this is an h1

this is an h2

Sat Mar 25 01:01:33 BRT 2023
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
6 dicas para garantir a saúde financeira de sua empresa MEI

O empreendedor MEI precisa se organizar para não ter problemas financeiros em sua empresa. Acompanhe essas dicas e fique prevenido.

· Atualizado em 25/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A modalidade microempreendedor individual (MEI) apresenta uma série de vantagens para o empreendedor que fatura até R$ 81 mil reais anuais. Tal opção possibilita que os autônomos possam ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e consigam emitir nota fiscal, além de se beneficiarem das seguridades da Previdência Social. 

É um modelo mais simples que tem como principal objetivo formalizar as atividades econômicas e a atuação profissional de pessoas que trabalham como autônomas. Apesar de não ter a obrigatoriedade de pagamento de imposto, é preciso que o empreendedor se organize para não ter problemas financeiros. 

Veja como evitar problemas financeiros 

Se você é Mei, saiba que é possível seguir dicas simples de planejamento e gestão para evitar problemas financeiros. Acompanhe: 

1. Tenha um valor reservado para possíveis imprevistos

O dia a dia de uma empresa, normalmente, é bastante dinâmico. E, nessa rotina, é possível que aconteçam imprevistos que geram gastos inesperados. Por isso, ter sempre um dinheiro reservado para essas emergências é sinônimo de tranquilidade, pois evita que o empreendedor seja pego de surpresa e precise endividar-se para lidar com acontecimentos que não estavam planejados. 

2. Não atrase contas

Se você quer manter o seu negócio saudável e lucrativo, é preciso que todas as contas sejam pagas em dia. Atraso de contas acarreta juros, causa desorganização e traz muitos riscos ao empreendimento, tais como a conhecida “bola de neve”, quando o empreendedor paga uma alta quantidade de juros e tem dificuldades para quitar as dívidas. 

3. Registre todas as operações

Uma boa organização é a melhor forma de conseguir manter o controle de tudo e não ser pego de surpresa. Anotar todos os valores que entram e saem no dia a dia do negócio possibilita ao empreendedor ter uma visão mais ampla, o que auxilia nas tomadas de decisão e no aumento da lucratividade. 

4. Não misture as contas jurídicas com as físicas

Essa questão faz parte do processo de organização. Se você mistura ambas as despesas, não conseguirá ter uma visão geral nem avaliar o retorno financeiro que o negócio está dando. 

Sendo assim, separe em planilhas seus gastos pessoais e as informações financeiras da sua empresa. Também é recomendado ter conta bancária separada para cada tipo de operação. 

5. Aproveite os recursos tecnológicos

Hoje em dia, a tecnologia, quando utilizada de modo certeiro, pode facilitar e trazer melhorias para qualquer negócio. Sistemas, plataformas e programas próprios para cada função são capazes de auxiliar na organização, no pagamento das contas nas datas certas e demais ações essenciais dentro da empresa. 

Também é possível utilizar as tecnologias para realizar a divulgação do negócio na internet, uma ação que está crescendo a cada dia mais. 

6. Segurança e qualidade nas finanças

A contabilidade de uma empresa é um setor de grande importância. É uma área que necessita de muita atenção e cautela nas atividades. Por esta razão, é preciso contar com profissionais altamente qualificados. 

Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?