Saiba como ter um negócio mais produtivo e eficiente por meio de organização e divisão de tarefas
Se uma pessoa organizada consegue ser muito mais produtiva, em uma empresa, a organização pode trazer resultados ainda mais promissores. Uma empresa organizada consegue estruturar seu planejamento estratégico e atingir seus objetivos.
Um caminho para conseguir isso é dividir sua empresa em áreas e atribuir as atividades que deverão ser executadas e os responsáveis por cada uma delas. Com isso, é possível ter resultados e, consequentemente, mais eficiência nos trabalhos realizados, evitando atropelos.
No universo das micro e pequenas empresas, podemos definir quatro áreas essenciais para o negócio. São elas:
- Administrativa: tem como principais atividades os controles financeiros, como controle diário de caixa, fluxo de caixa, demonstrativo de resultados, fechamento com a contabilidade, pagamentos e recebimentos, bancos e metas de faturamento.
- Recursos Humanos: foca no controle de frequência, contratações e demissões, férias, advertências, pagamento dos salários e comissões, integração e treinamentos.
- Comercial: fica responsável pelo atendimento ao cliente, orçamentos, cadastro de fornecedores, equipe de vendas, controle do estoque, divulgação e pós-venda.
- Operacional: cuida da execução do serviço, linha de produção, controle de qualidade e gerenciamento da equipe de produção.
Com essas divisões, fica mais fácil estabelecer os responsáveis e delegar funções e atribuições, o que ajuda o empresário no monitoramento das atividades e a fazer os ajustes necessários.
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