this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo | ECONOMIA CRIATIVA
Região Sul inaugura mostra colaborativa inédita no CRAB, no RJ.

“Sinta o Sul - Bioma Mata Atlântica” vai além do artesanato e propõe olhar para questões como sustentabilidade, educação, inclusão socioprodutiva e outros.

· Atualizado em 02/06/2025
FAVORITAR
Botão favoritar

A diversidade cultural, a territorialidade e a sustentabilidade dos três estados do Sul do Brasil ganham destaque na exposição “Sinta o Sul - Bioma Mata Atlântica”, que está em cartaz até 15 de outubro no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. A mostra é fruto de uma iniciativa inédita realizada em colaboração entre o Sebrae Santa Catarina, Sebrae Paraná, Sebrae Rio Grande do Sul e CRAB.

Mais do que valorizar o artesanato regional, a exposição evidencia pilares estratégicos das instituições envolvidas, como sustentabilidade, educação, inclusão socioprodutiva, indicação geográfica e turismo.

A mostra reúne peças feitas à mão com matérias-primas originárias do Bioma Mata Atlântica — como argila, madeira, fibras naturais, fios e tecidos — que revelam a riqueza dos saberes tradicionais e a diversidade étnica da região Sul. Os elementos expostos convidam à reflexão sobre histórias, desafios e contrastes, expressando uma identidade cultural rica e autêntica.

Cada um dos ambientes da exposição foi concebido para proporcionar uma experiência imersiva, despertando sensações e estimulando o público a refletir sobre o passado e o presente, com um olhar atento ao futuro.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, destaca a relevância dessa exposição. “O CRAB é uma vitrine do que há de melhor no artesanato brasileiro. Essa parceria com o Sebrae/PR e Sebrae/RS é uma oportunidade única de divulgar para o Brasil e o mundo o artesanato de excelência produzido nos três estados do Sul, além da diversidade cultural, turística e gastronômica dos nossos territórios”, comenta. Santa Catarina estará presente com 130 artesãos e mais de 850 produtos durante os meses da mostra.

O diretor técnico do Sebrae/RS, Ariel Fernando Berti, destaca que essa mostra é um marco para a região sul. “Este é o primeiro projeto integrado – de uma série de iniciativas conjuntas – que tem como objetivo a valorização dos produtos locais. Então, neste momento, a ênfase é o artesanato, mas trazendo todo o contexto do bioma e do saber fazer. A união dos três estados tem o objetivo comum de mostrar a potência da nossa cultura”, explica o diretor.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, destaca que a cultura paranaense estará representada com 627 peças artesanais, que envolvem 172 artesãos, de 25 unidades produtivas de artesanato.

Além disso, na abertura, serão apresentados dois pratos que usam produtos com Indicação Geográfica: brigadeiro de camomila de Mandirituba, e pão de melado batido de Capanema.

“O Paraná abriga uma das maiores áreas contínuas da Mata Atlântica, bioma que cobre os três estados do Sul e é o tema central desta mostra. As peças artesanais que estarão na apresentação unem os saberes e fazeres do trabalho manual, seu valor estético e a atenção à sustentabilidade — aspectos que buscamos evidenciar e levar aos empreendedores paranaenses”, afirma.

A curadoria da exposição, assinada por Silvia Baggio, especialista em cultura e criação, foi orientada por uma pesquisa poética, com registros fotográficos e audiovisuais que aproximam o espectador da vivência nos três estados do Sul do Brasil. O feito à mão, a tradição e o saber transmitido entre gerações — como o guaimbê, os bilros, as danças típicas, a prosa com um chimarrão e os costumes açorianos — são valorizados em cada detalhe.

A mostra também inclui ações de educação ambiental, com foco na preservação do Bioma Mata Atlântica, uso de materiais sustentáveis e incentivo a práticas conscientes e reflexivas sobre desperdício e poluição.

A exposição “Sinta o Sul - Bioma Mata Atlântica” conta com o apoio da Fecomércio-SC, Fecomércio-RS, Fecomércio-PR, Governo do Estado de Santa Catarina, Governo do Estado do Paraná e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

SAIBA MAIS

O espaço expositivo de 397 m² será distribuído nos seguintes ambientes:

Foyer – Bioma Mata Atlântica: Um panorama sensorial do bioma, com apresentação de vídeo e teaser que contextualizam a exposição a partir de uma expedição pelo Sul do Brasil.

Corredor – Bem-vindos ao Sul: Destaque para os segredos do bioma na produção artesanal, com apresentação das matérias-primas e produtos selecionados pelos estados.

Sala 01 – As Curvas dos Rios, as Ondas do Mar (Sala da Cerâmica): Espaço que explora a leveza das águas e a força do barro, com peças que expressam pertencimento e identidade.

Sala 02 – Ouro Negro (Sala da Madeira e Fibras Naturais): Com ambiente intimista, destaca a madeira e sua relação com fibras naturais como protagonistas do artesanato sulista.

Sala 03 – Tecendo a Flora e a Fauna (Sala das Fibras): Valorização da flora e fauna regionais, com foco na poética artesanal e no contexto de produção.

SOBRE O CRAB

Inaugurado em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, em 2008, o CRAB tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Desde sua abertura, o CRAB realizou 36 grandes exposições e mostras; reestruturou seu Acervo e sua política de conservação e catalogação de peças; desenvolveu, captou e disseminou conteúdos estratégicos do artesanato; estabeleceu o Programa de Visitas Guiadas e o Programa Educativo; além de ter participado de diversos eventos estratégicos que contribuíram para o seu posicionamento enquanto equipamento cultural que dissemina conhecimento e experiências inventivas.

Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de 2.000 itens, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão as cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), de João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL), Mestre Nuca; as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI), e o couro colorido de Mestre Espedito Seleiro (CE).

SERVIÇO

O quê: Exposição “Sinta o Sul - Bioma Mata Atlântica”.

Quando: Até 15 de outubro, de terça-feira a sábado, das 10 às 17h.

Onde: Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro.

Quanto: Gratuito (mediante documento com foto).

Website: https://crab.sebrae.com.br



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?