Áreas de Atuação
Áreas de Atuação
Agronegócios
Agronegócio é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil, representa algo em torno de um terço do PIB brasileiro, razão pela qual é considerado o setor mais importante da economia nacional.
A Unidade de Atendimento Coletivo - Agronegócios oferece capacitação gerencial aos empreendedores rurais, estimulando a busca de novos conhecimentos, a melhoria do processo produtivo, da qualidade, da competitividade e do acesso ao mercado.
Conheça algumas áreas nas quais o Sebrae pode lhe auxiliar na expansão do seu negócio:
Ovinocaprinocultura
Atividade econômica bastante explorada no sertão do estado. Diversas ações de inovação e gestão nas propriedades rurais são aplicadas para criadores. Por meio de programas, o Sebrae disponibiliza ferramentas que permitem gerenciar melhor a propriedade, aperfeiçoar as técnicas e comercializar com eficácia.
Apicultura
O Sebrae desenvolve ações para melhorar a qualidade dos produtos, ampliar o mercado e desenvolver a administração de apicultores do Estado.
Aquicultura e Piscicultura
A aqüicultura se faz crescente na região, principalmente aquela de cultivos em tanques-redes, propiciados pela existência dos grandes reservatórios oriundos do barramentos. O Sebrae desenvolve ações para fomentar de forma sustentável a produção de peixes e dinamizar a aquicultura e a pesca no país. A proposta é implementar projetos e programas relacionados à produção do setor, priorizando os pequenos piscicultores, pescadores artesanais e de pesca amadora, entre os demais empreendedores.
Mandiocultura
A raiz de mandioca compõe o grupo de alimentos básicos da população brasileira. O Nordeste é a região com o maior número de casas de farinha de mandioca. Sergipe registra sua maior produção nos municípios de: Itabaiana, Lagarto, São Domingos e Santa Luzia do Itanhy. Por meio de programas, o Sebrae orienta ao agricultor em como aproveitar e utilizar a planta de maneira ecológica e sustentável.
Comércio e Serviços
Por meio da Unidade de Atendimento Coletivo - Comércio e Serviços, o Sebrae trabalha para o fortalecimento do comércio varejista com ações de capacitação empresarial e organização do setor.
Atuando em parceria, desenvolvemos projetos para melhorar a estrutura e revitalizar uma das mais importantes atividades econômicas do Estado.
Artesanato
O artesanato de Sergipe é rico em belezas naturais. É também o berço de magníficas manifestações de arte popular. É uma grande pluralidade de produção artesanal, fruto de mãos de gente simples, que com dedicação e amor à arte, valendo-se de técnicas arcaicas, passadas de pais para filhos, cria e recria belíssimas peças, transformadas em fonte de renda e em elemento de identidade sóciocultural.
O Sebrae trabalha junto a artesãos sergipanos etapas como a produção, gestão, design e divulgação de produtos de grupos atendidos para assim atingir a excelência do material e ampliar o acesso do artesão ao mercado. Além de focar no mercado local, o Sebrae ainda promove participação em feiras, consultorias gerenciais e capacitação por meio da gestão empresarial a fim de alcançar os padrões para a exportação.
Educação - Cursos e Palestras
O Sebrae oferece cursos e palestras formatados para empresários e microempreendedores individuais que desejam melhorar a gestão de seus negócios e fortalecer sua atuação no mercado.
Os cursos são elaborados tendo em vista o perfil do público-alvo, que pode ser: Potencial Empresário (PE), Produtor Rural (PR), Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).
Veja onde sua empresa se enquadra, navegue em nosso site e analise a programação que oferecemos. Aproveite a oportunidade de aprender, inovar e crescer!
- Cursos presenciais
- Cursos online
- Cursos in-company
Economia Criativa
Para o Sebrae Economia Criativa é o conjunto de negócios intensivos em conhecimento e baseados no capital intelectual, cultural e na criatividade, gerando valor econômico. A economia criativa compreende o ciclo de criac¸ão, produc¸ão, distribuic¸ão/difusão e consumo/fruic¸ão de bens e serviços caracterizados pela prevalência de sua dimensão simbólica.
Nesse sentido o sistema Sebrae adotou como prioritárias as seguintes atividades para atuar com ações e projetos: Arquitetura; Expressões culturais (artesanato, arte popular e festa popular); Artes visuais; Audiovisual (cinema, televisão e publicidade); Design; Digital (games, aplicativos e startups); Editoração; Moda; Música e Comunicação (tv e rádio).
Em Sergipe, o Sebrae vem realizando o Projeto Negócios em Economia Criativa, que tem como objetivo promover a inovação e a profissionalização dos empreendedores culturais, por meio da melhoria da gestão dos negócios e do aumento da capacidade empreendedora.
Sub-áreas de Atuação:
- Formalização
- Capacitação Operacional e Empresarial
- Consultoria Empresarial e Tecnológica
- Acesso a mercados
Inovação e Tecnologia
Diz o senso comum que inovação é uma ideia, método ou objeto que pouco se parece com padrões anteriores. No ambiente empresarial inovação é algo que cria valor, aumenta a competitividade e a sustentabilidade das empresas, às vezes com pequenos esforços adicionais que implicam em melhoria de produtos, processos, gestão e marketing e que contribuem para uma maior eficiência na utilização de recursos.
Pode-se inovar no produto, com melhoria de suas características ou de seus usos previstos. Pode-se inovar no processo, com a introdução de métodos de produção ou distribuição novos ou significativamente melhorados. A inovação também pode ser organizacional, com implementação de novas técnicas de gestão dos negócios, no local de trabalho ou nas relações externas com o mercado. E há ainda a inovação de marketing, que envolve novas estratégias de posicionamento dos produtos e de comunicação com os clientes.
Mas os pequenos negócios, além dos problemas que são inerentes ao seu porte, nem sempre conseguem pensar na inovação como uma necessidade e um diferencial competitivo, muitas vezes porque o empreendedor acredita que é um processo difícil e que exige muitos investimentos.
Por conta disso a área de Inovação e Tecnologia do Sebrae apresenta soluções que auxiliam a pequena empresa a realizar intervenções no produto, serviço, atendimento ao cliente e na organização em geral. Pequenas diferenças nessas sub-áreas podem criar grandes oportunidades de crescimento e abertura de novos mercados:
- Atendimento personalizado – Agentes Locais de Inovação
- Consultorias tecnológicas subsidiadas – Programa SEBRAETEC
- Incubadoras de empresas
- Histórias de inovação e tecnologia
- Normas Técnicas - Acesso
- Marcas e Patentes/Invenção
Acesso a Mercados
O Sebrae desenvolve uma série de ações para ajudar o empresário a expandir o campo de atuação de sua empresa, seja pelo acesso a novos parceiros e fornecedores ou pela conquista de novos clientes em outros mercados. Veja aqui algumas delas:
- Comércio Brasil
- Feira de Sergipe
- Feira do Empreendedor
- Missões Empresariais
- Rodada de Negócios
- Central de Oportunidades
Indústria
O setor industrial é a principal engrenagem do país. Gera 3,7 milhões de empregos, movimenta a economia e é a maior expressão da criatividade e originalidade do produto brasileiro.
A economia sergipana apresenta uma diversificação muito grande no setor industrial. Proporcionalmente, o peso do setor Industrial é o maior do Nordeste, tornando este setor, chave para o alcance do desenvolvimento sócio-produtivo.
Dentre os segmentos industriais, destacam-se o Extrativismo Mineral, com a exploração da abundante riqueza do subsolo sergipano, principalmente de minerais não-metálicos, como o cimento, o gesso, a carnalita e a silvinita (potássio) e a argila, fundamentais insumos da cadeia produtiva da Construção Civil e de indústria de fertilizantes.
No segmento extrativista, Sergipe ainda se destaca como 5º maior produtor nacional de petróleo e 4º de gás natural. Também é referência nacional na produção de energia elétrica a partir da Usina de Xingó, a 3º maior do país em capacidade, com um potencial de 3,16 milhões kW, localizada no município de Canindé de São Francisco, às margens do Rio São Francisco.
Para o Sebrae, preservar e estimular essa força produtiva é o maior compromisso com a nação. A consolidação da inteligência competitiva para o segmento e o esforço empreendedor são os principais aliados no combate aos índices de mortalidade das pequenas indústrias do Brasil.
Turismo
Sergipe oferece belos atrativos turísticos, com seus cânions e praias de água doce, aos que visitam o estado, que também podem desfrutar de um litoral de 173 km formado por belas praias preservadas e apreciar o rico patrimônio histórico e cultural, que fazem de Sergipe um destino com grande potencial de visitação que tem experimentado significante crescimento da atividade turística, além de oferecer boa infraestrutura para o turismo de eventos.
A capital de Sergipe, Aracaju, foi eleita, em pesquisa realizada em pela Fundação Getúlio Vargas encomendada pelo Ministério da Saúde, a capital de estado com a melhor qualidade de vida do país, resultado da soma dos bons hábitos de saúde do aracajuano com ações e políticas públicas que promovem o desenvolvimento urbano e o bem-estar da comunidade.