A data que desde 2010 tem se tornado tradicional no Brasil, aumentam as perspectivas de vendas de produtos de diversos segmentos O ano de 2021 ainda impactou as empresas por causa da pandemia, mas há muitas oportunidades até o final do ano. E sua empresa, pode aproveitar a data, que este ano será 26 de novembro e já se preparar para as vendas de final do ano considerando no seu planejamento a nova forma de comportamento do consumidor nas suas compras. Dados do Google Trends mostram os clientes online começam suas buscas para a data na quarta e decresce no domingo. Segundo a pesquisa essa é uma tendência de muitos países, inclusive no Brasil. Em 2020 a Black Friday registrou crescimento de faturamento em torno de 25% em relação a 2019, mesmo com toda mudança do mercado, por conta do Covid-19, em que não se viu grandes filas enormes em lojas físicas e disputas presenciais por produtos, mas um aumento considerável nas vendas online. Para chamar atenção dos clientes, algumas lojas transformam o mês de novembro em um marco de ofertas e oportunidades de compra. Mas importante ser honesto com seu cliente, ainda mais com a facilidade de comparar preços que existe no online: o cliente busca promoções reais e relevantes, por isso planeje suas ações e mostre reais benefícios e descontos de seus produtos. A média de descontos esperada pelos consumidores ao redor do mundo fica em 45%. Aqui no Brasil têm ficado em torno de 56%. As categorias de produtos mais populares entre os brasileiros são eletrônicos, vestuário, calçados, cosméticos e perfumes. Mas como se planejar para a data, considerado que o caixa da empresa será impactado? Planeje as ações que você fará: - Qual será o período de ofertas? Somente o dia ou se você pretende utilizar o mês, ou uma semana? - Estoque: analise como está o nível do estoque e mantenha ajustado de acordo com as vendas projetadas. Caso já tenha feito alguma outra vez a Black Friday, analise como foram suas vendas. Analisar métricas ajuda muito no seu planejamento de vendas, até para entender quais são os melhores produtos para vender nesse período. Cuidado para não inflar os estoques na expectativa de venda unicamente pela data. A Black Friday é uma data de comparação de preços pelos clientes. Uma dica: aproveite a data para incrementar seu volume de vendas com produtos que estão parados no estoque. - Descontos e outras promoções: calcule os descontos para que o preço cobrado seja suficiente para cobrir o custo da mercadoria, gastos variáveis, impostos, comissões e uma margem de lucro. E veja também outros tipos de promoções que pode fazer como frete grátis, algum outro brinde, desconto em próximas compras, além de claro, analisar antecipadamente os prazos de pagamentos que você poderá conceder. Ao começar realizar as ações para o consumidor, você pode incentivar a compra a vista, como por exemplo conceder um desconto adicional que incentive o pagamento por PIX. Esta é a época em que os clientes estão propensos a comprar, então ofereça além dos descontos, disponibilidade de produtos sem comprometer a saúde financeira do seu negócio. - Seu caixa: analise todos os itens abaixo para garantir que não terá prejuízo nas suas vendas: - Calcule a margem de contribuição ponderada das suas vendas. - Analise qual é a necessidade de capital de giro e o valor de caixa mínimo da empresa - Conheça seu ponto de equilíbrio. - Monte uma demonstração de resultados e acompanhe o desempenho das suas vendas no período. Isso pode te ajudar a planejar o Natal. - Gerencie o custo fixo da empresa e planeje os gastos com custos extras, como por exemplo com divulgação das promoções, pois esses custos também afetarão seu fluxo de caixa. - Negocie com os fornecedores descontos adicionais na compra de mercadorias que serão promovidas no período e pesquise o valor dos produtos que serão repostos. - As datas comemorativas são boas oportunidades para fidelizar o cliente, assim ele poderá recomprar no período da ação e ainda se tornar um cliente frequente. A ideia de dar um desconto para a próxima compra, é uma estratégia bastante utilizada para que o consumidor retorne. - Tenha várias formas de contato para que o cliente entre em contato com sua empresa: redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram entre outras). Aproveite e acesse o ebook com mais dicas: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RS/Cursos%20e%20Palestras%20Eventos/E-book%20-%20Black%20Friday%20e%20Natal.%20Sebrae.Serasa_retorno19.10.pdf Quer saber mais: Veja o que o Sebrae preparou para você: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/conteudos/artigos-especiais/aproveite-a-black-friday-para-vender-mais-o-ano-inteiro,5842e1ff3bbcb710VgnVCM100000d701210aRCRD
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Missão Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional. Visão Ter excelência no desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo para a construção de um país mais justo, competitivo e sustentável. Valores Compromisso com o resultado ConhecimentoInovaçãoSustentabilidadeTransparênciaValorização Humana Prioridades Estratégicas Locais 2014-2017 Atendimento Territorial Disponibilizar serviços de qualidade para o atendimento territorial, adequados e atualizados às necessidades dos clientes, com foco em gestão e inovação. Atendimento Setorial Indústria Promover o aumento da competitividade dos pequenos negócios com foco em mercado nos segmentos de economia criativa, calçados, confecções, tecnologia da informação, móveis, alimentos e metal mecânico nas regiões Sinos, Metropolitana, Serra, Noroeste, Planalto, VTRP e Centro. Aumentar a eficiência produtiva dos pequenos negócios com foco em encadeamento produtivo dos segmentos de energia, metal mecânico e calçados, nas regiões Metropolitana, Sinos, Serra e Sul. Atendimento Setorial Comércio e Serviços Promover a qualidade e aumentar a produtividade dos pequenos negócios do setor de Serviços nos segmentos beleza e reparação veicular, com foco em gestão e inovação, nas regiões Metropolitana, Centro, Sul, Campanha e Fronteira Oeste, Serra, Planalto e Sinos. Promover a competitividade dos pequenos negócios de comércio e serviços inseridas em espaços comerciais, focando na atratividade do local, promoção comercial e melhoria da gestão, nas regiões Noroeste, Campanha e Fronteira Oeste, Norte, Sinos, Serra, Sul e Planalto. Promover a qualidade dos pequenos negócios da cadeia de turismo, focando em sustentabilidade, hospitalidade e acesso a mercado, nas regiões Campanha e Fronteira Oeste, Sul, Serra e Metropolitana. Promover a competitividade dos pequenos negócios de comércio e serviços, organizados em redes de cooperação/centrais de negócios, buscando a qualificação da gestão e ações de inovação, nas regiões Centro, Metropolitana, Planalto, Sinos, Vale do Taquari e Serra. Atendimento Setorial Agronegócios Fortalecer a produção de carne bovina e ovina, buscando a integração de diferentes sistemas de produção agropecuários, nas regiões Campanha e Fronteira Oeste, Centro, Sul e Serra. Promover a competitividade das cadeias da fruticultura e horticultura, com foco em inovação tecnológica, nas Regiões Metropolitana, Norte e Serra. Fortalecer a produtividade de sistemas leiteiros, com elevados padrões de qualidade, respeitando os princípios da Produção Integrada, nas Regiões do Vale do Taquari, Noroeste, Planalto, Norte, Centro e Sul. Inovação Promover o acesso dos pequenos negócios gaúchos à inovação, possibilitando o aumento da competitividade e dos resultados das empresas. Internacionalização Sensibilizar, preparar e promover o conhecimento de mercados globais e padrões internacionais de competitividade, para os pequenos negócios. Articulação Institucional Apoiar a implementação de políticas públicas com foco na ampliação do acesso dos pequenos negócios às compras governamentais, promovendo a melhoria do ambiente e o desenvolvimento regional. Gestão Operacional Buscar a excelência na gestão de processos, com confiabilidade e rastreabilidade das informações, foco em resultados e eficiência na aplicação dos recursos. Desenvolver e implementar programa de capacitação e qualificação dos fornecedores de consultoria e instrutoria. Ter excelência nas soluções e serviços de TI com foco em gestão da informação, melhoria de produtividade e desenvolvimento de canais de relacionamento com o cliente.
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A estrutura organizacional do Sebrae/RS é constituída pelo Conselho Deliberativo Estadual, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva, Gerências e Assessorias, Supervisores e Coordenadores Técnicos e Secretaria Executiva. Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS Gilberto Porcello Petry O industrial Gilberto Porcello Petry assumiu a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae RS no dia 14 de janeiro de 2019. Atualmente, preside a Federação e o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – Fiergs/Ciergs – e desde o ano passado é vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Também preside o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico – Sinmetal / RS. Diretor presidente da Weco S/A – Indústria de Equipamento Termo-Mecânico, de Porto Alegre, é formado pela UFRGS em Ciências Econômicas, e Administração de Empresas. Foi professor da Unisinos e exerceu o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. Desde 1992 integra o Conselho Deliberativo do Grêmio Futebol Porto Alegrense, e presidiu a Associação Leopoldina Juvenil de 2007 a 2009. Conselho Deliberativo Estadual (CDE) É o órgão colegiado que detém o poder originário e soberano da instituição e é composto pelas seguintes entidades: Banco do Estado do Rio Grande do Sul – BANRISUL Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS Caixa Econômica Federal Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – CIERGS Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul – SDPI Banco do Brasil S.A. Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – FEDERASUL Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul – FECOMÉRCIO Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/RS Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul – FAPERGS Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/RS Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas – FCDL Badesul Desenvolvimento S/A – Agência de Fomento/RS Conselho Fiscal Titulares Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – FEDERASUL Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul - FECOMÉRCIO Suplentes Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS Banco do Brasil S.A. Caixa Econômica Federal Diretoria Executiva Diretor-Superintendente André Vanoni de Godoy André Vanoni de Godoy é natural de Caxias do Sul. Empresário, administrador de empresas e advogado, possui mestrado em Direito. Foi membro titular do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS por 19 anos, onde presidiu a comissão de ética por 4 anos. Foi diretor do Sistema Fiergs por 18 anos. Também atuou como presidente da Associação dos Administradores da Região Nordeste do RS (1992/1993); presidente do Conselho Deliberativo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (2008/2010); e presidente do Conselho Consultivo do Sesi/Caxias do Sul (2000/2006). Diretor Técnico Ayrton Pinto Ramos Ayrton Pinto Ramos é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, com especializações em Marketing e Gestão Empresarial e mestrado em Administração. Tem forte atuação profissional na gestão de projetos setoriais, de internacionalização de empresas e de negócios voltados ao relacionamento com o cliente. Trabalhou como técnico nas áreas de Mercado, Negócios Internacionais e Setoriais do Sebrae RS, posteriormente, foi gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior e da Unidade de Relacionamento com a Indústria, na FIERGS/CIERGS. Atua como Diretor Técnico do Sebrae RS desde 2015, sendo reeleito para a Gestão 2019-2022. É natural de Porto Alegre. Diretor de Administração e Finanças Marco Aurélio Paradeda Marco Aurélio Paradeda é administrador de empresas, formado na UFRGS, com atuação empreendedora no segmento da indústria gráfica, por mais de 40 anos, e atuação associativa. Em paralelo à vida profissional, desempenhou atividades sindicais, tendo sido presidente do Sindicato da Indústria Gráfica por 12 anos. Natural de Porto Alegre, Paradeda, participou da diretoria da FIERGS nas últimas 10 gestões e na atual é vice-presidente. Representou a FIERGS no Conselho Deliberativo e no Conselho Fiscal do Sebrae RS por 17 anos. Atualmente, participa do Conselho do Indusprevi, do Conselho Regional do SENAI, do Conselho da Agenda 2020 e do Conselho da Fundação dos Bancos Sociais da FIERGS.
Com o objetivo de orientar colaboradores, apresentamos o Código de Ética Sebrae Rio Grande do Sul. Este documento integra e reforça os valores essenciais à prática do cotidiano, servindo de fonte para a reflexão ética na atuação profissional. Dessa forma, o Sebrae conquistará objetivos e metas, seguindo princípios e valores que consideram inclusão/diversidade, efetividade, transparência, diálogo, integridade e economicidade. Neste Código de Ética, você irá encontrar procedimentos, orientações e informações sobre atitudes e responsabilidades que os colaboradores (diretores, empregados e estagiários) devem ter uns com os outros, perante clientes, parceiros, fornecedores, governo e sociedade. Com ele, o Sebrae está evoluindo em suas práticas de gestão – a exemplo de grandes empresas –, demonstrando preocupação não só com os resultados, mas como estes são alcançados no que se refere à relação entre as pessoas. Este documento é uma demonstração de respeito do Sebrae no Rio Grande do Sul com sua equipe de colaboradores e com a sociedade, dando a oportunidade de expressarem suas considerações e colocando-se à disposição para resolver questões que representem o descumprimento dos princípios éticos e morais elencados neste Código de Ética. É, sem dúvida, uma iniciativa que irá impactar positivamente no desempenho do trabalho de cada profissional, assim como no clima organizacional. Porém, para que os objetivos deste documento sejam alcançados, é fundamental o papel dos gestores/líderes. Como eles servem de exemplo para seus funcionários, todas as atitudes tomadas devem ser pautadas na ética e no Código estabelecidos por esta organização. Este Código não é apenas fonte de informação, mas de inspiração para relações íntegras, imparciais e transparentes, como também de respeito às pessoas, à diversidade e ao meio ambiente. Leia o Código de Ética na íntegra, compreenda e utilize este documento como referência em suas relações com o SEBRAE/RS.