this is an h1

this is an h2

Thu Sep 15 23:34:15 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
A contabilidade e o controle de suas atividades financeiras

As ferramentas contábeis são de grande importância para o empreendedor. Descubra como melhorar os resultados da sua empresa com dados contábeis.

· Atualizado em 15/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Exceto para o microempreendedor individual (MEI), as demais empresas têm, obrigatoriamente, que ter uma contabilidade. Muitas vezes, os empresários veem a contabilidade como uma necessidade burocrática que faz apenas o intermédio entre a empresa e o complexo sistema tributário brasileiro. Entretanto, ela pode agregar muito mais que simplesmente gerar tributos ou registrar notas fiscais.

Conceitualmente, o objetivo da contabilidade é fornecer informações para a tomada de decisão. E, é isso que o empresário deve buscar em seu contador ou setor de contabilidade, um suporte em todos os momentos. Ela fornece informações por meio de diversos relatórios que podem mostrar dados e detalhes não percebidos pelos tomadores de decisão. Esses relatórios são o balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração de fluxo de caixa e outros. Então, vamos entender melhor a função de cada um deles.

Balanço de pagamentos – exibe o real patrimônio da empresa naquele momento, e patrimônio não se restringe apenas aos bens, inclui também os direitos e as obrigações da empresa. Ele mostra graficamente a situação real da empresa, discrimina os ativos que englobam os bens como caixa, dinheiro em espécie, estoques, imóveis, aplicações etc. Discrimina, também, o passivo que são as obrigações com fornecedores, com bancos, salários e encargos a pagar e tributos. E, a diferença entre o ativo e o passivo é o conhecido patrimônio líquido, ou capital próprio, que é valor pertencente aos sócios ou acionistas que foram empregados para o desenvolvimento da empresa. Ou seja, espera-se que este valor seja sempre positivo e cresça junto com a empresa.

Demonstração do resultado do exercício - chamada também DRE, exibe, discriminadamente, o resultado da empresa em um período que, em regra, é anual. Ela mostra todos os custos, despesas, receitas e impostos. Além disso, ao final, demonstra o lucro ou prejuízo líquido, consequentemente, margem de lucros e peso de cada custo e despesa. Com a confecção de DRE’s em vários períodos, é possível a comparação em que se pode fazer diversas análises da evolução da empresa ao longo do tempo, podendo envolver todos os fatores que ela apresenta, e, principalmente, possibilitando uma projeção de futuro.

Demonstrativo de fluxo de caixa – ou DFC é o relatório em que é detalhada toda a movimentação do caixa da empresa. Detalha todas as origens e destinações dos recursos. Logo, ele objetiva analisar a capacidade que um empreendimento possui para a geração de caixa ao longo de um período, mostrando como anda a saúde financeira de uma empresa, como também detectar possíveis erros contábeis ou fraudes no caixa.

Dada a relevância das ferramentas oferecidas, o empreendedor moderno não pode deixar de fazer o acompanhamento contábil recorrente para junto com a análise financeira eficiente. Portanto, é de suma importância que o empresário tenha a contabilidade e o contador como aliados em busca de um futuro próspero.

Para mais informações e aprofundamento no assunto, o Sebrae oferece excelentes opções de cursos e e-books,  como:

Curso EaD - Educação financeira empresarial.

Curso EaD - Gestão financeira.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?