Uma dúvida frequente que muitos empreendedores têm é saber se o preço de venda é justo e competitivo. Confira.
Um desafio para a maioria dos empreendedores está em calcular o preço de venda de seus produtos e serviços, principalmente aqueles que estão iniciando. Geralmente, esse é um item que entra no planejamento empresarial, uma vez que precisa ser pensado de forma ampla e eficiente para o sucesso do negócio.
Porém, para que o preço de venda gere o maior lucro possível e que a empresa tenha um bom posicionamento no mercado que, por sua vez, é bem competitivo, é necessário fazer algumas considerações. Confira!
O que é preço de venda?
Antes de aprender a formar o preço de venda do seu negócio, é importante entender o significado da palavra, que basicamente é o cálculo feito para definir o valor do que o empreendimento irá vender.
Nessa margem, independente do segmento da sua empresa, é importante levar em conta:
- Custos de produção: todo o valor gasto pelo empreendimento para produzir o produto/serviço;
- Calcular todas as despesas: ou seja, saber o real valor gasto para vender o seu produto;
- Lucro obtido: retorno financeiro de tudo que vendeu.
Preço de venda: como calcular?
Para poder formar o preço de venda dos produtos é importante entender também a diferença entre preço e valor. O preço está associado à quantidade de dinheiro investido naquele produto, desde sua concepção. Geralmente o preço é baseado através de uma análise de mercado.
Já o valor é algo mais atemporal e está associado às vantagens que o serviço ou produto possui. Se ainda assim restar alguma dúvida, não deixe de conferir o material exclusivo que temos no curso “Como definir preço de venda''.
Agora que você já sabe diferenciar o significado de preço e valor, é preciso analisar o equilíbrio entre:
- Preço de mercado
- Valor dos custos (fixos, variáveis, diretos e indiretos)
- Despesas totais da empresa
É importante considerar que o valor do serviço/produto que irá oferecer deve ser comparado ao valor da matéria-prima que será investida nele. Tudo isso deverá ser adicionado às despesas fixas e variáveis que uma venda incorpora, desde custos de funcionários, espaço físico, água e luz e entre outros.
Veja um exemplo:
Uma pizzaria cobra por 1 pizza o valor de R$50,00. Para chegar até esse preço de venda ela teve de incluir nesse cálculo os seguintes custos:
- Ingredientes: R$15,00 (custos diretos: fornecedores)
- Proporcional do empreendimento: R$15,00 (custos indiretos e fixos: água, energia elétrica, gás, aluguel do estabelecimento)
- Produção: R$10,00 (valor gasto com a mão de obra, atendente e entregador, ou seja, colaboradores)
- Lucro: R$10,00 (aqui o lucro é o responsável pelo crescimento da empresa)
Para entender melhor sobre os tipos de custos e despesas, deixamos abaixo um documento com infográficos e uma planilha para você preencher com o cálculo de preço de venda. Basta clicar nos arquivos para fazer o download.
Saber formar preço de venda é tão importante quanto o investimento em estratégias de marketing para anunciar seus serviços e produtos e até mesmo quanto à qualidade dele.
Mas, sabemos da dificuldade que muitos empreendedores têm em saber se o preço é justo e competitivo. No Sebrae, o curso “Quais os passos para a definição de preço de produtos e serviços” e a consultoria “Custos e formação de preço” podem te ajudar neste sentido.
Além disso, deixamos abaixo um vídeo para você entender de maneira mais dinâmica o conceito de preço de venda.
Foi um prazer te ajudar :)