O objetivo é montar um planejamento completo para garantir o funcionamento do negócio a curto, médio e longo prazos.
O plano de negócios é um documento que busca antecipar cenários da atuação da sua empresa, que vai ajudar a prevenir erros e a dar viabilidade para a sua ideia.
Muitos empreendedores deixam de fazer esse valioso planejamento e acabam passando por muitas dificuldades nos meses iniciais de abertura do negócio. No entanto, elaborar o plano de negócios também é importante para quem está ampliando a empresa.
A resposta é porque você não deve entrar em um mercado sem conhecer profundamente o seu público-alvo, concorrente, custos e diversos outros fatores.
Ainda não está convencido? Então, em um rápido exercício sobre o seu negócio, responda:
· Você conhece as principais características do seu negócio?
· Você já definiu uma missão da sua empresa?
· Você já tem como personas dos seus clientes definidos (idade, renda média, localização, volume, etc)?
· Qual o comportamento de seus clientes e qual o gatilho de compra deles?
· Você já conhece os melhores canais de compra para seu produto?
· Existe um estudo sobre seus concorrentes, para entender suas opções e franquias e como aprender com elas, como entender se existe espaço nesse mercado e eliminando seu produto?
· Existe um estudo dos fornecedores, seus poderes de barganha, flexibilidades e vulnerabilidades?
· Você sabe qual o melhor preço para que seu produto tenha aderência no mercado?
· Quais são suas políticas promocionais?
· Em quantos e quais canais você pretende divulgar seu produto ou serviço?
· Qual sua capacidade produtiva máxima? Qual é a mínima?
· Existe algum mapeamento e gestão de processos dentro da sua ideia de negócio?
· Quantas pessoas serão necessárias para fazer o empreendimento funcionar?
· Você já estimou seus investimentos fixos para que o negócio funcione da maneira apropriada?
· Você já definiu seu capital de giro?
· Existe alguma estimativa de faturamento mensal? Para quais cenários diferentes?
· Você já tem indicadores de viabilidade do negócio?
Se já te convencemos, agora aproveite os conteúdos preparados especialmente para te ajudar a elaborar seu plano de negócios:
- Manual
O Sebrae preparou um manual, exclusivo, que vai orientá-lo na criação do seu plano de negócios.
Baixe o arquivo completo em PDF “Como elaborar um plano de negócios”
- Pesquisa de mercado
No planejamento do negócio é fundamental fazer uma pesquisa de mercado. Confira esse guia em PDF Como Fazer Pesquisa de Mercado Usando a Internet.
- Cursos
Curso online e gratuito de Planejamento Estratégico para Empreendedores: aprenda a ter estratégias claras para o seu negócio expandir e como garantir que ela serão executadas. Se inscreva aqui.
Aprenda no Sebrae Canvas como desenvolver seu modelo de negócios ou até mesmo repense um modelo já existente e de forma virtual! Se inscreva aqui.
Criado pelo Sebrae em Minas Gerais, é uma ferramenta útil para organizar ideias e informações sobre o ramo de atividade escolhido, sobre produtos e serviços que irá oferecer, clientes, concorrentes, fornecedores, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e na gestão da empresa. Acesse aqui.
7 passos para fazer o plano de negócios
Artigo com mais dicas sobre como criar seu plano de negócio nos 7 passos:
o Definição do negócio
o Análise de mercado
o Plano de marketing
o Plano operacional
o Plano financeiro
o Análise de cenário
o Avaliação do plano de negócio
Leia artigo completo do Sebrae Ceará
- Assista ao vídeo e saiba mais
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5 tendências de negócios para 2023
Marcelo Pimenta é professor, palestrante e empresário, apaixonado por empreendedorismo, criatividade e inovação nos negócios. Jornalista, especialista em marketing, mestre em planejamento estratégico e consultor do Sebrae. Conversamos com ele sobre inovação nas empresas e sobre as tendências de negócios para 2023. Entre as possibilidades mencionadas por ele, temos: 1. Negócios colaborativos Há uma tendência grande hoje dos negócios se juntarem e colaborarem entre si. A ideia é reduzir custos, aproveitar as complementaridades. Por exemplo, usar o mesmo espaço físico e oferecer algo mais para encantar os clientes. 2. Vida natural As pessoas estão percebendo que a natureza é a coisa mais perfeita do mundo. O alimento pode ser natural, a roupa, a casa, a terra, o alimento para o pet. Tudo que é natural vai trazer mais satisfação e longevidade. 3. Longevidade As pessoas estão vivendo mais e uma parcela da população não está sendo atendida. Não existem, por exemplo, escolas, agências de viagem ou hotéis preparados para atender esse público mais maduro e com outras exigências. 4. Digitalização crescente O consumidor está cada vez mais conectado. Tudo está no celular: redes sociais, lojas online, aplicativos diversos, mapas virtuais, bancos. Seu negócio precisa estar alinhado a essa tendência. A jornada do seu cliente precisa encontrar a sua marca no digital. 5. Saúde e bem-estar Espaços compartilhados que tenham programas de saúde e bem-estar são diferenciais no mundo de hoje. São temas que podem permear qualquer negócio e você pode ser um embaixador junto aos seus clientes. Assista ao vídeo completo
Fri Jan 20 11:41:27 BRT 2023
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