this is an h1

this is an h2

Fri Feb 24 16:18:09 BRT 2023
Inovação | RECURSO TECNOLÓGICO
A importância da inovação para a construção civil

Novas tecnologias garantem mais segurança e precisão na construção civil, liberando os engenheiros para trabalhos mais nobres.

· 22/12/2022 · Atualizado em 24/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Como em todo setor econômico, na construção civil também é a inovação que garante a sobrevivência e o crescimento das empresas. Ao longo da história, há exemplos de como a tecnologia possibilitou um salto de evolução na engenharia.

Em 1889, a França concluiu a construção da Torre Eiffel, uma obra que foi inicialmente criticada por parte da sociedade francesa, que se opunha à instalação daquela estrutura colossal (300 metros de altura) no centro de Paris.

Além da ousadia da ideia em si – colocar uma imensa torre de aço no meio da Cidade Luz cheia de monumentos históricos – o projeto e a execução da obra exigiram muita inventividade do monsieur Eiffel.   

A Torre Eiffel era para ser temporária, apenas para abrilhantar a Exposição Universal de 1889, e se não fosse a estação de rádio nela instalada, provavelmente teria sido demolida. Isso mostra o quanto o projeto do engenheiro Eiffel estava à frente do seu tempo.

Mas antes disso, do outro lado do Canal da Mancha, as máquinas que perfuravam o solo para a construção dos túneis do metrô de Londres, o mais antigo do mundo (inaugurado em 1863), permitiram a adoção desse meio de transporte público para vários países do mundo. 

Hoje, a construção civil emprega drones e materiais sustentáveis que facilitam a execução de um projeto ou soluções para o acompanhamento do cronograma de obras. O uso dessas ferramentas e plataformas torna ainda mais profissional a gestão do dia a dia de uma construção. 

Confira algumas inovações na construção civil. 

  • Impressão 3D para maquetes 

O desenvolvimento de uma maquete, que antes demandava muito tempo e despesas altas, é facilitado com a utilização da impressão 3D. Com essa tecnologia, é possível imprimir projetos com mais de 30 opções de matéria-prima e mais de quatro mil combinações de cores.  

  • Ferramentas para gestão de obras 

Uma plataforma de gestão de obras pode controlar a entrada de materiais, a utilização de cada um deles em cada estágio do projeto, o rendimento da mão de obra e o orçamento.

Todos esses pontos podem ser gerenciados em uma mesma tela. Além disso, cada gestor envolvido pode acessar os dados em tempo real e de qualquer lugar.

  • Bioconcreto 

Já é possível adotar um produto capaz de regenerar as próprias rachaduras do concreto como um tecido vivo. Trata-se da superbactéria Bacillus pseudofirmus, que é adicionada ao concreto e ativada ao ser misturada à água e entrar em contato com o ar.

Não existe um limite de extensão para a reparação da rachadura, podendo ser de centímetros a quilômetros; no entanto, em termos largura, não é possível ser maior do que 8 mm.

Mas embora a novidade seja animadora, atualmente os custos do bioconcreto ainda são muito elevados.   

  • Tecnologia BIM 

O BIM (Building Information Modelling) dá uma ideia do que será feito com o processo de construção por meio de ilustrações 3D, maior integração entre todos os projetos de uma construção, edição simultânea, organização de dados e uso da inteligência artificial para melhor visibilidade de dados e indicadores da obra. 

  • Construções em steel frame 

O steel frame ou light steel frame é uma modalidade de construção constituída por estruturas de perfis de aço galvanizado. O remate é feito por meio de placas de cimento, madeira ou drywall. Essa tecnologia deixa o canteiro de obras limpo, já que não há necessidade de usar água. 

  • Obra sustentável 

O reaproveitamento de água otimiza o uso deste recurso para limpar equipamentos e diminuir o risco de alagamentos. A energia solar também pode ser utilizada para a obra: além de ter baixo impacto ambiental, essa fonte de energia pode dar um diferencial competitivo.

  • Drones 

Os drones são usados para medir o andamento de obras e chegar a locais de difícil acesso para fazer vasculhamento. Com isso, são reduzidos os custos com o uso de aeronaves para conseguir imagens aéreas das construções.  

  • Realidade aumentada 

Essa ferramenta pode facilitar a união de projetos arquitetônicos com as construções e, consequentemente, diminuir a possibilidade de falhas.  

  • Sensores mais inteligentes 

São utilizados para manter a segurança do canteiro de obras ou de um edifício, mas é possível utilizá-los em outros pontos, como na segurança do trabalho, “medindo” se há risco de queda em um andaime, por exemplo.

É possível, também, automatizar alguns processos corriqueiros, como a medição do nível de concreto utilizado durante a concretagem de uma área.

Conclusão

Como já sabia o economista austríaco Joseph Schumpeter, a inovação está no centro de praticamente todos os fenômenos da nossa sociedade. E hoje ela permite dar maior sustentabilidade e rentabilidade às obras.  

Saiba mais acessando textos do Sebrae sobre o tema: Construção civil e tecnologia: aumentado a produtividade do trabalho e 3 produtos inovadores na construção civil

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?