this is an h1

this is an h2

Tue May 30 16:39:02 BRT 2023
Mercado e Vendas | CLIENTE
5 dicas para deixar seu negócio mais inclusivo para PcD

Saiba como atender melhor quem tem algum tipo de deficiência e adéque seu negócio para o cumprimento da lei e promoção da igualdade.

· 10/02/2023 · Atualizado em 30/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 8,4% da população brasileira acima de dois anos – o que representa 17,3 milhões de pessoas – tem algum tipo de deficiência. Quase metade dessa parcela (49,4%) é de idosos.

As informações fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, que foi realizada em parceria pelo Ministério da Saúde.

Ao contrário do que muitos pensam, ser inclusivo não é um modismo. É um dever das empresas, é uma exigência de clientes cada vez mais atentos. No mundo dos negócios, oferecer acessibilidade pode ser um diferencial competitivo, mas também representa uma obrigatoriedade estabelecida por lei.

Portanto, é fundamental que seu estabelecimento entenda as necessidades desse público e esteja preparado para atendê-lo de forma correta, o que tornará o seu negócio mais inclusivo. Pensando nisso, o Sebrae preparou cinco dicas para ajudar a atender mais e melhor as pessoas com deficiência.

  1. Acompanhamento

Consulte as pessoas com deficiência sobre a melhor maneira de atendê-las. Assim, você evita possíveis constrangimentos. Fique por perto, mas respeitando sempre a autonomia do seu cliente – o importante é deixar a pessoa confortável e em segurança.

  1. Pessoas com deficiência visual

Ao acompanhar um cliente cego, seja objetivo ao explicar as direções. Ofereça o braço ou o ombro. Caminhe na frente da pessoa. Não a deixe falando sozinha. Converse com seu tom normal de voz.

Em restaurantes, coloque o copo de um lado e a garrafa do outro. Sempre avise ao cliente onde estão os pedidos na mesa. Sirva as refeições no prato em forma de relógio. Oriente os garçons e garçonetes para que se identifiquem pelo nome e que deixem claro que estão à disposição para ajudar.

Os cães-guias têm a responsabilidade de guiar o seu dono. Por isso, não os distraia com carinhos e brincadeiras. Oriente todos os funcionários da empresa, explique que esses animais são autorizados a entrar em qualquer lugar (com a exceção de UTIs e Centro de Queimados). 

O direito de acompanhamento por um cão-guia foi oficialmente instituído em 2005, por meio da Lei nº 11.126. Para saber mais, acesse aqui.

  1. Pessoas com deficiência auditiva

Decreto nº 5.296/2004 regulamenta as Leis nº 10.048 e nº 10.098, ambas de 2000. Ele obriga lugares públicos a oferecer serviços de atendimento para pessoas com deficiência auditiva, como intérpretes ou pessoas capacitadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No caso de impossibilidade de ter um intérprete no estabelecimento, procure falar devagar e no tom normal da voz. Assim, as pessoas surdas podem fazer leitura labial. Se necessário, ofereça papel e caneta para facilitar a comunicação.

  1. Pessoa com deficiência física

Adequar a estrutura do seu estabelecimento é primordial para receber pessoas com deficiência física. Muitas são as adaptações. Preste atenção na ausência de degrau e espaço para circulação entre as mesas e cadeiras. Fique atento também à obrigatoriedade em relação aos acessórios e às barras de apoio em sanitários.

Lei da Acessibilidade. Além da Constituição, que assegura também o direito de ir e vir, as pessoas com deficiência são protegidas por legislações específicas que garantem seus direitos na sociedade. A Lei Federal nº 10.098/2000 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade. Entre os deveres contidos nessa lei, determina-se o banheiro acessível com equipamentos e acessórios, como as barras de apoio, para serem utilizados por pessoas com deficiência.

Além disso, instrua funcionários para que fiquem de frente e no mesmo nível do olhar dos cadeirantes quando forem atendê-los. Acompanhe o passo das pessoas com mobilidade reduzida. Se achar que elas estão com dificuldades, ofereça ajuda e pergunte como proceder.

Em 2004, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) produziu a Norma Brasileira 9.050/2004, que foi atualizada em 2020. Ela está entre o rol de normas de acessibilidade legitimadas pelo Decreto nº 5.296/2004. Entre elas, está a de que os restaurantes têm a obrigação de oferecer mesas acessíveis aos cadeirantes (é recomendado que ao menos 5% das mesas para refeições sejam acessíveis – exige-se ao menos uma), balcões de atendimento com altura adequada a eles e cardápio em braile.

Leia também:

Cartilha Negócios Acessíveis

Confira dicas de acessibilidade e atenda todos os tipos de clientes

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?