this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Pequenos negócios de SC encerram 2024 com alta nas vendas

Apesar da alta nas vendas empresário estão cautelosos para 2025. Levantamento é realizado trimestralmente pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC.

2 min de leitura · Atualizado em 28/03/2025
FAVORITAR
Botão favoritar

Os pequenos negócios catarinenses fecharam o 4º trimestre de 2024 com um desempenho positivo, com 57,3% das empresas registrando um crescimento nas vendas em relação ao trimestre anterior. O faturamento médio também apresentou alta de 4,1% no trimestre, em comparação com o 3º trimestre, impulsionado, principalmente, pelo setor de serviços, que registrou um crescimento de 5,4%. Esse foi o segundo melhor resultado do 4ª trimestre na série histórica de levantamentos feitos pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC. No entanto, apesar dos bons números, as expectativas para o primeiro trimestre de 2025 demonstram um cenário mais cauteloso entre os empreendedores.

Segundo a pesquisa trimestral, os principais fatores que contribuíram para o aumento das vendas foram a sazonalidade (71,2%), a maior demanda do mercado (24,5%) e a fidelização da clientela (11,8%). Apesar disso, os desafios também foram expressivos: 61,1% dos pequenos negócios relataram aumento nos custos, e 30,1% apontaram essa elevação como a principal dificuldade enfrentada no período.

Para o primeiro trimestre de 2025, a previsão é de retração no desempenho das vendas. Apenas 34,6% dos empreendedores acreditam que haverá crescimento no volume de negócios, uma queda significativa de 22,7 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. No setor do comércio, a expectativa é ainda mais desafiadora, com projeção de redução de 8,5% no faturamento.

Os investimentos também devem sofrer uma desaceleração nos próximos meses. Enquanto no último trimestre de 2024, 31,8% dos pequenos negócios realizaram aportes, agora esse percentual caiu para 14,8%. Entre aqueles que ainda planejam investir, a prioridade será a aquisição de equipamentos e ferramentas (39%), infraestrutura e reformas (25,4%) e marketing digital (16,9%).

Outro ponto de atenção revelado pelo estudo é a percepção negativa sobre o cenário econômico nacional. No trimestre anterior, 33,8% dos entrevistados acreditavam que a economia brasileira iria piorar. Agora, esse percentual praticamente dobrou, chegando a 63,8%. Para os empresários, fatores como a alta dos juros e a retração no consumo são os principais responsáveis por essa mudança de percepção.

"A pesquisa revela que, apesar do desempenho positivo no final de 2024, os pequenos negócios catarinenses estão mais cautelosos para o início de 2025. O aumento dos custos e as incertezas sobre a economia nacional influenciam diretamente as decisões de investimento e expansão. Neste momento, os empreendedores devem se concentrar em uma gestão financeira eficiente e contar com o apoio de soluções estratégicas para manter a competitividade no mercado", destaca Amanda Maciel da Silva, analista do Observatório de Negócios do Sebrae/SC.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.