Veja algumas razões para sua empresa investir em UX Writing e promover uma melhor experiência do usuário.

O conteúdo de um site ou aplicativo faz parte da estratégia de comunicação e o UX Writing impacta diretamente na experiência do usuário. No entanto, apenas inserir um texto nas páginas do seu site e nos produtos não é o suficiente para gerar conversão.
UX Writing é um conjunto de técnicas de escrita, que fazem com que sua mensagem seja útil, objetiva e adaptada para o contexto digital. É uma escrita pensada na experiência do usuário, com uma pesquisa que mapeia as palavras e o momento certo para descrever o seu produto como o mais adequado para seu cliente em potencial.
Além de servir como instrução para o usuário, a escrita focada no UX tem o objetivo de se adaptar ao elemento visual para causar uma experiência completa e impactante. Afinal, contar com um bom conteúdo é evitar a frustração e manter o seu público dentro das suas páginas.
Engana-se quem pensa que gerar identificação com a marca é um papel somente das grandes empresas. Os pequenos negócios também devem usar os recursos disponíveis para criar autenticidade e emoção no usuário.
Experiências em buscas por produtos, por exemplo, são voltadas para o conteúdo e investir nessa apresentação é importante se você quiser conquistar mais clientes.
Por isso, separamos 3 razões para você investir em UX Writing:
Mais engajamento
Se o seu site oferece, de maneira clara e acessível, as respostas certas, dificilmente o usuário irá abandonar rapidamente aquela página. A junção entre o conteúdo e os elementos gráficos criam uma conexão e aproximam o cliente em potencial do seu produto, gerando uma identificação e adesão maior a sua marca.
Mais usabilidade
Evite que a falta de informação gere uma experiência negativa do seu produto. Além de oferecer as respostas certas para as dúvidas, o conteúdo deve ser acessível para pessoas com deficiências, por exemplo.
São detalhes que podem diferenciar o seu negócio da concorrência. Pensar na versão mobile é outra ação fundamental para ter uma melhor usabilidade no seu site ou aplicativo.
Mais personalidade
Com uma narrativa bem construída, é possível dar personalidade ao seu produto ou serviço. Crie uma mensagem autêntica e para atrair mais audiência, afinal, as narrativas personalizadas são instrumentos de convencimento.
Importante destacar que o UX Writing não é aplicável somente em blocos extensos de conteúdo. Ao lançar um site ou um determinado produto, é importante relacionar os botões de CTA com a experiência do usuário, por exemplo.
Em muitos casos, o design em si está bem construído, mas o conteúdo não é o mais adequado, o que acaba influenciando no resultado da estratégia. Assim, o UX Writing pode ser aplicado nos seguintes recursos do seu site ou aplicativo:
CTAs: analise o seu público para saber qual o melhor CTA, onde devem ser inseridos e qual tipo de gatilho é necessário em cada página do site.
FAQ: escreva instruções de uso, mensagens de erro, termos de uso e principais dúvidas focando na experiência do cliente.
Chatbots: conte com um UX Writing para desenvolver a melhor abordagem, atendimento e respostas.
E-mails: ao estudar o segmento e público, o UX Writing pode construir a melhor mensagem para conversão dos seus leads.
Arquitetura da informação: assim como os elementos visuais, a escrita ao longo do site não pode ser cansativa e gerar gatilhos de fuga. Pelo contrário, a escrita deve ser um elemento primordial para reter o usuário.
Mantenha uma equipe com foco total na experiência do usuário e una os recursos visuais com a escrita para potencializar os seus resultados. O UX Writing transmitirá uma mensagem útil, objetiva e clara para o seu cliente. Isso porque é uma técnica de escrita pensada na experiência do usuário.
Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR: Como investir em UX Writing pode ajudar o seu negócio
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