this is an h1

this is an h2

Wed May 24 18:21:20 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Transmídia nos negócios: o que é e como funciona?

Este conteúdo explica o que é, como surgiu e por que a transmídia não é o mesmo que crossmedia.

· 24/05/2023 · Atualizado em 24/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Não é de hoje que as empresas pensam em soluções para atrair o público e fidelizar os clientes, despertando o desejo por consumo de produtos e serviços. Nesse sentido, tornou-se comum usar vários meios de comunicação para reforçar a transmissão de uma mensagem publicitária, partindo da noção de transmídia. Mas você sabe por que esse conceito pode ser aplicado ao seu negócio?

Pensando nisso, este conteúdo explica o que é, como surgiu e por que a transmídia não é o mesmo que crossmedia. Depois, o material oferece exemplos dessa prática, destacando a influência da estratégia sobre os negócios e listando as principais empresas que apostaram na transmídia para lucrar mais.

O texto indica, por fim, como o empreendedor pode aplicar a transmídia ao contexto do seu negócio, envolvendo o público e melhorando a experiência do cliente com ações que usam várias mídias para promover a companhia e posicioná-la no mercado competitivo. Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é o conceito de transmídia?

Transmídia, termo oriundo do inglês transmedia, é a prática de transmitir conteúdos usando vários meios de comunicação.

A ideia é que o público consuma as mensagens veiculadas em diversas mídias (televisão, cinema, jornal impresso, redes sociais, entre outras), sendo fundamental acompanhar os diversos canais para entender do que se trata o produto transmídia.

Nesse sentido, a transmídia implica o ato de contar uma história (narrativa) em várias mídias, com conteúdos específicos sendo produzidos para cada tipo de suporte ou canal de comunicação.

Em outras palavras, Henry Jenkins, autor do clássico livro Cultura da Convergência e professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, explica que a narrativa transmídia é uma estética que surge no contexto de convergência das mídias, exigindo participação ativa dos consumidores.

Igualmente, Jeff Gomez, CEO da Starlight Runner Entertainment, empresa especializada em criação de conteúdo transmídia, define o conceito como o processo de transmissão de mensagens por meio do uso planejado de múltiplas plataformas midiáticas, sendo uma técnica para enriquecer e prolongar o impacto dos conteúdos na sociedade.

Como surgiu a transmídia?

O conceito transmídia apareceu pela primeira vez em uma conferência do professor Marsha Kinder, da University of Southern California, nos Estados Unidos, em 1991. Alguns anos depois, em 2003, a noção foi mais bem desenvolvida pelo professor Henry Jenkins, do MIT, que se transformou no maior especialista em convergência midiática, processo ao qual está associada a criação de conteúdos transmídia.

Qual é a diferença entre transmídia e crossmedia?

Muita gente confunde transmídia com crossmedia. Mas, para não haver esse tipo de erro, basta entender que a primeira simplesmente reproduz o mesmo conteúdo em vários meios (digamos, uma mesma peça publicitária que circula na TV e nas redes sociais).

A transmídia, diferentemente do crossmedia, lança produtos que aprofundam ou atualizam o universo de uma narrativa, veiculando as obras criativas em distintas mídias.

Quais são os tipos de transmídia?

Até aqui, você sabe o que caracteriza uma narrativa transmídia e como esse termo surgiu na academia e no mercado. Mas quais são os tipos de transmídia? Veja os três principais!

Transmídia de aprofundamento

A transmídia de aprofundamento é o tipo mais comum dessa narrativa criativa, distinguindo-se por uma história central aprofundada em conteúdos paralelos.

Logo, o consumo das obras paralelas aprofunda alguma temática trazida à tona pela obra principal, mas não transforma ou impacta radicalmente o entendimento do consumidor em relação ao enredo principal.

Transmídia de introdução

Nesse tipo de narrativa, uma história paralela deriva de eventos do enredo principal, informando o consumidor sobre a origem dos acontecimentos narrados no produto principal.

Um diferencial da transmídia de introdução deve-se ao fato de que o público não precisa, necessariamente, consumir a obra principal para compreender o que é narrado no produto posterior. Isso ocorre devido à relativa independência entre as histórias em circulação.

Transmídia de influência

No caso da transmídia de influência, existem características dos outros dois tipos de narrativa transmídia: a de aprofundamento e a de introdução. Mas como isso funciona?

Na verdade, na transmídia de influência, a história principal (espinha-dorsal da obra) se desenvolve até determinado momento em que se cria um conteúdo paralelo, aprofundando os eventos da primeira narrativa.

A partir dessa derivação, tanto a história principal quanto a obra secundária seguem de maneira paralela, sem que o final de uma obra interfira na conclusão da outra.

Quais são os exemplos de transmídia?

Existem muitos exemplos de transmídia de aprofundamento, introdução e influência. Para você ter ideia, a franquia Harry Potter funciona como uma narrativa transmidiática. Sabe por quê?

Integra o universo de Harry Potter o livro "Quadribol através dos séculos", em que os fãs entendem detalhadamente como funciona essa competição entre bruxos. O tema, porém, é tratado de maneira superficial nos filmes e em outros livros da obra de J. K. Rowling, funcionando como transmídia de aprofundamento.

Outro exemplo de transmídia ocorreu com o filme Guardiões da Galáxia, que inspira alguns elementos narrados em outra produção, Os Vingadores. No entanto, o fato de o consumidor não assistir, inicialmente, a Guardiões da Galáxia não influencia a compreensão sobre o universo de Os Vingadores, ou seja, trata-se de um caso de transmídia de introdução.

Por fim, Star Wars é um exemplo de transmídia de influência, já que, após o lançamento do longa na década de 1970, o enredo inspirou inúmeras produções para a TV, para o formato das histórias em quadrinho e até para o universo dos jogos eletrônicos.

Como a transmídia influencia os negócios?

Você deve estar se perguntando, agora, como a transmídia, comum em obras ficcionais, pode influenciar o ambiente empresarial. É verdade que o conceito nasceu atrelado à indústria cultural, com pensadores analisando obras em múltiplas plataformas e produções que prometiam captar a atenção do público por meio de vários canais.

Mas o conceito de transmídia pode ser aplicado a uma empresa. Sabe por quê? A estratégia possibilita que a companhia conte uma história comovente por diferentes meios de comunicação.

Por isso, negócios que investem em conteúdos transmídia estreitam o contato entre a marca e o cliente, engajando um público ávido por novidades e narrativas criativas.

Ao mesmo tempo, com o lançamento de projetos transmídia, as organizações conseguem explorar os diferentes canais de comunicação, potencializando o efeito que cada meio ou suporte produz no consumidor.

Assim, uma campanha transmídia beneficia tanto a marca, retendo mais clientes e aumentando os lucros, quanto o público, consumindo conteúdos relevantes e envolvendo-se com narrativas impactantes.

Que empresas usam transmídia para lucrar mais?

Viu como a transmídia pode impactar um negócio? Pois é! Mas, para ajudar você a entender melhor como esse conceito se aplica ao universo corporativo, observe dois casos de sucesso.

O primeiro ocorreu com a Fiat, pois a montadora, uma das mais conhecidas do mundo, utilizou a estratégia de transmídia para chamar a atenção do público e fortalecer a marca no mercado.

A partir do projeto Fiat Mio, em homenagem aos 30 anos da empresa no Brasil, a companhia convocou o público para criar um automóvel, veiculando campanhas publicitárias em várias mídias. A ideia, então, era usar a sugestão dos clientes, que enviavam as propostas para o site da Fiat, para desenvolver um carro futuramente.

O segundo exemplo de transmídia aplicada a um negócio vem da Magazine Luiza, uma das principais redes de varejo do país. Com o lançamento do Blog da Lu, a empresa produziu diferentes conteúdos, ensinando o público a usar os produtos ou explicando a funcionalidade das peças comercializadas.

Ao mesmo tempo, a rede criou, em 2009, a personagem Lu do Magalu, uma influenciadora digital que conta com milhões de seguidores nas redes sociais, além de aparecer em campanhas publicitárias da marca, caracterizando um projeto transmídia em uma empresa.

Como aplicar a transmídia ao contexto da empresa?

Para criar um projeto transmídia, é preciso investimento e planejamento por parte das marcas. Porém, após a definição de um plano de ação, estipulando o objetivo e os resultados pretendidos com essa estratégia, fica mais fácil construir uma narrativa transmídia que engaje o público e aumente os lucros da empresa.

Um exemplo de aplicação do conceito de transmídia a uma empresa seria a criação de uma campanha publicitária que conta a história da marca, mas realizando conteúdos específicos para cada meio de comunicação, com o intuito de se aproximar do cliente.

Por outro lado, dá para o empreendedor produzir vídeos informativos para os canais de comunicação do negócio, por exemplo. Criar um avatar, a exemplo do que fez o Magazine Luiza, é uma forma de humanizar a marca para o cliente, além de chamar a atenção da persona com uma situação inusitada.

Neste artigo, você entendeu o que é a transmídia e por que esse conceito, que começou a ser discutido por teóricos no início dos anos 1990, pode ser lucrativo para o contexto organizacional. No entanto, antes de propor uma campanha transmídia para o seu negócio, é importante estudar os cases de sucesso no segmento, além de projetar uma possível reação do público à estratégia de marketing em várias mídias.

Quer colocar em prática uma campanha multimídia, mas não sabe por onde começar? Então, continue lendo sobre o assunto e prepare-se para alavancar as vendas. Agora, veja como aproveitar as tendências da produção de conteúdo em vídeo!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?