Veja algumas dicas de processo seletivo para montar o time dos sonhos
Organizar uma equipe demanda tempo e conhecimento, principalmente na hora de contratar funcionários e colaboradores. Mas, se você tem um negócio e precisa montar um time, saiba que não vai demorar muito para organizar um processo seletivo e contratar funcionários.
Por isso, separamos algumas dicas de aprimoramento na hora de recrutar um perfil para ajudar no crescimento da sua empresa.
Processo seletivo: saiba como contratar funcionários e montar o time dos sonhos
Antes de saber à risca as dicas de um processo seletivo eficaz, é importante analisar que a empresa precisa acompanhar algumas mudanças de comportamento da sociedade.
Na hora de entrevistar um candidato, pense numa jornada atrativa e mais confortável para ambos - empresa e futuro empregado. Assim aumentam as chances de você conseguir montar o time dos sonhos.
O departamento de Recursos Humanos é o responsável pela contratação de colaboradores para a empresa. Caso você ainda não tenha um, é fundamental pensar em profissionais da área de RH para te auxiliar.
Além de serem os responsáveis por processos seletivos, os colaboradores do RH atuam diretamente em treinamentos esporádicos, remuneração e organização de rotina de funcionários.
No curso “Recrutamento e seleção: como formar um time vencedor”, separamos um material exclusivo para empreendedores aprenderem mais sobre como contratar funcionários e formar equipes que determinarão o sucesso dos negócios.
Etapas do processo seletivo
Definição e descrição da Vaga
O processo seletivo surge logo após a definição da vaga, ou seja, quando a gestão entende a necessidade de contratar alguém. É nesse procedimento que são definidas a descrição da vaga e é desenhado o perfil profissional que se encaixa nela.
Geralmente o colaborador do RH já determina junto à gestão, as atribuições que a vaga exige, valores de contratação e experiência profissional.
Divulgação da vaga
Atualmente com o vasto acesso às mídias digitais, as divulgações de vagas ficaram mais fáceis. Basta um anúncio na internet que a informação chega ao maior número de candidatos.
Para otimizar melhor o tempo dos recrutadores, aqui é importante determinar o escopo da vaga, mesmo como todos os pré-requisitos desejáveis que a empresa requisita.
O LinkedIn se tornou a rede social mais utilizada para divulgação de vagas do momento. Nela é possível ter acesso a um currículo virtual do candidato e saber os objetivos profissionais que ele almeja. Vale a pena investir!
Análise de comportamento
Outra etapa muito utilizada em processos seletivos está no mapeamento comportamental do candidato. Hoje em dia, com o avanço tecnológico e com apenas um clique, é possível ter acesso a uma análise ampla do perfil do colaborador.
Na hora em que a gestão estiver realizando a triagem dos currículos, vale pesquisar para saber um pouco mais sobre o perfil do futuro colaborador.
Provas
As provas fazem parte do processo de recrutamento de qualquer empresa, pois é através dela que muitas competências e habilidades podem ser analisadas.
Invista em redações para saber a retórica escrita do candidato, questões de língua estrangeira e até conhecimentos gerais e específicos referentes à vaga.
Documentação
Depois de ter passado por todas as etapas acima, a documentação faz parte da última etapa do processo seletivo. Nessa fase, o RH reforça os dados sobre a remuneração, carga horária, recebe a documentação exigida, também elenca os benefícios e é onde ambos assinam o contrato de trabalho.
Além de oferecer um produto de qualidade, o sucesso de um empreendimento depende muito de uma boa equipe que precisa de reconhecimento e motivação.
No curso “Formação de equipes como estratégia de sucesso” do Sebrae, você aprenderá como manter seu time mais motivado e produtivo, saberá dos procedimentos de como contratar um colaborador e entenderá como isso reflete diretamente no crescimento do seu negócio.
Foi um prazer te ajudar :)