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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Faça um planejamento de vendas

Aprenda a importância do planejamento de vendas no seu negócio

· Atualizado em 21/02/2022
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É empreendedor e quer ter um norte sobre como vender mais?  Invista no planejamento de vendas para alcançar as metas e objetivos traçados. Mas, se você ainda não pensou no plano de vendas do seu negócio, fique tranquilo, vamos explicar a importância dele.

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O que é planejamento de vendas?

O planejamento de vendas é uma ferramenta que tem como objetivo orientar, organizar e monitorar as etapas e sucesso das vendas de um empreendimento. Nele é possível acessar  um passo a passo a ser seguido que irá transformar um lead em um cliente em potencial. 

Ele funciona como um otimizador dos processos de vendas e integra todas as fases de prospecção, negociação e pós-venda. Resumidamente, o planejamento de vendas é um guia que dará suporte para que a empresa atinja as metas e se torne bem-sucedida.

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Passo a passo de como fazer um planejamento de vendas

Estabelecer objetivos e metas

Estabelecer objetivos e metas é o primeiro passo do planejamento de vendas. A gestão terá acesso a essas informações sobre clientes, prospects e receitas que o empreendimento gera. 

Vale lembrar que nessa etapa é importante considerar:

  • a renda que o empreendedor deseja atingir;
  • o número de vendas (mensal e anual);
  • o ticket médio.

Definir as estratégias de negócio

Assim que você definir as metas e objetivos, é hora de determinar as estratégias para conquistá-las. Nessa etapa é primordial conhecer mais sobre o seu cliente, analisar a concorrência e como ela age diante do público-alvo e criar um funil de vendas.

Criar as ações

Independente do seu segmento, é importante investir em ações que tragam mais clientes e aumentem as vendas, por exemplo. Por isso, esse passo deve estar dentro do planejamento de vendas da sua empresa. Pense em oportunidades que atendam a sua meta de receita e use a tecnologia para conquistar clientela.

Preveja imprevistos e obstáculos (e suas resoluções)

Sabemos que imprevistos acontecem e, mesmo não podendo contê-los, é importante que estejamos preparados. Se você é gestor de um grande empreendimento, fique atento à essa etapa. A pandemia de Covid-19 chegou e devastou muita coisa dentro do universo do empreendedorismo, por isso, esteja atento a todos os obstáculos que possam dificultar o crescimento do seu negócio.

Saber sobre desenvolvimento pessoal

Desenvolvimento pessoal também faz parte da lista de um planejamento de vendas. Cabe à gestão treinar seus colaboradores para trabalharem melhor os discursos de vendas. Lembre-se de que o setor de vendas vem sofrendo mudanças e é preciso acompanhar para manter a competitividade do mercado.

Acompanhamento e Execução

Depois de formulado, é importante acompanhar o planejamento de vendas da sua empresa. Nesse procedimento, não esqueça de:

  • Delimitar o tempo certo para execução de cada passo;
  • Estabelecer as métricas de venda de acordo com o planejado;
  • Avaliar o seu pipeline dentro da base mensal;
  • Observar as oportunidades que surgirem;
  • Mudar o plano com segurança, caso algo que estava planejado não dê certo.

Agora que listamos um panorama da importância de ter um planejamento de vendas é hora de pôr em prática no seu negócio. A dica que damos é: pense sempre nas oportunidades e metas que você quer atingir.

Caso necessite, procure a Consultoria: Planejamento de vendas. Com ela, você terá orientações sobre como traçar suas estratégias, planejar e gerenciar suas vendas.

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Quer fortalecer ainda mais suas vendas? O curso “Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor” pode te ajudar a se planejar melhor na hora de vender, compreendendo porque as pessoas compra.

Além dele, separamos também um eBook para você aprender a definir estratégias e planejar suas vendas. Você pode acessá-lo clicando no arquivo abaixo.


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