Desenvolvido pela Unidade de Atendimento Coletivo do SEBRAE/BA, o método é uma das estratégias do setor de Agronegócios pra atender às Agroindústrias do Estado.
A Coordenação de Agronegócios do Seviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia tem como finalidade coordenar a estratégia estadual dentro do setor e disponibilizar soluções finalísticas alinhadas às competências centrais do SEBRAE, respeitando as vocações locais, regionais e enfoque setorial, visando o atendimento adequado das MPE.
Foco Estratégico
- Desenvolver a visão de negócios;
- Estimular a integração entre os elos da cadeia produtiva;
- Implantar Indicadores de Desempenho Empresarial;
- Melhorar os processos operacionais e tecnológicos;
- Melhorar os processos produtivos das Unidades Produtivas Rurais;
- Desenvolver a Maturidade Gerencial dos empreendimentos com foco no aumento da competitividade e desempenho empresarial;
- Viabilizar agregação de valor à produção;
- Prospectar e desenvolver novos mercados.
Estratégias
1. Fomentar a agroindustrialização da produção, agregação de valor e conquista de novos mercados para os empreendimentos atendidos nas cadeias produtivas priorizadas:
- Estímulo à integração produtiva entre os elos de produção e agroindustrialização para empreendimentos coletivos e MPE’s;
- Qualificação e profissionalização da base produtiva, nos aspectos gerenciais e tecnológicos, na região Semiárida e nos polos regionais dinâmicos do estado, nos segmentos priorizados;
- Aprimoramento dos processos de Tecnologia e Inovação, para melhoria da produtividade e agregação de valor;
- Identificação de novos canais de comercialização e ampliação do acesso àqueles já existentes.
2. Contribuir na implementação de Políticas Públicas de Fortalecimento Setorial:
- Intensificação da articulação com as organizações componentes do CDE e com a Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE/BA;
- Ampliar a participação em Fóruns e Câmaras Setoriais Estaduais;
- Estruturação e fortalecimento dos comitês locais de gestão de projetos;
- Promoção do acesso ao público-alvo do SEBRAE às Políticas Públicas de Fortalecimento Setorial.
Segmentos Priorizados
Ferramentas Estratégicas
Um dos instrumentos estratégicos empregados na Coordenação é o MEDE AGROINDÚSTRIA - Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial para Agroindústrias, que é um método de atendimento avançado que tem como objetivo o desenvolvimento da maturidade gerencial do público atendido. É composto por um conjunto de atividades para orientação e aperfeiçoamento da gestão empresarial, produção, tecnologia e acesso a mercado, com foco nos resultados e competitividade do empreendimento. Abrange uma avaliação qualitativa regular, com a definição e monitoramento de indicadores de desempenho empresarial, através de um plano de ação assessorado.
Os empreendimentos agroindustriais que podem participar do MEDE AGROINDÚSTRIA são aqueles classificados como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte.
O software que viabiliza uma das etapas do método, o Plano de Negócios, é o aplicativo MEDE AGROINDÚSTRIA.
O aplicativo será exclusivamente para aqueles que receberem o convite para acessar ao sistema. Clique no ícone abaixo e faça seu download.
Foi um prazer te ajudar :)