this is an h1

this is an h2

Pessoas | POLÍTICAS DE INCENTIVO
Fortalecimento de Associações e Cooperativas de Materiais Recicláveis

O programa visa fortalecer o cooperativismo e associativismo de grupos que atuam no setor de reciclagem, incentivando sua formalização

· Atualizado em 08/07/2022
Imagem de destaque
FAVORITAR
Botão favoritar

O que é

Como o próprio nome diz, o programa visa fortalecer o cooperativismo e associativismo de grupos que atuam no setor de reciclagem, incentivando sua formalização.

A Lei 12305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos sólidos, estabelece em seu artigo 8º o incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, os quais são um importante elo na gestão dos resíduos municipais.

Assim, visando contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento das associações e cooperativas, o Sebrae-SP oferece consultorias gratuitas, estruturadas de maneira flexível, e direcionadas às principais necessidades encontradas pelos grupos trabalhados.

Etapas de aplicação do Programa

Consultorias de Diagnóstico

Objetivam analisar a situação atual do grupo (de 4 a 12 horas), de modo a identificar as principais dificuldades e problemas enfrentados.

 

Consultorias Técnicas

Objetivam propor melhorias em diversas áreas de gestão: planejamento, produção, mercado, gestão financeira e jurídico, (de 4 a 88 horas).

Duração total do programa: 100 horas

 

Quem pode participar

Grupos formais e informais de catadores de materiais recicláveis, associações e cooperativas de reciclagem.

Principais resultados alcançados

O programa teve iniciou em 2021 e iniciou as capacitações com 66 grupos de Catadores de reciclagem em 63 municípios paulistas, totalizando mais de 450 atendimentos.

Depoimentos

“Achei de extrema importância o contato direto com os catadores, como uma forma de estreitar os laços entre a esfera pública e a cooperativa. Foi um trabalho dinâmico, no qual pudemos entender a importância do serviço de coleta seletiva no município.”
Marcus, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Assis.

“Para mim, o que mudou de trabalhar no lixão para trabalhar em cooperativa é a questão da dignidade. A sociedade tem muito preconceito com relação a isso, mas hoje estou feliz fazendo o que eu faço, já melhoramos bastante e temos a intenção de melhorar ainda mais.”
Maria Aparecida, Cooperlix (Presidente Prudente).

“Buscamos trazer para essas pessoas apoio e acesso à informação, além de inclui-las para serem vistas pela sociedade, trazendo temas que são importantes não só para a cooperativa, mas também para o desenvolvimento humano.”
Paula, Consultora do SEBRAE (Presidente Prudente).

“Eu tive uma vivência com o Sebrae que mudou muito a minha vida, e eu não toparia ser presidente da cooperativa se eu não tivesse conhecido todas as pessoas do Sebrae. A relação com o Sebrae vai muito além de uma consultoria. Eles se transformaram em parte da cooperativa, e hoje são peça fundamental. Se hoje a cooperativa está com um rendimento melhor, é graças à capacitação do Sebrae.”
Ingrid Brum, Presidente da Cooperativa Univence (Suzano).

Fale Conosco

Caso tenha dúvidas sobre os programas de Inclusão Produtiva, envie um e-mail para inclusaoprodutiva@sebraesp.com.br.

Se quiser informações sobre outros produtos do Sebrae, ligue para nossa Central de Atendimento: 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?