this is an h1

this is an h2

Fri Feb 10 16:16:11 BRT 2023
Finanças | MEIO ELETRÔNICO DE PAGAMENTO
Amplie seu negócio diversificando as formas de pagamento aceitas

Conheça os diferentes instrumentos eletrônicos e escolha os mais adequados para a sua empresa pagar e receber recursos.

· Atualizado em 10/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Atualmente, não faz mais sentido aceitar apenas as formas de pagamento tradicionais, como dinheiro em espécie, cheques e promissórias. Os Instrumentos Eletrônicos de Pagamento (IEP) estão cada vez mais disseminados e são os preferidos da maioria dos clientes.

Os IEP são cartões de crédito ou débito, boletos de cobrança, débito em conta, Documentos de Crédito (DOC), Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED) e (PIX) é um novo meio de pagamentos que permite fazer transferências e pagamentos de forma instantânea em qualquer dia e horário. Com ele, é possível tanto transferir dinheiro para outras pessoas quanto fazer pagamentos a lojas e prestadores de serviço, criado pelo Banco Central (BC), entre outros.

FAVORITAR
Botão favoritar
Escolhas

Todas as opções têm custos atrelados. E, a depender do método, podem recair sobre o vendedor ou o comprador.

Portanto, em seu comércio, você deverá analisar quais são os IEP mais demandados pela clientela. Além disso, identificar aqueles que são aceitos pelos fornecedores e quais as melhores formas de pagamentos.

Outras questões que devem nortear a decisão são a segurança oferecida e o prazo para que o valor pago saia ou entre no caixa.

Os cartões de crédito, por exemplo, reduzem os problemas com a inadimplência, mas exigem cuidado com o fluxo de caixa, já que os recursos demoram cerca de 30 dias para serem transferidos ao vendedor.

FAVORITAR
Botão favoritar
Novidades

Uma inovação recente do mercado é o mobile payment, que permite saques, transferências e pagamentos por meio dos aparelhos celulares. No Brasil, o serviço já é oferecido pelas quatro maiores operadoras de telefonia móvel.

Diferente da maioria dos IEP, essa ferramenta não exige conta-corrente. Os usuários precisam apenas recarregar suas carteiras virtuais em bancos, lotéricas ou postos conveniados.

Outra tendência são as soluções que transformam os smartphones em leitores de cartões de pagamento, uma alternativa voltada, especialmente, para os microempreendedores e os profissionais liberais ou autônomos.

Saiba mais


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?