o nome e modelo do seu celular. Limpe a lente da câmera do seu celular com um pano macio e sem fiapos para garantir fotos nítidas. Composição e enquadramento Preencha o quadro da foto com o produto, mas deixe um pouco de espaço ao redor para respirar. Procure fazer o enquadramento com uma composição harmônica. Ângulo: experimente diferentes ângulos para encontrar a perspectiva mais interessante para o produto. Fotografe de cima, de lado, em diagonal e até mesmo de baixo para mostrar diferentes detalhes. Regra dos terços: use a regra dos terços para criar uma composição mais equilibrada e interessante. Divida a tela do seu celular em nove partes iguais e posicione o produto nos pontos de interseção ou ao longo das linhas. Se preferir, habilite o grid nas câmeras fotográficas. As linhas ajudam na orientação ao fazer as fotografias. Normalmente, essa opção fica disponível nos ajustes do celular. Cuidado com o excesso de informação. Uma foto com muitos elementos pode afastar o consumidor, ao invés de chamar a atenção dele. Para as redes sociais, vale a pena caminhar para a criação de uma estética única, para padronizar o feed ou galeria de fotos, para gerar uma identidade de marca. Mostre os detalhes importantes em close Quando possível, mostre uma opção mais ampliada do produto, com detalhes bem de perto. Isso aumenta a confiança do consumidor, já que ele não pode tocar no produto ou olhar de perto. Se for um produto eletrônico, por exemplo, mostre um close das entradas e conexões. Aprenda a editar Experimente aplicativos de edição de fotos, como o Snapseed, VSCO ou Lightroom para ajustar cores, contraste, nitidez e outros aspectos da foto. Não use filtros para fotos de produtos, pois o comprador quer ver o produto claramente. Corrija as cores para que fiquem o mais fiéis possível à realidade. Faça retoques sutis para remover imperfeições e melhorar a aparência do produto. Deixe os filtros para as fotos de pessoas e as redes sociais. A resolução da foto Resolução é a quantidade de pixels por polegada. Qual a melhor resolução para fotos de marketplace e de e-commerces? É indicado que as imagens para produto tenham 1020 x 1024 pixels. Resolução baixa faz com que a foto tenha menos nitidez. Na hora de enviar as fotos, cada plataforma tem a sua regra para o tamanho do arquivo que aceitam. Normalmente, os sites e os marketplaces limitam o tamanho do arquivo em até 50 MB nos formatos PNG, JPEG e JPG. Você pode usar sites e ferramentas que reduzem o tamanho do arquivo, sem perder a resolução, como é o caso do ImageSmaller, ou outros compactadores de imagem.
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Você sabe o que são gatilhos mentais?
Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas. Você que é empresário pode utilizá-los para aumentar suas vendas ou favorecer o seu negócio. Baixe o ebook e entenda mais sobre o tema.
March, 2024
Marketing de afiliados remunera produtores de conteúdo
Marketing de afiliados é uma estratégia que usa o afiliado para promover vendas. O afiliado é um especialista em conteúdo e marketing que divulga produtos e serviços de terceiros, com o objetivo de receber pelas vendas que realizou. A vantagem para as empresas é aumentar as vendas no ambiente digital e ampliar o conhecimento de marcas e produtos. O afiliado é um divulgador dos produtos que escolhe promover. Ele não precisa se preocupar com estoque, logística de entrega, taxas de envio, impostos ou qualquer outro valor referente ao produto. Cada vez que um visitante clica no link e realiza a ação desejada (como comprar um produto ou se cadastrar em um evento), uma comissão é registrada para o afilhado. Há vantagens para os dois lados – o marketing de afiliados está em expansão no Brasil e alcançou em 2023 um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. O que você deve fazer para ser afiliado Não é preciso fazer investimentos altos para ser um afiliado, nem desenvolver um produto do zero. É uma oportunidade para quem possui boa audiência em sites e redes sociais e tem interesse em usar seu conhecimento em conteúdo e marketing para fechar vendas. Para iniciar, o afiliado precisa escolher um programa de afiliados, selecionar os produtos que deseja e promovê-los em sites, blogs, e-mail marketing e plataformas sociais.
March, 2024
Aumente suas vendas recebendo por cartão de crédito e débito
Dependendo do seu ramo de atividade, é essencial oferecer aos clientes a opção de pagar usando cartão de crédito e débito. O fato é que este tipo de pagamento se tornou uma exigência do comprador. Em lojas, podemos dizer que mais de 70% dos clientes preferem não pagar em dinheiro. Para não perder vendas, o pequeno empresário também precisa estar preparado para receber pagamentos por cartão. Neste caso, qual seria a melhor maquininha de cartão? Antes vamos entender as diferentes opções disponíveis para receber pagamentos, além de Pix e dinheiro.