Tornar São Luís na Ilha da Criatividade! É com essa proposta que o movimento Mobiliza SLZ chega a capital maranhense fazendo com que, aos quatro cantos da cidade, a atmosfera da economia criativa, em seus mais diversos eixos e expressões, seja percebida, sentida e acima de tudo vivenciada.
E neste domingo,05, em seu segundo dia de ações, o destaque foi para a culinária maranhense, com o início do Festival Gastronômico, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel Maranhão e que reúne 12 restaurantes de São Luís, onde o prato especial recebe o nome de Mobiliza São Luís. Para os amantes do chopp artesanal, foi lançado em edição especial o chopp Mobiliza.
E com abordagem voltada ao universo da mulher empreendedora, teve o lançamento do projeto JA[N]ELA, que trouxe um bate-papo sobre empreendedorismo feminino nas suas mais variadas vertentes. O artesanato também teve sua voz e vez na programação do domingo, com a live cultural Esquina da Arte, onde foi contada a história da Esquina da Arte, levando ao público muita arte e cultura on-line. E ainda, após dois dias de competição, o resultado do desafio Do Design ao Produto.
“Mais ações do Mobiliza para valorizar nosso povo, incentivando a economia criativa, a cultura e a gastronomia para que se fortaleçam em nosso estado. E isso é muito bom para que possamos, principalmente, crescer economicamente e para que o ludovicense seja valorizado pelo o que aqui há de melhor”, relatou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, durante visita ao restaurante Don Irdara, empreendimento participante do Festival Gastronômico.
Também prestigiando o Festival, o diretor técnico da instituição, Mauro Borralho, reforçou a importância de ter a Abrasel como parceiro do Festival, do Mobiliza. “É relevante dizer que o eixo da gastronomia está muito bem representado no Mobiliza com a realização do Festival, valorizando a gastronomia de nossa cidade. Válido também mencionar que a parceria da Abrasel foi fundamental para o sucesso na realização desta ação”, afirmou Borralho.
O Mobiliza segue com ações até o próximo dia 12, em meio ao período de celebração aos 409 anos de São Luís. São mais de 80 ações e eventos programados para acontecer durante todos esses dias, conectando cultura, turismo e economia criativa.
Comidas e bebidas
Festival Gastronômico
Organizado em parceria com a Abrasel, o Festival Gastronômico reúne 12 restaurantes da capital, que batizaram os pratos com o nome Mobiliza São Luís. Um exemplo é o restaurante Don Irdara, localizado na Ponta do Farol, que está servindo a Feijoada Mobiliza e o sanduíche de carne de sol, servido pelo X Guga Hamburgueria, localizado no Barra Mar. Também participam do Festival os restaurantes China in Box, Vignoli, Bons, Pizza Club, Nonno Giotto, Bulldog Burguer, Tasquinha Ferreiro, Ferreiro Gill, Feijão de Corda, Flor de Vinagreira, Pizza Hut, Cabana do Sol e Cheiro Verde. "O Mobiliza integra cultura, artes, gastronomia e economia e tem tudo para ser um dos principais eventos integrados do país", afirmou o presidente da Abrasel, Gustavo Araújo.
Meridiano 45
Como parte da programação do Mobiliza e com foco nos amantes do chopp artesanal, o Meridiano Brew Pub lançou, neste domingo, em edição especial o chopp “Mobiliza”, em uma versão Belgian Single. Localizado na Ponta da Areia, o local é privilegiado com o pôr do sol considerado um dos mais lindos da ilha, além de oferecer um ambiente agradável , com música ao vivo e cardápio variado. Para prestigiar o empreedimento parceiro do Mobiliza, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho, acompanhado dos diretores Albertino Leal e Mauro Borralho, o gerente regional do Sebrae em São Luís, Mauro Formiga e Danielle Abreu, coordenadora do Mobiliza SLZ estiveram no lançamento do chopp Mobiliza, reforçando o apoio do Sebrae para o setor de bares e restaurantes.
Do Design ao produto
Após dois dias de imersão total no universo da criação e da marcenaria, a grande vencedora do desafio “Do Design ao Produto” foi a equipe que criou o brinquedo infantil “Prende o Monstro”. Com a proposta de entreter e desenvolver habilidades, o quebra-cabeça construído por Samuel Silva, Paula Maia e Eugênia Costa também é uma ferramenta para os tempos de distanciamento social.
Segundo os desafiantes, existem “monstros” que foram potencializados ou surgiram durante o período de pandemia. Dessa forma, o brinquedo age não apenas como um item lúdico, mas como uma espécie de terapia cognitiva comportamental. Idealizada pelas empresas Casa da Árvore Coworking e Design com Brócolis, do Grupo Quadrante, o desafio “Do Design ao Produto” passou por três fases: idealização, transformação e realização.
Programação Online
Lançamento do projeto JA[N]ELA
A live realizada na tarde deste domingo de sol para lançamento do projeto JA[N]ELA fez parte da programação do Mobiliza SLZ. Realizada no Instagram do projeto, a live reuniu 3 mulheres incríveis: Nádia Nicácio, Jacirene França e Íldima Lima. Elas conversaram sobre suas histórias, sobre arte, moda consciente e lugar de fala.
“Fazer parte deste momento pra mim é muito especial, porque tudo o que é feito por mulheres e para mulheres tem um significado muito importante. Esse projeto é muito especial”, destacou a designer de moda Jacirene França, que atua como consultora em processos industriais, além de ser personal stylist e CEO do Brechó Mulheres.
“O projeto tem esse propósito do compartilhamento. Eu tô muito feliz por ver o que estamos construindo”, frisou a empreendedora e artista visual Íldima Lima, criadora da Illi Arte Afetiva.
“Essa é a energia das mulheres. A energia que contagia, que joga pra frente. Isso é a nossa JA[N]ELA”, comemorou Nádia Nicácio, idealizadora do projeto.
Live cultural Esquina da Arte
Foi um deleite cultural a live organizada e realizada pelo projeto Esquina da Arte, na tarde deste domingo. Num ambiente lindo, repleto de artesanato local e ao som de música maranhense da mais alta qualidade, a idealizadora do projeto, Liana Piorski, contou um pouco sobre o histórico da Esquina da Arte. Ela reuniu diversas artesãs, que se mobilizaram para levar ao público muita arte e cultura on-line. Na plateia virtual, gestores da economia criativa local, artesãos, guias de turismo e apreciadores do artesanato e da música. No comando da produção musical da live, nada menos que a cantora e compositora Carol Cunha, que encantou a todos com sua bela voz e toda a simpatia dedicada ao Mobiliza SLZ.
“O nosso movimento começou em 2014 e reúne artesanato, gastronomia, música, poesia, teatro, literatura e cinema. Tudo começou como um sonho. A gente está aqui muito feliz em fazer parte desse projeto lindo que é o Mobiliza, iniciativo do Sebrae pra movimentar a arte da nossa terra.”, disse Liana Piorski.