Projeto visa a promoção de ações e estratégias para atendimento das demandas de arranjo e identificação do processo produtivo da cadeia do leite.
O projeto tem como estratégia promover a melhoria da produtividade e da qualidade do leite produzido em pequenas propriedades de Mato Grosso do Sul, por meio da orientação técnica aos produtores rurais, inovando os processos produtivos e produtos, além da incorporação de novas tecnologias com vistas ao aumento da competitividade.
As atividades são focadas no fortalecimento e na sustentabilidade das propriedades leiteiras, em conformidade com os propósitos estratégicos apresentados abaixo:
- Tecnologia – Qualidade e Produtividade;
- Gerenciamento – Gerenciamento e controle;
- Associativismo – Rede de colaboração e cooperação;
- Mercado – Diferencial competitivo.
- Atendimento das Unidades Móveis – Vaca Móvel (Higiene, manejo e qualidade do leite), Rufião (Reprodução, Hormônio, Genética e Produção) e Agromóvel (Pastagens, Alimentação, Piqueteamento).
Contribuir para o desenvolvimento da bovinocultura de leite no Estado de MS, através da promoção de ações e estratégias para o atendimento das demandas de arranjo e identificação do processo produtivo para melhoria da produtividade e da qualidade do leite, para posteriormente iniciar uma organização e estruturação da oferta em conformidade com parâmetros de produção e competitividade, requeridas pelo setor.
Paceiros: Senar, Prefeituras locais, Sindicatos Rurais, Associações, Agraer, OCB/MS, Banco do Brasil e SEPROTUR.
- Produtores da agricultura familiar do Mato Grosso do Sul, com aptidão e desenvolvimento da propriedade para a atividade leiteira, prioritariamente de micro e pequenos empreendimentos (4 módulos fiscais).
Obs.: Módulo Fiscal é uma unidade de medida expressa em hectares, fixada para cada município, considerando os seguintes fatores: tipo de exploração predominante no município; renda obtida com a exploração predominante; outras explorações existentes no município que, embora não predominantes, sejam significativas em função da renda ou da área utilizada; conceito de propriedade familiar.
Para participar é necessário:
- Grupo com no mínimo 15 produtores rurais (propriedades rurais diferentes), que desempenham a atividade leiteira e que estejam numa mesma localidade;
- Todos com Inscrição Estadual, DAP ou Código do Produtor Rural (por propriedade);
- Trazer um parceiro técnico local para apoiar o grupo, como: Prefeitura, Associação, Cooperativa, AGRAER, ou outra instituição que acredita na iniciativa.
- Ter acompanhamento de Assistência Técnica ou de Extensão Rural.
Para mais informações, ligue 0800 570 0800.
Foi um prazer te ajudar :)