Precisar de empréstimo para saldar compromissos eventuais é mais comum do que se pensa. Grande parte das empresas operam com certo grau de endividamento, o que não é necessariamente ruim. Essa situação pode acontecer por diversos motivos, como inadimplência de clientes, falta de fluxo de caixa devido a muitas vendas a prazo ou período de vendas pouco favorável por conta da sazonalidade.
Ter acesso a crédito, atualmente, não é complicado. Há diversas linhas para micro e pequenas empresas com juros amigáveis e bons prazos. Entretanto, mesmo antes de precisar obtê-lo, o empresário deve incluir essa possibilidade no seu planejamento financeiro e observar algumas boas práticas que facilitam essa operação quando for necessário, como ter um bom fluxo de caixa e manter um bom relacionamento com os bancos que fazem as movimentações. Dessa forma, ele conseguirá manter linhas de créditos pré-aprovadas para não precisar enfrentar burocracias em tempos adversos.
Mas se, infelizmente, há compromissos a vencer e o empresário, mesmo tentando de diversas formas, verifica que não há como honrá-los com o caixa atual, então é hora de se buscar o empréstimo. Mas isso não é motivo para desespero: com um bom planejamento, boas práticas e muito trabalho, a prosperidade voltará.
Observe alguns cuidados e dicas para auxiliá-lo nesse processo:
Tenha um controle financeiro eficiente
Ao contar com o empréstimo, é necessário um cuidado ainda maior com as finanças da empresa. Por isso, é fundamental seguir com rigidez o controle e a gestão de toda a movimentação financeira do negócio.
Tenha um planejamento para o pagamento do empréstimo
A empresa, além de fazer um planejamento específico para a dívida, com amortização gradual, também deve pensar na possibilidade de usar seus lucros para reduzi-la. Assim, a empresa chegará a uma situação mais interessante em menos tempo.
Faça um controle de estoque eficiente
Estoque desorganizado é dinheiro parado, por isso o empresário precisa monitorá-lo para que haja equilíbrio, rotatividade e uma quantidade suficiente de produtos e matérias-primas. Dessa forma, sua produtividade e eficiência serão boas e ajudarão a empresa sair de momentos ruins, como os de necessidade de crédito.
Faça a gestão das despesas e dos fornecedores
É importante sempre verificar a qualidade dos gastos e dispêndios da empresa. Muitas vezes, pequenos gastos descontrolados podem gerar um grande impacto, então uma revisão geral de despesas pode causar bons frutos. Ademais, o empresário deve sempre estar atento aos fornecedores para conseguir melhores negociações e maiores prazos que beneficiarão diretamente o fluxo de caixa e os resultados da empresa.
Mantenha as contas em dia e o cadastro positivo
Pode parecer óbvio, mas, mesmo com um empréstimo em andamento, ou mesmo depois de liquidado, deve-se manter as contas em dia, para evitar protesto ou cobranças. Considerando a dinamicidade do mercado, em outro momento a empresa poderá precisar de crédito, por isso é importante acessá-lo com facilidade.
Para que você obtenha maiores informações sobre o tema, acesse os links abaixo, disponibilizados pelo SEBRAE.
Sebrae orienta empreendedores sobre acesso a crédito
Acesso a serviços financeiros
Precisa de empréstimo, mas não consegue por falta de garantia?