Ao planejar a produção da sua safra, o produtor aumenta as oportunidades de de lucros em seu negócio.
O mercado de verduras e legumes está cada vez mais competitivo e com preços menos atrativos para os agricultores, principalmente para os pequenos, que são os responsáveis por aproximadamente 70% dessa cadeia produtiva, quando destacamos as folhosas essa porcentagem aumenta, já que o tempo de prateleira desses produtos é muito pequeno e seu volume para transporte é grande, dificultando a logística e deixando o produto muito caro para ser comercializado em maiores distancias.
Os agricultores na maioria das vezes entregam seus produtos para atravessadores que ficam com a maior parte do lucro. Os mercados compram dos atravessadores principalmente por três motivos:
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Frequência de produção – conseguir entregar a quantidade que o comerciante precisa toda semana. Muitos produtores têm, por exemplo, 40 caixas em uma semana e na próxima somente 20, deixando o cliente com a necessidade de 20 caixas para comprar de outro fornecedor;
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Facilidades de entrega – o mesmo fornecedor entrega vários produtos e com uma só nota. O comprador não tem mão-de-obra para atender 15 fornecedores e realizar todos esses procedimentos para realização de pagamento, prefere fazer de uma vez com o atravessador;
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Qualidade do Produto – a padronização de tamanho e não entregar produtos com defeitos é algo que muitos já fazem e é uma exigência cada vez maior do mercado consumidor, seja ele um mercado ou um consumidor final.
O consultor do Sebrae em São Paulo, Marcelo Rondon Bezerra explica como realizar um bom planejamento da safra dos alimentos.
Para garantir a frequência de produção, o olericultor tem que definir a melhor época de plantio dos seus canteiros e quantos metros de cada cultura plantar. Primeiro ele precisa descobrir três dados de sua horta:
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Produtividade: quanto de produto ele colhe em um canteiro - vamos avaliar um produtor de beterraba que plantou um canteiro de 40 metros, durante as colheitas ele pesou cada uma delas e chegou a um total de 100kg de beterraba. Dividindo 100 kg por 40 metros, ele irá concluir que a sua produtividade é de 2,5 kg por metro quadrado. Se ele comparar esta produtividade com vizinhos que cultivam a mesma variedade ele ainda pode tirar conclusões sobre a qualidade de seus tratos culturais.
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Tempo para Colheita: anotando o dia que a muda ou a semente foi colocada em campo, ele saberá, em média, quanto dias, em cada época do ano a sua produção tende a chegar, por exemplo um produtor que por ciclos anteriores sabe que em sua terra a beterraba irá demorar 55 dias para ser colhida se as mudas foram plantadas em 01/04, ele saberá que a partir de 26 de maio ele irá ter beterraba para vender.
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Quantidade a ser produzida semanalmente: somando a quantidade que vende em cada cliente, ele saberá a quantidade mínima que precisa produzir toda semana. Por exemplo a beterraba, se toda semana, ele entrega para três restaurantes e um mercado seus produtos, sendo 22, 28 e 20 quilos para cada restaurante e 30kg para o mercado, totalizando no mínimo 100 quilos por semana.
Com estes três dados ele poderá calcular o tamanho de sua horta de beterraba, conforme detalhado na Tabela abaixo:
BETERRABA |
PRODUÇÃO POR SEMANA |
PRODUTIVIDADE |
TEMPO PARA COLHER |
METROS DE CANTEIROS POR SEMANA |
TOTAL DE CANTEIROS |
CÁLCULO: |
22 +28 +20 +30 |
100 kg /40 metros |
01/04 a 26/05 |
100 Kg / 2,5 kg / m2 |
55 DIAS / 7 DIAS |
RESULTADO: |
= 100 Kg |
= 2,5 kg / m2 |
= 55 dias |
= 40 metros |
= 7,85 = 8 CANTEIROS (320 metros) |
REFERÊNCIA: |
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1,5 a 3 kg / m2 |
70 a 80 dias (plantio de mudas) |
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O resultado da Tabela mostra que para colher 100kg de beterraba por semana o produtor terá que plantar durante 8 semanas seguidas, com 40 metros de canteiros de beterraba, ficando com um total de 320 metros de canteiros de beterraba em sua horta. Destacando que ele continuará o plantio durante todo o inverno, mas a partir da nona semana ele terá um canteiro livre para o novo plantio de beterraba na horta, sendo necessário observar a rotação de cultura dentro da horta, trocando as culturas no mesmo canteiro, ou seja, plantar alface no canteiro que era beterraba e vive versa.
A qualidade do produto é conforme o padrão que o cliente deseja e para atingir a sua necessidade é necessário diversificar os produtos e/ou fazer parcerias com outros agricultores, para juntos entregarem e tornarem o frete viável. No estado existem várias cooperativas de agricultores que estão se equipando e organizando para atender esses mercados, comprando caminhões, construindo locais de distribuição e ainda aumentando o seu leque de produtos para aumentar o número de clientes.
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