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O Sebrae no Ceará tem vários programas de incentivo ao crescimento e criação de pequenos negócios no estado. O Boletim de Ações é um compilado com os editais, projetos e eventos pensados exclusivamente para os empreendedores que estão alinhados com as inovações do mercado. Para quem já está no mercado, há diversos programas de implantação de novas oportunidades de negócio através da sustentabilidade, da tecnologia e da inovação. ABRIL/2025 Confira o Boletim Informativo de Ações da Unidade de Gestão dos Ambientes de Inovação (UGAI) Ou acesse clicando aqui Não deixe de participar das ações do Sebrae no Ceará na sua empresa!
As carteiras atuam para acompanhar os empreendedores do estado e ajudá-los a sanar suas principais dificuldades e abrir portas para capacitações e eventos do segmento. O analista responsável realiza um diagnóstico através de uma escuta ativa em visitas ao cliente para poder identificar oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente consiga evoluir seus pontos fracos e fortalecer mais ainda os pontos fortes. O atendimento é personalizado, mais ágil e mais direcionado do que aquele mais comum para os clientes que não são de carteira e isso acontece de forma gratuita. O maior benefício é que com o acompanhamento a longo prazo, o gestor sabe exatamente quais são os seus problemas e te ajuda a criar estratégias para solucioná-los. Problemas de gestão financeira, planejamento, precificação, vendas, presença em redes sociais, dentre outros, podem ser mais facilmente solucionados com o acompanhamento de um gestor de carteira. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você deseja ter um acompanhamento mais próximo, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável irá entrar em contato com você em breve. Responder formulário
A carteira de saúde e bem-estar é trabalha com o acompanhamento contínuo dos empreendedores inseridos nesse relacionamento com o gestor. O objetivo é acompanhar de perto, escutar o cliente, identificar oportunidades de melhoria e dificuldades e trabalhar em cima das necessidades do cliente. A partir da identificação dos problemas de gestão, o gestor vai sugerir consultorias, cursos, workshops, palestras e outras oportunidades que podem ajudar o cliente a sanar suas maiores dificuldades e evoluir no mercado. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. O atendimento na carteira é mais benéfico do que o atendimento comum porque o cliente estará mais imerso e será acompanhado de perto por um gestor especialista no setor, atento às tendências e as necessidades de mercado, direcionando o cliente a melhorar constantemente e crescer dentro do segmento. As principais dificuldades do empreendedor do segmento de saúde e bem-estar é a dificuldade de gestão do negócio, eles têm o conhecimento necessário para exercer a profissão, mas ainda possuem deficiências quando se trata da parte empresarial. O atendimento é totalmente gratuito, rápido e personalizado, e se você tem dificuldades com gestão, vendas, redes sociais, marketing e qualquer outra deficiência de mercado, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato do gestor responsável. Responder formulário
A carteira de Casa e Construção trabalha com um acompanhamento do cliente através da escuta ativa, análises e um diagnóstico para identificar necessidades e dificuldades e entrar com sugestões, consultorias e soluções para a evolução da empresa. O analista responsável vai realizar esse diagnóstico através de visitas ao cliente e de conversas, para poder identificar as oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente consiga sanar os problemas e melhorar sua gestão. Esse atendimento é personalizado, direcionado e mais rápido do que aquele voltado aos clientes que não são da carteira. E isso acontece de forma totalmente gratuita. As principais dificuldades do cliente do setor estão relacionadas a gestão, pontos como precificação dos produtos, fluxo de caixa, planejamento financeira, estabelecimento de metas, análise da concorrência e de posicionamento de mercado. Muitos estão na operação, no dia a dia, e esquecem que é preciso analisar os bastidores. Além disso, o controle de estoque também é uma grande dificuldade enfrentada, saber o quanto comprar para não ter excedente, saber quando tirar o produto da prateleira por estar vencido, ter controle de produtos avariados. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você se identifica com alguma dessas dificuldades, estar inserido na carteira pode ser essencial para mudar a sua estratégia e evoluir dentro do mercado. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
A carteira de petshop é uma forma que o Sebrae Alagoas encontrou para ajudar o empreendedor alagoano do segmento de petshop e clínicas veterinárias a ter um acompanhamento contínuo objetivando a evolução da gestão e consequentemente o crescimento do negócio do cliente de carteira no mercado. Para fazer parte da carteira de relacionamento o cliente precisa apenas ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. A carteira de petshop atua em toda a área de gestão, inovação e tecnologia do segmento específico do Pet Shop e Clínicas Veterinárias. O analista trabalha com a escuta do cliente para saber como está o seu negócio, quais as suas dores, o que ele identifica como necessidade e o que precisa melhorar. Após essa escuta ativa, o analista realiza um diagnóstico a depender da maturidade da gestão do cliente e apresenta algumas sugestões. E a partir daí, o cliente terá um acompanhamento gratuito pós atendimento, mesmo que não contrate as soluções sugeridas pelo analista. Serão oferecidas consultorias e instrutorias, que podem ser coletivas ou através do in-company (que acontecem dentro da empresa para capacitar os funcionários). As consultorias mais procuradas para o segmento de petshop são da área de design de ambiente, interno e de fachada, como melhorar o layout da empresa, por ser um setor que está em constante modernização. Outra consultoria com grande demanda são as da área de finanças, voltadas ao planejamento financeiro e a formação de preço. As consultorias voltadas para as mídias digitais também são queridinhas desse público que está cada vez mais engajado nas redes sociais. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
A carteira voltada para o agro atua para acompanhar esses empreendedores de maneira mais próxima e ajudá-los a sanar suas principais dificuldades. O analista responsável entra em contato com o cliente para realizar um diagnóstico através da escuta ativa e de visitas ao cliente, para identificar oportunidades de melhoria e direcionar o cliente a evoluir seus pontos fracos e fortalecer seus pontos fortes. O atendimento é personalizado, mais rápido e direcionado às necessidades do cliente, o que diferencia do atendimento comum. O acompanhamento é feito a longo prazo de acordo com o engajamento e necessidade do cliente, o que facilita na resolução dos problemas, já que o gestor conhece o cliente de perto e sabe exatamente no que ele precisa melhorar. A principal dificuldade do pequeno agricultor é a falta de acesso à informação, o que acaba gerando problemas em diversas etapas da gestão. Por isso, a carteira trabalha trazendo informação a esse cliente, através de escuta ativa, de sugestões, de capacitações, promoção de eventos e outros. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você é produtor rural e sente dificuldade em gerir o seu negócio, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
A carteira de alimentação fora do lar é baseada em acompanhar e nutrir relações com os clientes ao longo do tempo, o gestor faz uma escuta ativa para entender as necessidades do cliente e assim direcioná-lo para capacitações, consultorias e sugestões de melhoria para a evolução da empresa. Nesse processo o analista buscar entender as necessidades, estar disponível para o atendimento rápido e antecipar demandas e garantir a satisfação do cliente. O analista acompanha o desenvolvimento do cliente e está sempre presente para sugerir, atender e auxiliá-lo. O cliente de carteira pode ter acesso a missões técnicas, feiras e congressos. Além disso, tem acesso a atendimento personalizado, comunicação direta, facilidade na resolução de problemas e acesso antecipado a agendas e novidades do Sebrae. Para fazer parte da carteira de relacionamento o cliente precisa apenas ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. As principais dificuldades do cliente do setor alimentício são a precificação e o controle do fluxo de caixa, eles geralmente têm muita expertise na parte de alimentos, mas acabam pecando na parte mais técnica da gestão. Se você se identifica, a carteira de relacionamento pode te ajudar a evoluir no mercado. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
O setor de beleza é altamente competitivo. Para você ter uma base, somente entre os meses de janeiro a setembro de 2023, foram registradas uma média de 524 aberturas diárias, ou seja, mais de 143 mil microempreendedores individuais, de acordo com dados divulgados pelo Valor Econômico. Os números não mentem. Além da competitividade, o que preocupa os empreendedores do setor é a precificação dos seus serviços: “será que estou cobrando muito caro ou muito barato?”. Sabemos da sua preocupação e, por isso, criamos este artigo para mostrar como cobrar um preço justo sem prejudicar a lucratividade do seu negócio. Vamos lá? Quais são os desafios de precificação? “Ah, mas fulano cobra mais barato” — será que ele oferece a mesma qualidade nos serviços que você? Às vezes, o medo de ficar para trás pode fazer com que você tome decisões equivocadas em relação à precificação dos seus serviços. Por outro lado, sabemos que existem desafios que precisam ser superados. Um exemplo disso é a inflação elevada, que faz com que o custo dos produtos suba constantemente, reduzindo a margem de lucro dos serviços. Aqui, é interessante renegociar preços com fornecedores e acompanhar atentamente os reajustes das contas básicas. Sem esse controle, o salão corre o risco de absorver os aumentos e operar no prejuízo. Além disso, a concorrência desleal agrava ainda mais o cenário. Salões que copiam tendências sem investir em inovação e qualidade prejudicam quem realmente trabalha para se destacar no mercado. Para evitar esse problema é necessário registrar a marca e monitorar o uso indevido da identidade visual e dos serviços oferecidos. Outro desafio que impacta a precificação é a escassez de mão de obra qualificada. Encontrar profissionais capacitados está cada vez mais difícil e isso pode comprometer a qualidade do atendimento e limitar o crescimento do salão. Nesse caso, investir na especialização da equipe atual é uma ótima solução. Os treinamentos são investimentos que garantem a excelência dos serviços e justificam valores mais altos. Como cobrar um preço justo? Preço justo é aquele que considera três fatores muito importantes: custo de produção, demanda do mercado e a percepção de valor pelo consumidor. Acima de tudo, você precisa entender que esse conceito não está ligado a “agradar a todos”, mas sim aqueles que veem valor nos seus serviços. Dito isso, separamos algumas dicas, a seguir, para você saber como a precificação no setor de beleza deve funcionar. Calcule do valor ideal dos serviços sem medo da concorrência Não entre na guerra de preços! O primeiro passo para acertar na precificação do setor de beleza é saber valorizar o seu serviço — calma, não estamos dizendo que você deve superfaturá-lo, mas também não precisa cobrar um valor que mal paga os seus custos. Lembre-se de que cada salão tem uma estrutura diferente, custos variados e um público específico. Portanto, o ideal é definir preços com base nos próprios números, a fim de garantir que os valores sejam acessíveis para os clientes e sustentáveis para o negócio. Na hora de cobrar um preço justo, você precisa levar em consideração o que o seu salão gasta, ou seja, todos os custos envolvidos em cada serviço, pois o valor cobrado precisa garantir, antes de tudo, a sua sobrevivência no mercado. Em seguida, divida o valor total de cada produto pela quantidade disponível e multiplique pelo volume utilizado em cada atendimento. Dessa forma, é possível saber exatamente quanto se gasta com insumos. Outros custos fixos também precisam ser considerados, como aluguel, energia, água, salários e impostos. Essas despesas devem ser diluídas entre os clientes atendidos no mês, para que cada serviço contribua com uma parte das despesas operacionais. Adote estratégias para vender pacotes e combos lucrativos Pacotes ou combos combinam dois ou mais serviços em uma única oferta por um preço reduzido. O objetivo é oferecer uma experiência mais vantajosa para o público, incentivando a contratação de serviços adicionais que, muitas vezes, o cliente não consideraria de forma isolada. Ambas as opções são planejadas estrategicamente para atender às necessidades mais comuns dos clientes, oferecendo combinações que fazem sentido, como manicure e pedicure, corte e hidratação ou maquiagem e penteado. Além de facilitar a escolha, essa abordagem agrega valor ao atendimento e torna a decisão de compra mais simples e conveniente. Outro benefício importante é a possibilidade de destacar serviços menos procurados ou trazer novidades para o salão. Um tratamento facial pouco conhecido, por exemplo, pode ser incluído em um combo/pacote com serviços populares — além de despertar o interesse do cliente, há a possibilidade de consolidar o serviço no mercado. Crie diferenciais para justificar preços mais altos Diferencial é aquilo que o seu concorrente não faz. Tendo isso em mente, você precisa fazer uma análise da sua concorrência para entender o que pode oferecer aos seus clientes como algo único. Vamos dar um exemplo: a tecnologia. Inovações, como a Realidade Aumentada (RA), têm gerado ótimos resultados. Já imaginou o quão bom seria se o cliente conseguisse “ver” como ficaria seu cabelo antes de realizar uma tintura, corte ou penteado? Adote estratégia de fidelização de clientes e estímulo de recorrência Embora seja um setor muito atrativo, os salões de beleza sofrem com a grande competitividade. Como o cliente é a alma do negócio, investir em um bom relacionamento é algo indispensável. Os programas de fidelização são estruturados de diferentes formas: cartões de pontos, descontos progressivos para clientes frequentes ou benefícios exclusivos para quem indica novos clientes são algumas estratégias que incentivam o retorno constante. O segredo para ter bons resultados está na personalização: quanto mais o programa estiver alinhado com o perfil do público, mais eficiente será. Nesse momento, vale apostar em uma pesquisa para entender quais são as preferências dos seus clientes e apostar em estratégias que realmente são atrativas para eles. Quais são os impactos da precificação incorreta? Você pode estar se perguntando: “o que pode acontecer se eu precificar errado meus serviços?” Olha, muita coisa (ruim) pode acontecer. De início, você terá uma margem de lucro menor. Se o preço for muito baixo, a lucratividade fica comprometida, tornando o trabalho intenso, mas com pouco retorno financeiro. Por outro lado, se o preço for muito alto, os clientes podem procurar alternativas mais acessíveis, reduzindo o volume de vendas. Sem contar que uma precificação errada pode gerar problemas graves no fluxo de caixa, dificultando a manutenção das operações. Quando os custos não são considerados corretamente, o salão corre o risco de operar no vermelho, precisando recorrer a empréstimos e, consequentemente, aumentar o endividamento. Agora você já sabe o que fazer para cobrar um preço justo no setor de beleza. Lembre-se de considerar todos os seus custos para ter recursos suficientes para manter suas operações e não prejudicar o seu fluxo de caixa. Gostou de aprender sobre o assunto e quer adquirir mais conhecimento na área? Então acesse nosso o site e confira mais conteúdos relevantes para o seu negócio.
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