Helson Santos, CEO da Logstore, participou de uma imersão na Universidade de Cambridge, em evento em que ideias inovadoras para a transformação digital no varejo foram apresentadas.
A partir da experiência destacou sete erros comuns da transformação digital no varejo que foram elucidados por lá.
Erro 1: área de negócios e tecnologia desintegrados
Pensar a digitalização e automação de forma desassociada no mercado atual é ingenuidade. Possuir uma área de negócios que só pensa em novos negócios, uma área de clientes que só atende clientes e depois levam as conclusões para a área de tecnologia desenvolver as soluções isoladamente não é mais uma estratégia sustentável.
Erro 2: focar no projeto e não nos resultados
Quando os executivos se prendem muito ao “como” de um projeto que pretendem desenvolver, fica mais difícil enxergar se o produto final será bem quisto pelo consumidor. Por isso, é mais eficiente focar nos resultados desde o início.
Erro 3: concentrar-se no que os executivos querem e não nas necessidades dos clientes
Saber o que os executivos ou investidores desejam é importante e legítimo, mas o indispensável é, primeiramente, olhar para as necessidades dos clientes. Entendê-las e concentrar-se em resolver a dor do público-alvo deve ser a grande prioridade das empresas.
Erro 4: implantação sem testes
Uma implantação de um produto precisa de testes antes de seu lançamento, e fazê-los de maneira inteligente economiza tempo e recursos.
Erro 5: dedicar-se ao processo e não às pessoas
Quando uma liderança foca nas pessoas antes dos processos, há uma entrega maior dos times em razão do sentimento de pertencimento que passam a nutrir pela empresa.
Erro 6: falta de autonomia
Dispor de equipes autônomas, capazes de criar seus próprios fluxos de atividade sem prejudicar os resultados faz total diferença.
Erro 7. Usar modelos de gestão tradicionais
Empresas alinhadas com a nova economia já entenderam que o resultado não depende do controle, mas sim, da colaboração. Portanto, é mais eficiente investir em um modelo mais horizontal, que priorize o cliente e não mais a hierarquia.
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