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Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Aposte em um calendário promocional para lucrar mais no seu Salão

Planeje com antecedência as ações de marketing no seu Salão de beleza, seguindo um calendário promocional e potencialize seu faturamento.

· Atualizado em 18/10/2024
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Você, empreendedor do ramo da beleza, sabe planejar campanhas e ações promocionais para aumentar a procura por serviços ou a venda de produtos em seu estabelecimento? Já dizia o ditado: a propaganda é a alma do negócio. E uma das mais importantes ferramentas de gestão de marketing e vendas no varejo é simples de elaborar: o calendário promocional. É uma aposta certeira, vale a pena! 

O calendário promocional reúne as principais datas comemorativas do ano; uma oportunidade para explorar períodos de maior movimento e vendas, aproveitando justamente as comemorações importantes.

É só marcar no calendário as datas importantes para o seu negócio, levando em conta não apenas o tipo de empreendimento – salões de beleza, barbearias, esmalterias, clínicas, lojas –, mas também o perfil da clientela. Assim, você terá uma referência das efemérides, mês a mês, para criar estratégias e ações de marketing promocional, a fim de aumentar sua lucratividade. Um bom planejamento vai ajudá-lo a enxergar as boas oportunidades, sem perder o timing para colocá-las em prática. Quando bem executado, o calendário de promoções atrai novos clientes e fideliza os atuais.

Mas por onde começar? 

Em primeiro lugar, conheça bem o seu público-alvo, quais os desejos e preferências de seus clientes. Com isso em mente, defina as datas mais importantes para você: Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, Natal... são muitas! (Veja mais abaixo.) Para cada uma, crie campanhas específicas. A partir daí, estruture um cronograma de ações. Tudo com antecedência. Não deixe nada para a última hora.

Agora que você já sabe como organizar um calendário promocional, conheça algumas dicas e sugestões sobre o que fazer nas datas comemorativas.

Dia 8 de março - Dia da Mulher: Valorize suas clientes e capriche nas promoções. Que tal montar pacotes que ofereçam, por exemplo, tratamentos ‘casados’ pelo preço de um: hidratação com escova, manicure e pedicure, massagens e depilação? Já pensou também em oferecer um spa day

Maio - Dia das Mães: Planeje descontos para que filhos e filhas presenteiem suas mães com tratamentos estéticos. É possível também atrair maior clientela com pacotes que oferecem descontos para mães e filhas curtirem juntas os momentos de beleza.

Maio - Mês das noivas: Você pode criar um pacote para ‘o dia da noiva’, com massagens, maquiagem e outros tratamentos. E toda noiva tem muitas madrinhas. Então, crie pacotes para elas também!

Junho - Festa Junina: Planeje uma mesa bonita, cheia de quitutes típicos e vista seus funcionários ‘a caráter’. Suas clientes vão adorar! Para isso, você pode fazer parcerias com empresas que ofereçam alimentos e bebidas, em troca de divulgação.

Dia 12 de junho - Dia dos Namorados: Faça uma decoração romântica para lembrar a data. Ofereça promoções em produtos e, se o seu estabelecimento for unissex, a sugestão é brindar os casais com pacotes de desconto em serviços e tratamentos contratados pelos dois.

Dia 20 de julho - Dia do Amigo: Presenteie a/o cliente que levar um(a) amigo(a) neste dia, sem esquecer de dar desconto também para o(a) acompanhante.

Dia 26 de julho - Dia dos Avós: Planeje descontos em produtos da loja voltados para a terceira idade e, no caso de salões de beleza e barber shops, crie ações promocionais para trazer os vovôs e vovós dos clientes para cuidar da beleza.

Agosto - Dia dos Pais:foco é o público das barbers shops, lojas e clínicas de estética masculina. Ofereça descontos em tratamentos e produtos para os papais.

Dia 15 de agosto - Dia dos Solteiros: Em vez de celebrar quem vive a dois, você pode promover ações focadas em seus/suas clientes solteiros/as. Por exemplo: nas barbearias, solteiros têm desconto no corte de cabelo ou na depilação do rosto (barba e sobrancelha). Já as solteiras ganham uma sessão gratuita na manicure.

São muitas as datas comemorativas. Além das já citadas, temos o Dia do Cliente (15/9), Dia das Crianças (12/10), Dia das Bruxas (31/10), Black Friday (novembro), Dia da Consciência Negra (20/11), Natal, e tantas outras.

Você pode aproveitar também efemérides como o ‘Outubro Rosa’; e até mesmo períodos de mudança de estação para lançar promoções que beneficiam cuidados no inverno e no verão, por exemplo; sem falar no mês/semana de aniversário de seu estabelecimento, e no mês de aniversário da/o cliente.

As opções são variadas: vale-desconto, vale-presente, brindes, serviços como cortesia, do tipo “agende um corte e ganhe uma hidratação”. Outra sugestão é oferecer mimos para os clientes: chocolate, cerveja, um happy hour, um café da manhã especial. Lembre-se de que o investimento pode ser reduzido se você fizer parcerias com empreendedores do mesmo perfil/target, com a contrapartida de divulgação das marcas envolvidas na ação.

Busque oportunidades inusitadas e use a criatividade para driblar a concorrência! Ah... e não se esqueça de investir também em outra ferramenta superimportante: as redes sociais! Use abuse do Instagram, Facebook, WhatsApp, Twitter. Aproveitar as novas tecnologias para avisar a clientela sobre suas campanhas de marketing promocional é fundamental nestes tempos digitais.

Para saber mais, consulte também o que o Sebrae já tem preparado sobre marketing sazonal aqui.

Viu só a importância do calendário promocional e como existem diversas formas de aproveitar esse planejamento prévio? Invista nesse tipo de estratégia e mantenha o seu estabelecimento – seja loja, salão de beleza, esmalteria, clínica ou barbearia –, sempre movimentado, em todos os meses do ano!

Tags: calendário promocional, datas comerciais comemorativas, ações de marketing promocional.


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