this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
1ª edição do Salão do Turismo finalizou em 10 de novembro
Evento foi opção de lazer, capacitação e muita informação sobre as belezas naturais, culturais e gastronômicas do estado.
  • Atrativos
  • Gastronomia

O Salão de Turismo chega no seu último dia nesta sexta-feira, 10, apresentando-se como uma boa opção de lazer para o início do final de semana. Aberto à visitação das 17h às 22h – com exceção dos cursos ofertados no período matutino, o evento apresenta nossa diversidade cultural e gastronômica, bem como as belezas naturais dos dez polos turísticos maranhenses, destacando as vivências como importantes atrativos para quem visita o nosso estado. 

Artesanato, oficinas de reggae e Tambor de Crioula, aulas-shows de receitas tradicionais maranhenses com o toque requintado dos chefs da Associação Maranhense de Artesãos Culinários (Amac), capacitações voltadas para a área de turismo e hospitalidade pelo Senac, palestras sobre o setor,  além de inúmeras experiências que podem ser vivenciadas no espaço organizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.      

O Salão do Turismo é uma realização do Sebrae e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). O evento conta ainda com a parceria institucional e significativa da Prefeitura de São Luís – por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA), Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama), Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav-MA), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Universidade Federal do Maranhão e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Atrativos

Durante os três dias do Salão do Turismo, os municípios dos dez polos turísticos maranhenses mostram as belezas dos seus territórios ao público, utilizando recursos diversos – publicações e folhetaria informativa, audiovisual, fotografias. Tudo com o objetivo de destacar os principais atrativos regionais, inclusive o artesanato.

O público também confere oficinas de reggae e Tambor de Crioula – contribuições ao evento da Prefeitura de São Luís e que ressaltam alguns dos expoentes culturais maranhenses. Os visitantes têm a oportunidade de dançar junto e aprender um pouco sobre ritmos que embalam a nossa gente. “É muito bom ver que a nossa cultura está aqui, porque o turismo agrega isso e faz as experiências serem únicas para quem nos visita”, sinalizou o diretor do Museu do Reggae do Maranhão, Ademar Danilo, durante a apresentação do evento à imprensa.   

Gastronomia

A gastronomia, com os Sabores do Maranhão, é apresentada pelo grupo de 20 chefs da Amac que estudaram a história, os ingredientes e temperos que fazem parte de receitas dos dez polos turísticos do estado. “A nossa proposta foi dar às receitas um toque de requinte com técnicas elaboradas, inclusive de gastronomia molecular. No entanto, são ingredientes nossos, conhecidos dos maranhenses e que permeiam a nossa história por séculos. Foi essa tradição que estudamos e que trouxemos para as aulas-shows do Espaço Gastronômico”, informou o presidente da entidade, Júnior Ayoub.

Para o Sebrae, articular a organização desta primeira edição do Salão do Turismo, juntamente com a Sectur e os parceiros institucionais, foi muito gratificante. “E bastante desafiador, principalmente porque o orçamento foi tímido diante de tantas ideias que tínhamos. Mas tivemos que equacioná-las e realizar o que era mais viável. Conseguimos um resultado muito bom e já estamos pensando na segunda edição, quando teremos um evento bem maior com toda a certeza”, finalizou o diretor técnico da instituição, José Morais.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?